quarta-feira, 4 de julho de 2012

Dietoterapia no tratamento de Gastrite e H.Pylori

Imagens endoscópicas de caso clínico durante a infecção por H. Pylori em 2007 e em 2012: dois anos após realizadas algumas mudanças de hábitos alimentares como: exclusão de açúcares; produtos refinados; carne vermelha; leite; laticínios; e inclusão de produtos integrais, vegetais e hortaliças à dieta. A mudança de hábitos livrou o paciente permanentemente da dependência do fármaco Omeprazol que utilizou durante 12 anos e de queixas geradas por um quadro de gastrite crônica, como: azia, refluxo e queimações. 
Comparação das imagens endoscópicas nos anos de 2007/2012. 2007 (A): Hernia hiatal por deslizamento; 2012 (A): Diminuição no diâmetro da hérnia hiatal por deslizamento; 2007 (B): Hiperemia e processo inflamatório agudo; 2012 (B): Regeneração da mucosa; 2007 (C): Hiperemia e hérnia duodenal; 2012 (C): Regeneração da mucosa e redução do diâmetro do esfíncter pilórico; 2007 (D): Mucosa edemaciada com ausência de pregas; 2012 (D): Mucosa regenerada com presença de pregas.


O agente infeccioso Helicobacter pylori (HP), atinge praticamente metade da população mundial. Sua prevalência varia com a faixa etária, nível socioeconômico e etnia e sua frequência aumenta com a idade, sendo maior em países em desenvolvimento. O primeiro estudo associando a gastrite à bactéria ocorreu em 1982, pelos pesquisadores Marshall e Warren. A HP ocasiona lesões no epitélio e reduz o pH gástrico. Isso favorece o surgimento de alterações fisiopatológicas relacionadas a diversas enfermidades gastrointestinais. Um dos principais agravos observados é a destruição da mucosa, que, com o tempo, pode formar úlceras duodenais, úlceras gástricas e câncer gástrico
As causas exatas da infecção pela HP não são precisas. Entretanto, sabe-se que alguns fatores como o consumo excessivo de álcool, excesso de carnes, leite e produtos refinados na dieta podem contribuir para o agravo de quadros de gastrite, deixando a mucosa mais sensível à colonização da bactéria.
Embora metade da população mundial seja infectada com a bactéria, 80% desses indivíduos permanecem sem nenhuma evidência clínica da doença e menos de 3% desenvolvem neoplasias relatadas pela sua presença. Este fato demonstra que se trata de um micro-organismo, geralmente não patogênico, presente na microbiota humana, desde que não encontre meios que propiciem a sua penetração na mucosa gástrica.
A HP atualmente é reconhecida como um cofator importante na etiologia do câncer gástrico associado a fatores genéticos, ambientais, fumo e má alimentação. O micro-organismo apresenta papel significativo na patogênese de um largo espectro de afecções em crianças e em adultos, como gastrite crônica, úlceras pépticas gástrica e duodenal, adenocarcinoma, linfoma gástrico e dor abdominal recorrente. Embora a associação entre úlcera péptica e HP esteja bem estabelecida, acredita-se que a bactéria seja responsável por diminuir as defesas da mucosa gástrica, facilitando o processo ulcerativo. Um estômago normal não contém folículos linfoides. No entanto, em pacientes com gastrite crônica ativa associada com HP, encontra-se intenso infiltrado linfoide, levando a hipótese de que a indução da gastrite pela bactéria poderia ser o precursor do linfoma ao longo do tempo de infecção.
A HP pode distribuir-se de maneira focal, segmentar ou difusa ao longo da mucosa gástrica. Encontra-se no interior ou sob a camada de muco que recobre a mucosa gástrica. Possui grande capacidade de aderência e adapta-se para colonizar a mucosa gástrica e duodenal, fator de grande importância na patogênese da úlcera péptica duodenal. Além disso, poderá unir-se ao epitélio gástrico ocasionando um quadro de gastrite crônica em indivíduos suscetíveis.
