sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A falsa alimentação saudável



A dieta das pessoas anda tão precária que até a definição do saudável está deturpada.

Vou resumir uma dieta básica de alguém que não está se preocupando em ser saudável: Pão branco, queijo amarelo, manteiga, leite integral, café, biscoitos recheados e outros açucarados, comidas com sal refinado, macarrão branco, enlatados, muito açúcar refinado, feijão cheio de carnes gordurosas, arroz branco, realçadores de sabor, sucos de saquinho, refrigerantes, carnes, presuntos, frangos de granja, ovos brancos, pouquíssimas verduras, balas, bombons, sorvetes, bolos, hambúrgueres, frituras...



Agora vou resumir uma dieta de alguém que ACHA que é saudável: Pão integral de supermercado (misturado com farinha branca, cheio de conservantes, aditivos químicos e açúcar), queijo branco, margarina (1001 produtos químicos), leite desnatado, café, adoçante (quantos produtos químicos!), biscoitos integrais (cheios de açúcar mascavo), barras de cereais (cheias de produtos químicos, conservantes e açúcar), deixam de comer feijão e arroz (a tal mania de cortar carboidratos) e se entopem de carne e salada (com molhos açucarados ou o shoyu envenenado que se popularizou com a proliferação de restaurantes japoneses nada tradicionais). Ou então comem aquele arroz “semi” integral que vende no mercado e acham o máximo! Granolas cheias de açúcar, iogurtes e sucos de polpas congeladas cheios de açúcar ou refrigerantes diet/ light/zero. Gelatinas cheias de corantes, conservantes e açúcar. Um milhão de produtos diet e light que para substituírem o açúcar pegam pesado na química. Peito de peru (o processado do processado), vários produtos da seção de congelados (até verduras) onde a preocupação é a quantidade de calorias. Ah! E as comidas continuam com sal refinado!! O frango (de granja) grelhado é o supra sumo da saúde e o ovo branco continua super presente! Cortar doces?? Nem pensar, diminui-se a refeição em prol da sobremesa, afinal o importante é a contagem calórica.



Ninguém tem hábito de ler rótulos, a única coisa que vejo as pessoas buscarem nos rótulos é o número de calorias, SOMENTE! É um simples hábito que já faz uma grande diferença. Tenho algumas teorias simples sobre rótulos, provavelmente se algo tem mais do que três ingredientes já não presta... Tudo que é comida tem nome de comida, logo qualquer coisa com nome estranho é produto químico, conseqüentemente não classifico como alimento digno de ser adquirido, sequer ingerido.



Outra receita simples é buscar a VIDA no alimento! Qual a energia vital que possui um alimento processado? E um congelado ou enlatado? Se quero vida para o meu corpo, busco comida com vida, verduras e frutas frescas, cereais não processados (mesmo o pão integral, que vem do trigo, ao virar farinha dispersou grande parte de sua energia, mais ainda ao ser armazenada e mais ainda ao ser transformada em pão). Não dá para comparar com a ingestão direta de um grão integral como trigo, aveia, arroz... Onde foi parar a vida daqueles flocos finos de aveia vendidos em uma caixinha bonitinha?? Caixinhas e embalagens bonitinhas e coloridas, para mim se assemelham mais a um produto de limpeza do que a um alimento!!



Mesmo para quem não é expert em alimentação e saúde, não consigo acreditar que é tão difícil distinguir o alimento que possui vida daquele completamente morto. Isso para não falar de carne que é o próprio defunto, que para estar vermelhinha na bandeja precisou de muuuitos conservantes, pois o natural seria que entrasse em estado putrefação imediata e no entanto continua “sangrenta” tempos depois do abate, após percorrer longas estradas. Acho que já terminei um texto assim antes, mas só tem uma palavra que descreve o que penso disso: ECAAAAAA!!!

