sexta-feira, 30 de abril de 2010

Cabeça de pingue-pongue


O que é o estresse? Tenho pensado muito nesse tópico ultimamente, pois tenho percebido o quão estressada eu sou apesar de minha aparente calma. A partir de algumas definições escutadas em palestras recentemente, cheguei à conclusão que o estresse é como uma bola de pingue-pongue que fica de um lado pro outro, no caso de nossa mente, do passado pro futuro.

O passado nos trás pensamentos saudosos, lembranças, recordações... O futuro nos trás as responsabilidades, os prazos, a ansiedade, os desejos... Quando nossa cabeça fica oscilando entre todas essas sensações entra em estado de estresse.


Ouvi outra coisa interessante que postei ontem: “Quem sabe e não pratica não merece a recompensa” que me remete a essa ideia do estresse, dentre muitas outras. Nunca tinha pensado no estresse como uma conseqüência de uma ação psicológica tão clara, mas agora que está tão transparente não basta ficar na teoria do saber, é preciso agir para parar essa mente no presente.


Como? O caminho mais recomendado é através da Ioga que trabalha a meditação e a respiração. Sempre soube do poder da respiração, mas é outra coisa que entra na lista das coisas que se sabe e não se pratica, não merecendo assim a recompensa.

A primeira ação que temos quando nascemos é INSPIRAR e a última ação que teremos antes de morrer é EXPIRAR, o chamado último suspiro. Nesse ínterim da vida, podemos passar horas ou até dias sem comer, sem beber água e ainda assim sobreviver. Já respirar... Alguns minutos e olhe lá!

Impressionante como algo tão básico não é pensado com a importância merecida. Não é a toa que a respiração tem o poder de eliminar até 90% das toxinas do nosso corpo e, no entanto só utilizamos 35% desse potencial. Tomando consciência de tudo isso, resolvi explorar essa ferramenta tão próxima e ao mesmo tempo obscura no ocidente com o estilo de vida louco e agitado que se criou, principalmente nos centros urbanos.


Pensando assim, respirar com qualidade é beijar o padeiro. Fica então a sugestão para reflexão sobre o tema e o convite para respirar no Arte de Viver durante os dias 03, 04, 05, 06, 07 e 08 de maio aqui em Salvador. Mais informações no site: http://www.artedeviver.org.br/.

Bom final de semana!


Os quatro "Pink Floyds" juntos em 2005 cantando Breathe, lindo e emocionante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário