quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Lasanha Vegetal



Receita para um pirex de aprox. 23x18cm / h=7cm

Ingredientes:

• 5 fatias de pão de forma integral
• Azeite de oliva
• Sal Marinho
• 1 pedaço de abóbora de aprox. 15x15cm
• 1 prato cheio de brócolis
• 5 folhas de acelga
• 1 barra de tofu
• 1 xícara de chá de folhas de salsa picadinha
• 1 xícara de chá de cebolinha picadinha
• 2 dentes de alho

Preparo:

Cobrir o fundo do pirex com fatias de pão (um nível apenas). “Untar” o pão com azeite de oliva e levar ao forno.

Cortar a abóbora em pedaços médios (3x3cm) e colocar para ferver com um pouco de água na parte inferior de um cuscuzeiro. Na parte superior, colocar os brócolis já lavados e separadinhos. Quando a água da abóbora estiver no fim, adicionar uma pitada de sal marinho. (O sal não deve ser cozido por muito tempo, pois perde suas propriedades.) Cozinhar até a água da abóbora praticamente acabar e ela estiver no ponto de ser amassada e virar um purê. A esta altura o brócolis já deverá ter murchado e estar com um tom de verde mais escuro. A vantagem de fazer assim é que qualquer liquido que escorra do brócolis será absorvido pela abóbora e também preparar dois alimentos utilizando uma boca do fogo apenas.

Separar a parte mole da acelga da parte mais dura. Colocar para ferver em uma frigideira com um pouco de água até ficar em uma consistência mais mole, porém dura o suficiente para servir de “camada” em uma lasanha vegetal. A parte das folhas ficará menos tempo na água fervente (cerca de 1 ou 2 minutos) ao passo que a parte dura poderá ficar de 3 a 5 minutos. Depois de pronto, retirar da água e colocar em um prato.

Esmagar a salsa, o alho e a cebolinha em um suribachi (pote cerâmico com um pilão de madeira que serve para moer temperos, preparar molhos, etc.) Quando estiver em uma consistência cremosa (não podendo mais distinguir o que é cebolinha, o que é salsa e o que é alho) acrescentar aos poucos o tofu previamente esmagado com um garfo. Adicionar um pouco de água, até a consistência ficar de um creme grosso. Acrescentar uma pitada de sal.

Cobrir o pão levemente torrado com o purê de abóbora (espessura de aprox. 1 dedo). Espalhar os brócolis em cima do purê, fazendo uma camada verde. Cobrir os brócolis com as partes mais rígidas da acelga e acima as partes mais maleáveis. A última camada será o creme grosso de tofu. Depois de pronto deverá chegar ao nível final do pirex. O prato está pronto, pode servir.

Curiosidades: A vantagem de usar um suribachi ao invés de bater no liquidificador primeiro é a consistência obtida e a possibilidade de acompanhar o processo de forma mais gradativa. Porém o principal benefício é que assim depositamos nossa energia nossa comida, algo mais equilibrado e estável do que a energia elétrica transmitida por um equipamento elétrico à comida.

Esta receita possui o cereal integral do pão, verduras, folhas e temperos com cores diferentes e vitaminas variadas, proteína no tofu, gordura moderada e de qualidade no azeite de oliva e minerais no sal marinho. Aprecie a leveza de um prato fresco, nutritivo e saboroso.

Um comentário:

  1. Curiosidade:

    Qual é a parte mais dura de um vegetal?

    ---------> A cadeira de rodas

    ResponderExcluir