5 comentários:

  1. uma coisa que meus pais sempre me ensinaram foi a comer direito.
    salada sempre fez parte do meu cardapio diario. legumes, verduras. tanto que hoje em dia eu como de tudo, e sinto falta se a alimentação ta massuda/carnuda/industrial demais.
    tempero sempre alho e cebola, picadinhos na hora...
    ao inves de iogurtes coloridos, eram frutinhas frescas. se quisesse doce, minha mae cozinhava banana, fazia um docinho maravilhoso que nem precisava de açucar
    sem excesso de fritura, sem excesso de massa.
    horario de refeiçoes...
    ai depois que cresci e me axei a dona do meu nariz passei a comer o que queria. errei bastante, mas trago comigo muita coisa direito que aprendi com meus pais.
    nunca fui uma criança de ficar doente. era super raro. e quando acontecia, era sempre um resfriado ou uma dorzinha de ouvido se eu abusasse da piscina no verão.
    as pessoas deveriam ter habitos mais saudaveis

    realmente se as pessoas paracem com o discurso de alimentação saudavel e de fato seguissem a verdadeira e não essa pseudo saudabilidade, os resultados seriam n0otaveis.
    fiquei feliz por vc ter atualizado.
    beijo pra ti, sonho de padaria ;p
    paty

    ResponderExcluir
  2. Camila, apesar de nunca termos sido próximas, me dei a liberdade de comentar seu blog e ser sua seguidora. Fiquei feliz em conhecer essa Camila do blog e mais feliz ainda em jogar no lixo o meu pré-conceito a respeito da Camila da faculdade de arquitetura. Parabéns por engrandecer o nosso mundo com tanta sensibilidade, seu blog está muito bom. Simpatizo com a sua causa e admiro a sua visão do universo que bem coincide com a minha. Sou vegetariana a quase 6 anos e vegan a quase 2 e a maioria da sua culinária me enche os olhos. Obrigado por me fazer crescer e parabens por possibilitar o crescimento de muitas pessoas. Estarei sempre te acompanhando no blog.
    Grande beijo

    Nathália

    ResponderExcluir
  3. Oi Paty!! Educação doméstica e os habitos que adquirimos em casa são realmente fundamentais. Acredito que deva ser muito mais dificil adotar uma alimentação saudável quando temos uma péssima referência em casa, mesmo assim, nada é impossível!!

    Que bom que você teve essa base saudável, espero poder te inspirar pra continuar seguindo esse caminho. Você tem facebook?? Lá eu posto muitas fotos de minhas comidas, tô como Camila Lisboa.

    É isso aí!! Uma ótima semana pra vc!! Tô um pouco abafada agora, com calma visitarei seu blog...

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Nathália!!

    Fiquei muito feliz com seu comentário e visita por aqui. Dizem que não temos uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão, mas ainda bem que podemos melhorar essa impressão em outras oportunidades!!

    Eu nunca me mostrei como sou, então tem muita gente que me conhece há um tempão e que não faz idéia do estilo de música que gosto, dos meus valores, ou lugares que frequento. Prefiro não deixar isso óbvio e na verdade nunca gostei de rótulos. Nem de rotular nem de ser rotulada.

    Com isso atraio pessoas interessantíssimas para perto de mim, dos mais diversos estilos. O melhor é que sempre são pessoas que tem a oportunidade de ir além da persona como me apresento. Com o blog acho que estou tendo a oportunidade de expôr um pouco mais de mim e as surpresas de visitas e comentários (como o seu) são maravilhosos!!

    Querendo trocar uma idéia sobre alimentação, terei o maior prazer. Sou macrobiótica desde que nasci e estou muito feliz em ver que nos últimos tempos tem sido cada vez mais frequente conhecer pessoas vegetarianas, veganas, naturalistas e simpatizantes!! Para mim é um sinal de progresso, já que na infância lembro de ser vista sempre como um ET. Acho que finalmente as pessoas estão se permitindo abrir a cabeça para novos conceitos!!

    Como está a vida de arquiteta?? Lembro de ter lhe encontrado na Valvé uma vez. Continua por lá?? Eu sigo pegando meus projetinhos e obras, mas agora conciliando com minhas experimentações na cozinha e faculdade de nutrição.

    É isso aí... Espero poder te entreter com mais por aqui!!

    Beijo grande!! =)

    ResponderExcluir
  5. Difícil mesmo, é enxergar o quanto de agrotóxico há, nos alimentos vivos!

    ResponderExcluir