Dentre os principais mecanismos patogênicos, produzidos pela bactéria, estão: os seus fatores de virulência; a sua aderência à superfície epitelial, que impede a sua eliminação através dos movimentos peristálticos; e a produção de toxinas, associados à resposta inflamatória da mucosa; e a alteração da secreção ácida gástrica. Apesar das agressões causadas no epitélio gástrico, ele representa a primeira linha de defesa contra a infecção por HP. Este tecido serve não somente como barreira para exclusão de patógenos, mas também secreta mediadores inflamatórios que iniciam a resposta imunológica à sua invasão.
Alguns sintomas são sinalizadores para a pesquisa da presença da HP, como: dispepsia funcional ou persistente; alteração na frequência ou forma das fezes, acrescido da exclusão de parasitoses intestinais; sensação de inchaço na barriga; e saciedade rápida após a ingestão de pequena porção de comida. Estes sinais indicam a necessidade da realização de endoscopia digestiva alta, complementada com biopsias da mucosa gástrica. Existem, entretanto, análises menos invasivas através das fezes, urina, saliva, respiração e do sangue, que irão avaliar a taxa de prevalência da infecção pela HP, principalmente, no caso de indivíduos assintomáticos. A endoscopia é recomendada para avaliar o estado do sistema gástrico, bem como possíveis quadros de gastrite, úlcera ou tumores.
            Existem alguns tratamentos antimicrobianos utilizados para eliminar a HP. Estes, entretanto, não irão curar os quadros de gastrite crônica que normalmente acompanham a infecção pela bactéria. Mudanças nos hábitos alimentares mostram-se assim mais eficazes na cura da causa do problema e não somente dos sintomas.
Recomenda-se evitar longos períodos de jejum e mastigar bem os alimentos. Dormir de estômago repleto pode causar desconfortos, por isso indica-se que a última refeição ocorra 90 minutos antes de o paciente acostar-se. O fumo atrapalha a cicatrização de úlceras e os anti-inflamatórios podem “atacar” o estômago causando úlcera e gastrite. Alguns alimentos/preparos costumam causar desconfortos em quem tem maior sensibilidade gástrica, sendo eles: frituras, doces, embutidos, comidas muito condimentas e carnes muito gordurosas, suco de frutas cítricas e bebidas gasosas. As fibras auxiliam no processo digestivo e são fundamentais no tratamento e prevenção de patologias gastrointestinais.
O leite contém muito cálcio e proteína, que aumentam a produção gástrica no estômago, causando um aumento tardio de acidez no estômago e piorando a sensação de queimação. Portanto sua ingestão deve ser moderada, principalmente antes de dormir. As bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, principalmente de estômago vazio, uma vez que o álcool funciona como irritante da mucosa gástrica.
O consumo de gorduras saturadas e desequilíbrio na proporção entre ácidos graxos w3 e w6, apresentam-se como fatores agravantes de processos inflamatórios e doenças gastrointestinais. Os lipídios diminuem a secreção e motilidade da mucosa por permanecerem maior tempo no estômago, levando a um aumento do suco gástrico e causando irritabilidade.
Para aqueles indivíduos que já apresentam sensibilidade gástrica, estas recomendações servem como medidas profiláticas a fim de minimizar as chances de infecção pela bactéria, bem como melhorar desconfortos frequentes como azia, refluxo e queimações e livrar-se da dependência de fármacos como o Omeprazol, que ao inibir a secreção de ácido clorídrico no estômago, acaba por atrapalhar o processo digestivo e absorção de nutrientes essenciais obtidos na dieta.

16 comentários:

  1. Esse texto me ajudou muito a entender o tratamento da HP e da Gastrite, muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber disso!! Espero que o conteúdo seja útil sempre... Apareça!

