segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Ligando Pontos



Recebi uma mensagem com o discurso de Steve Jobs para uma turma de formandos e achei altamente inspiradora. É muito comum olhar o sucesso dos outros e invejar sem questionar o caminho percorrido até ele. Neste relato Steve Jobs contou como seguiu sua paixão de forma obstinada e chegou até onde todos nós sabemos. Tropeçou no meio do caminho e mesmo assim continuou seguindo seu coração.

Ontem assisti a um filme também inspirador. Há muito tempo que volta e meia alguém me pergunta se já vi Julie & Julia e esse filme ficou em minha lista de espera por um bom tempo, até que ontem resolvi locar. De fato, qualquer semelhança é mera coincidência, a história consta de uma garota apaixonada por cozinha, que mantém um blog e ainda tem um santo marido que tem uma paciência de Jó com todos os seus devaneios e inquietações.

No fim, duas atividades aparentemente desconexas, culinária e escrever, se ligam em uma combinação de sucesso na vida de ambas protagonistas. O principal é que nada disso foi planejado e sim realizado com afinco a partir do seguimento de uma motivação maior, chamada PAIXÃO! O melhor de tudo é que o filme é baseado em fatos reais o que torna tudo mais palpável e emocionante.

Fazendo a projeção para a minha própria vida, tenho lido cada vez mais sobre como a vida se encarrega de fazer sentido quando seguimos nossa intuição. Até escrevi um texto sobre isso recentemente aqui no blog. O mais interessante é que durante a trajetória não conseguimos ligar os pontos, porém, estes aparentemente desconexos, mas adiante se mostram totalmente interligados e o que antes parecia um emaranhado de idéias e atitudes, acaba revelando um caminho cristalino.

É muito inquietante viver, sabendo que a única certeza que temos é a morte. Isso faz com que queiramos desfrutar de cada dia como se fosse o último. Aí entra a idéia de beijar o padeiro, da busca de viver feliz e intensamente, pois realmente não vale a pena perder tempo com brigas, desavenças, aborrecimentos... Muito menos ainda, dedicar nossa vida a um trabalho, atividade que normalmente ocupa mais da metade do tempo em que estamos acordados, que não nos traga algum tipo de realização pessoal. Quando trabalhamos, estamos contribuindo para o mundo, para os outros, mas acima de tudo, estamos fazendo isso para nós mesmos, acho que nesse caso o altruísmo é resultado do egoísmo.

A escolha de profissões e carreiras é algo aparentemente simples para uns, mas extremamente complexo para muitos. Admiramos grandes pessoas, idéias, invenções e analisando a trajetória dessas singularidades vejo como idéias ingênuas e loucas levam ao brilhantismo. O mais interessante é a tendência que temos de boicotar nossa própria imaginação e valorizar as idéias alheias, desacreditando em nós mesmos. A diferença das pessoas de sucesso são que elas acreditaram em seus sonhos e escutaram a voz do amor dentro delas (aquela que incentiva) mais do que a voz do medo (aquela que coloca para baixo). É muito difícil e a superação só ocorre quando regada com muita paixão.

Somente a paixão faz com que a gente queira dedicar nossas horas livres, finais de semana, madrugadas, estar com os amigos ou família, etc. a determinada atividade. Admiração é bem diferente, as vezes admiramos alguém e sonhamos em ser como elas. Em muitos casos, essa admiração serve de modelo e é positiva, em outros casos nos forçamos a seguir os passos já traçados por outrem e esquecemos que temos pernas próprias. Saber distinguir qual é o caso e dar ouvido ao coração pode ser complexo quando estamos cercados de pessoas cheias de expectativas acerca de nosso sucesso. Realização, entretanto, é algo de cunho absolutamente pessoal, não pode ser transferido, nem vivido por outrem, então a busca pela realização deve ser uma trajetória egocêntrica.

Às vezes a confusão entre vontade própria e viver de acordo com as expectativas ao nosso entorno é tamanha quando vivemos em uma sociedade cheia de padrões que fica complicado saber qual o nosso chamado. Para tal, tenho como sugestão olhar para si, perceber aquilo que é capaz de realizar com o mínimo esforço, sim, aquela coisa que parece tão banal para você, pode ser um grande diferencial em relação à outras pessoas. Em muitos casos, não será apenas um talento e sim vários que poderão se unir em uma única tarefa. Uma boa forma é pensar em nossa infância, nos tempos em que nossos atos eram mais genuínos, como agíamos? Para doar atitudes carregadas de amor ao mundo precisamos ser honestos com nós mesmos. Só assim seremos genuinamente felizes!

2 comentários:

  1. bem, quanto ao filme.
    te digo que não gostei.
    a personagem da meryl streep, (ok, sei que ela existiu e etc) não foi lá muito educada e humilde ao longo da historia, principalmente quando foi negativa com a outra no fim da historia, não apoiando sua empreitada. fiquei bem triste com isso.
    uma vez eu ouvi meu coração. desisti de um ultimo ano de faculdade que não gostava para ir atras do meu sonho, o curso que me realizada. porém tive um grande conflito com a familia por causa disso, um conflito principalmente comigo mesmo.
    ainda sofro com essas consequecias.
    ai ai. o seu post me fez pensar um bocado...
    muito bom!

    ResponderExcluir
  2. oi amiga padeira/blogueira. hehe
    então...
    eu achava que seria "faça o que vc ama e vc será feliz..."
    mas de fato a realidade que agora me bate a porta é o que vc me escreveu...
    "Quanto ao profissional, lembre-se que tudo quando vira rotina (e trabalho é uma rotina) perde a graça, então, melhor trabalhar com algo que goste mais ou menos para poder dedicar suas horas livres aos seus hobbies… "

    Espero de fato recuperar minha saúde, principalmente mental... Ainda continuo amando a Ed Fisica, os Esportes, mas talvez essa faculdade eu termine depois, e que não seja o meu ganha pão...
    Acho que pra me sustentar realmente terei que ser farmacêutica.
    Conheci seu blog através do blog da Melina, "A series of serendipity"
    Eu gostei muito do blog dela, e fui dar uma olhada no blogroll dela, e de fato me surpreendi com alguns blogs, me fez ter vontade de escrever mais...
    Me soltar mais
    Esse é meu terceiro blog de 2010
    Comecei com o querovestir38.blogspot.com só que com o tempo fui vendo que a blogosfera light era muito restritiva em assuntos,e muitas das vezes muito vaga.
    Ai criei o twilight-syndrome.blogspot.com pra falar de tudo, não, não era um blog de fã de crepusculo, tinha algo a ver com os livros, mas era algo mais romântico meu, de sonhadora, hahaha. Pareço uma pre adolescente falando, sei! =p
    E ai o twi-syndrome virou o lovechips.wordpress.com ao qual tenho certeza que ficarei por agora em diante. To tomando muito gosto por escrever, recebo poucas visitas, não me importo, escrevo pra mim, com um carinho danado, e se outras pessoas gostarem, fico feliz de ter conquistado da maneira mais sincera possivel =)
    Escrever é meio que uma valvula de escape pra mim...
    Poxa, fiquei muito feliz com suas palavras, vc deixou um comentario grandão =) E isso só acontece quando é mto do coração mesmo, qdo as pessoas se conectam e tem o que dizer ne =)
    Não fucei muiiito seu blog, li alguns posts mais recentes, mas agora que vc me falou, lerei os mais antigos. Adoro adoro ler!

    Espero que 2011 seja um ano melhor pra todas nos.
    Super beijos.
    Paty

    ResponderExcluir