sábado, 12 de junho de 2010

Feliz Dia dos Namorados!


Fui convidada para gravar um programa no rádio amanhã abordando o tema Arquitetura e Dia dos Namorados. Como não sei bem o que vou falar, resolvi “brainstorm” sobre algumas idéias e nada melhor do que redigir para organizá-las na caixola.


Vamos lá: falando em ambientes e romantismo. Primeiro penso que para tornar um ambiente romântico é necessário principalmente de AMOR. Acredito que tudo que é feito com amor transmite esta energia, por isso penso que uma simples produção doméstica artesanal feita com carinho e dedicação vale muito mais do que uma impressionante superprodução de luxo.



Restaurantes caros e lotados, filas de motel, atendimentos ruins podem detonar toda a intenção de uma noite especial... Além disso, o Dia dos Namorados foi criado para dar uma atenção diferenciada àquele alguém que escolhemos estar do nosso lado, ou seja, o foco é uma única pessoa e isso independe de lugar. Por isso, porque não apostar no aconchego de casa?

Claro que um ambiente romântico melhora as coisas, mas acho que o principal é inovar, fazer algo diferente para transformar aquele dia em um momento especial a ser lembrado. É fato que numa relação isso deve ser feito constantemente. É importantíssimo renovar as rotinas com pequenas mudanças constantes. Em casa ela pode ocorrer mantendo o lar organizado, comprando um objeto novo, uma colcha nova, arrumando a mesa de forma caprichada mesmo sem visitas em casa.


Surpresas são sempre maravilhosas e elas são genuinamente surpresas quando não há nenhuma expectativa de que ocorra. No dia dos namorados, de uma forma ou de outra há sempre uma expectativa no casal de alguma atitude que surpreenda. O problema é que expectativas são as piores coisas da vida, pois quando ocorrem para menos, frustram o expectador, sendo que o promotor não tem responsabilidade alguma sobre isso.

Não quero dizer com isso que casais não devam comemorar o dia dos namorados e sim lembrar que não devem esperar para depositar todo o romantismo possível de ser expresso em um mero dia do ano. Esta data deve ser renovada sempre, de preferência em dias aleatórios, nada como o tempero da surpresa para transformar momentos.



O foco desse texto, entretanto é a data de amanhã que na verdade pode ser propagada por diversos dias do ano. Tornar um ambiente romântico é muito simples, basta capricho. Pode-se começar com a limpeza e arrumação que considero itens básicos... Para quem costuma viver em um ambiente bagunçado, ao promover uma arrumação estará automaticamente se livrando de todas as energias negativas provenientes do acúmulo de coisas desnecessárias ou espalhadas em lugares indevidos.


Com a casa já arrumada e limpa, vamos pensar no cheiro. Mas cuidado, há gente que não gosta de cheiros, que se sente sufocada, por isso antes de querer inovar com aromatizantes, incensos, difusores, óleos essências e sais de banho é bom se precaver em relação ao gosto do parceiro/a. Existem alguns aromas que estimulam a sensualidade, sendo os principais deles:

  • Laranja: Estimula a alegria, o otimismo e as brincadeiras. Psicologicamente este aroma cria calor e prazer no corpo estimulando a sensualidade especialmente quando combinado com o ylang ylang. O aroma da laranja nos auxilia a conectar com nossos cinco sentidos e também ajuda a se livrar de inibições.
  • Ylang ylang é uma suave fragrancia erótica que estimula a sensualidade feminina. Ela atua numa parte do cérebro que libera endorfinas e tem propriedades antidepressivas, além de aliviar tensões. Seus efeitos são calmantes, ajudando o corpo a relaxar, deixando-o aberto para prazeres sensuais.
  • Jasmim é outra fragrância poderosa que influencia profundamente nosso lado emocional. Ela é especialmente boa em dissolver bloqueios emocionais que envolvem relacionamentos e sexualidade. Seu aroma auxilia na redução de tensões psicológicas, frigidez, frieza, medo e paranóia, ajudando a trazer uma sensação de euforia. Sob a sua influencia, homens e mulheres ficam mais abertos para o amor sensual, ajudando o casal a experimentar um amor quente, total entrega, confiança, relaxando-os e deixando seus corpos e emoções mais abertas. O problema é que a extração de seu aroma é muito difícil, portanto produtos puros e bons tornam-se raros e caros, com isso muito produtos no mercado contém agentes químicos que alteram sua essência e consequentemente suas propriedades. Se você tiver uma jardineira na janela do seu quarto uma boa idéia é plantá-la ali e assim obter seu aroma da forma mais natural possível.


