quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Hora de improvisar!



Cardápio, cardápio, cardápio... Quem segue meu blog deve estar com fome e com saudades dos meus beijos no padeiro! Perdão pela ausência de posts, tenho estado bastante ocupada ultimamente...

Hoje vou escrever sobre improvisos na cozinha. Quem frequenta esse ambiente sabe bem o quanto isso é comum. Eu sou rainha de alterar receitas (sem falar nas que crio) e normalmente (98% da vezes) não costumo ter problemas com improvisos, mas hoje eu errei feio na mão...

Fui fazer uma receita e não me lembrava dela de cor, achava que estava com todos os ingredientes em casa e na hora H percebi que não tinha ovos. Muito em cima da hora, resolvi fazer sem ovos... Para que? Quem conseguiu dar a liga na massa? Como cozinho de encomenda, nessas horas não dá nem para ir ali comprar um ingrediente, meu tempo é super contado, tenho que estar com tudo à mão, na hora!!

Resultado: tive que adicionar um pouco mais de farinha e os bolinhos que eram para ser fritos, começaram na frigideira e terminaram no forno – invenção total! Além disso, o formato era para ser achatado, mas acabou sendo de bolinhas. No fim, como o segredo está na massa e os benditos ovos são mais par a liga do que para dar sabor, eles ficaram bem gostosos. UFA!

A parte ruim é que quando algo dá errado, toda aquela energia zen que costumo ter na cozinha fica meio tumultuada. De um lado a preocupação em dar um jeito para a receita dar certo e do outro lado o tic-tac do relógio... O mais importante é manter a calma, saber que no fim tudo dá certo, pois a vida é feita de imprevistos e cabe a nós ter jogo de cintura para administrá-los quando ocorrem.

E você, como foi o seu dia de "pane" na cozinha?

6 comentários:

  1. Eae Mila,

    Vc olhou o site vegano que te indiquei?
    Meu dia mais confuso na cozinha foi quando fui fazer um camarão ao curry com abacaxi. Era um almoço grande que ia ter lá em casa... na hora de colocar o curry... caiu demais na panela e com a calda do abacaxi, o gosto ficou extremamente amargo. Realmente não sei o motivo. Nunca tinha dado errado, vai ver o abacaxi em caldas já não tava muito bom. Pirei na hora, pq o povo já tava chegando pro almoço. Minha mãe, com a maior calma, disse para que lavasse o camarão... isso mesmo... e só deixar o camarão e o abacaxi... e fazer um novo molho! E não é que deu certo? Ninguém reclamou na hora de comer... tanto que não sobrou nada no prato! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei Felipe!!!! A solução de sua mãe foi gênia e simples, a sorte é que tinha ingrediente para fazer outro molho ainda!!! Com essas ideias a gente vai multiplicando para ter outras em situações de emergência.

      Uma vez a secretária lá de casa pegou um super bacalhau (carésimo) que minha mãe comprou (postas enormes) e fez um prato de SAL!!! Pense em algo intragável!!! No dia seguinte eu desfiei ele todo e fiz uma salada de verduras com frutas para quebrar o sal... Um desperdício desfiar um bacalhau daqueles, mas foi melhor do que jogar fora e a solução ficou boa!!

      Quando ao blog, eu entrei no dia que você me mandou, mas acabei não salvando o link aqui nos meus favoritos. Pode me mandar de novo???

      Beijos

      Excluir
  2. Fui fazer um bacalhau na moranga pra minha família, todo mundo na maior expectativa. Tava lá, tudo lindo no forno, prontinho, gratinado. Quando fui retirar o vasilhame (de vidro que eu julgava ser temperado), sei lá, acho que peguei com um pano meio úmido e pof! O treco explodiu! E foi caco de vidro pra todo lado, moranga espatifada no chão, brilhante de tantos caquinhos...
    Chorei, viu... e meu pai fez carne moída com batatas, pra me salvar...

    Todo mundo tem seus dias deseperantes na cozinha, né?

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Kenia, nunca vi pyrex explodir, que pânico!!! Ainda bem que ninguém se acidentou... Essa é de chorar mesmo!!!!

      Além de ficar sem a comida, ainda teve que limpar uma bela de uma bagunça...!!! Acabei de contar um caso sobre bacalhau na resposta de Felipe acima... Depois leia!!

      Beijos!

      Excluir
  3. adoro improvisar, aliás quando sigo uma receita, já coloco algum "toque" extra, um tempero, erva, azeite, algum toque a mais.

    tenho certeza que os bolinhos ficaram deli!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso se chama: Alma de artista!! Sempre querendo criar alguma coisa... Seja escrevendo, tirando fotos, na cozinha ou no marketing...!!

      Miss you!!

      Beijos

      Excluir