      Excluir
  2. Excelente texto, muito esclarecedor Camila. Muito obrigado por disponibilizá-lo á todos. Estou no tratamento contra esse "bicho" há um bom tempo também e espero em breve ficar livre dele. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte David!! A reeducação alimentar é um caminho é excelente no tratamento da bactéria, jogue duro!! =)

      Excluir
    2. Bom dia! Você pode me passar os contatos dos seus médicos na sua dieta para não perder peso? Obrigado!

      Excluir
  3. boa noite,foi muito boa sua explicaçao,eu tenho hp e nao faço a dieta e nem fui ao medico pra passar o tratamento acho que nao vou mim acostumar com a comida q ele vai passar,neste momento estou com muita azia e barriga enchada e espero nao ter dores de estomago,porque come batata doce no jantar com galinha gisada.aff q agonia ..boa sorte

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila tudo bem?
    Eu fiz a endoscopia digestiva alta e na biópsia não acusou nada deu negativo. Já no teste de T urease deu positivo. Achei estranho pois pra mim a biópsia é mais segura do que o teste de urease, mas mesmo assim o médico pediu que eu fizesse o tratamento e me prescreveu os alimentos que eu deveria cortar da dieta. Repeti a endoscopia depois do tratamento e o teste de urease deu positivo de novo. Agora tenho que voltar no gastro pra ver o que vamos fazer. Não sinto dores no estômago, mas sinto queimação, refluxo as vezes e a barriga inchada. Espero ficar livre disso logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra! Grata por sua visita e bem-vinda ao blog. Mil desculpas em tardar tanto para responder, como disse no comentário abaixo, não consigo acessar os comentários pelo celular e não tenho conseguido usar o computador com muita frequência.
      Espero que a essa altura seu problema já tenho sido solucionado, entretanto, se precisar de mais orientações, conte comigo.

      Forte abraço!

      Excluir
  5. Olá Camila. Sou brasileira. Tenho gastrite atrófica, minha barriga fica muito inchada. Não tenho outros sintomas, você acha que a dieta serve para mim? Meu médico não me passou remédio nem dieta. Não fumo, não bebo e gosto muito de frutas e verduras. Quando mocinha dei gastrite,doía muito.mas agora não sinto nada a não ser barriga inchada.obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zilda! Grata por sua visita! Seja bem vinda ao Beijo no Padeiro. Ando meio atrasada com as respostas por aqui, pois não consigo acessar a página de comentários do celular e quase não tenho conseguido acessar pelo computador ultimamente.

      Dietas, em geral, costumam ter efeito positivo e, distúrbios gastrointestinais, entretanto é preciso avaliar cada caso detalhadamente para rastrear o que poderá estar causando determinado desconforto. O que pode fazer saonpequenos testes, retirando um alimento de cada vez por um período suficiente para observar como se sente...

      Conte com meu apoio. Boa sorte!

      Excluir
  6. Olá, fiz o exame de endoscopia e como resultando teu a bactéria h pilory, estou tomando os medicamentos que o médico passou, só estou em dificuldade no que pode ou não comer!

    ResponderExcluir
  7. Eu fiz o exame de endoscopia deu a bactéria h pilory, tomando os medicamento esogastro, quando tomo não mim sinto bem, minha barriga doei muito até o pé da barriga isso é normal, estou sendo acompanhada pelo um clinico geral, ela não passou a dieta pra mim, quais alimentos posso comer, estou indo ao banheiro constantemente é normal isso?

    ResponderExcluir
  8. Eu queria saber quais frutas comer no período

    ResponderExcluir
  9. tenho gastrite com a bactéria mais estou muito magra isso é normal

    ResponderExcluir
  10. Por favor, podem receitar uma dieta ?

    ResponderExcluir
  11. Tbm estou em tratamento do HP..tomei os remedios e continuo com os sintomas.. Perdi 8 kilos cortei tudo de minha dieta o pior que afetou a cabeca tbm... Dificil viu esse tratamento

    ResponderExcluir