Outra poderosa fonte de amor é a boca, começa pelo beijo e certamente percorre os caminhos da cozinha e da mesa. Neste item não há risco, não há quem não se deleite com um bom tempero, seja um jantar ou um café-da-manhã. Para isso, mais uma vez não é preciso grandes requintes e sim capricho. Se você sabe cozinhar, melhor ainda, o amor é transmitido de forma energética através do preparo cuidadoso da comida. Se você não possui grandes dotes culinários, tenho certeza que um sanduíche quentinho e um suco fresquinho no café da manhã, acompanhado de um chá bem cheiroso, uma cesta de frutas e uma mesa bem arrumada com uma toalha e uma louca bonita funcionarão perfeitamente para continuar com o pé direito a noite maravilhosa da véspera.

Arrumar uma mesa, outra coisa que não tem grande mistério. Durante a noite, velas sempre caem bem para criar um ambiente mais romântico (aliás, não só na mesa, mas também espalhadas por toda a casa, só cuidado para não incendiar a casa – incêndio só vale se for de paixão!). Pode usar jogos americanos charmosos ou uma toalha delicada, numa mesa tradicional ou então inovando transformando a mesa de centro da sala de estar numa mesinha estilo japonês, sentando no tapete ou chão em cima de almofadas. Flores também são mais que bem vindas, para o jantar, flores mais exóticas e delicadas como as clássicas rosas vermelhas, tulipas e orquídeas. Para uma mesa de café-da-manhã ou almoço pode apostar nas gérberas, lírios, rosas brancas, margaridas, violetas e girassóis. Se não quiser errar pode abusar das louças brancas, acompanhadas de belos guardanapos coloridos presos com argolas charmosas ou requintadas. Pode repetir a cor dos guardanapos nos copos, nas flores, nas velas, no jogo americano ou em algum detalhe da toalha - só não em tudo para não ficar exagerado, lembre-se a cor serve para dar um toque ao neutro, deve ser usada com moderação!


 Falando em cores, elas podem fazer toda a diferença no dia dos namorados. Se você busca uma noite romântica e tranqüila opte por cores frias e tons pastéis. Recomendo o rosa, o lilás e o salmão – todas essas cores estão relacionadas com sentimentos de amor. Se você busca algo mais apimentado, pode apostar no vermelho, cor quente, sinônimo da paixão. Aí vale trocar as toalhas no banheiro, a colcha, os lençóis, mas lembre-se que a cor, principalmente quando um tom forte e quente como o vermelho, deverá ser usado com moderação, pois em excesso provoca sensações de ansiedade e hiperatividade.


Ouvidos: esses provocam maravilhosas sensações que podem ser obtidas naturalmente através de beijos e sussurros, mas também podem ser estimulados com elementos externos como um bom CD ou DVD, sendo que o segundo estimula também os olhos, que num momento a dois devem estar voltados pros olhos do parceiro e não para a televisão. Portanto, cuidado com o tipo de DVD que vai escolher, melhor que seja um com cenário tranqüilo, sem grandes mudanças, ou seja, que não chame muito a atenção para não perder o foco. A música deve servir como fundo musical e não como peça chave da noite. O estilo musical vai variar de acordo com gostos pessoais, mas um jazz vai sempre bem, assim como certos clássicos românticos como Frank Sinatra, Diana Krall, Carly Simon, Michael Bublé, Vinicius de Moraes e outras pérolas da bossa nova.
Olhos: como comentei anteriormente, estes devem ter um único foco: o parceiro. Portanto, capriche no visual, mas sem cometer exageros. A naturalidade é fundamental, afinal o principal numa relação é a sensação de transparência e confiança. Se usar uma maquiagem, opte por algo leve. A roupa clara denota entrega e leveza, já o preto é um clássico da extravagância e sensualidade, perfeito para tirar a cara de cotidiano e quebrar a rotina numa noite especial. Uma mulher de preto dificilmente está bem intencionada e esta sensação é passada no primeiro olhar. Durante o dia, entretanto, pode ficar carregado demais.


 Não falei no toque, pois ele é o ator principal da noite. O toque certo no momento certo, cada um sabe seu ritmo, mas uma boa massagem, essa sim é sempre bem vinda! Não importa que você se julgue como incapaz, o segredo da massagem também está no capricho e no amor, se você coloca boas energias no toque não tem como não provocar boas sensações.

Bem, acho que até consegui pensar em algumas coisas interessantes, espero que sirvam de inspiração para alguém. E para quem pensa que fugi do tema, lembre-se que a arquitetura é a arte de provocar sensações de bem estar através de ambientes e isto inclui formas, cores, aromas e sons... Feliz dia dos namorados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário