sexta-feira, 9 de março de 2012

Ameixa Umeboshi


Esta semana postei aqui no blog um vídeo de como fazer bolinhas de arroz usando um ingrediente desconhecido para muita gente: ameixa umeboshi. Afinal, do se trata?

A umeboshi é o produto da fermentação lática, feita com uma ameixa típica japonesa curtida em salmoura, que permite a proliferação de bactérias benéficas à saúde e morte de bactérias indesejáveis. O resultado é uma conserva bem salgada. Trata-se de um alimento tradicional da culinária japonesa, cujo sabor é único, cheio de personalidade, forte e capaz de dar água na boca somente de pensar nele.

Ademais do sabor, a ameixa umeboshi tem inúmeros benefícios medicinais. Já falei anteriormente aqui sobre Yin e Yang e opostos complementas e um exemplo disso ocorre nesta ameixa, com sabor ácido e efeito alcalinizante no organismo. Seus efeitos incluem melhora de fadiga crônica, estimulação do sistema digestório, auxílio na eliminação de toxinas (inclusive de etanol hepático) e melhoria na absorção de cálcio.

Na bolinha de arroz, utiliza-se a umeboshi associada à alga nori: uma é fonte de cálcio e a outra auxilia em sua absorção. Da mesma forma que sabiamente existe o hábito de comer couve com laranja: uma rica em ferro e a outra em vitamina C, essencial para a absorção do ferro.

Voltando à ameixinha salgada, ela coleciona ainda outras funções como: regulação do índice glicêmico sanguíneo; alivio de dores causadas por gases estomacais; tranquilizante; melhora de ressaca e ao mesmo tempo o seu uso cotidiano não gera efeitos colaterais. Pela propriedade de auxiliar o corpo a retornar a um estado de equilíbrio, é considerado um alimento funcional com poder curativo e preventivo.

Historicamente, a umeboshi foi muito utilizada para temperar comidas e também para purificar água e alimentos, graças à sua alta acidez (da mesma forma que se costuma utilizar o vinagre).  O extrato da ameixa (preparado sem o sal) contém um nível de acidez vinte e cinco vezes maior do que o limão e é considerado um remédio milagroso entre terapeutas naturais. O consumo da ameixa, entretanto, deve ser moderado, dado à sua alta salinidade. Para a maioria das pessoas, a ingestão três vezes por semana é considerada uma boa dose. 

3 comentários:

  1. Eu adoro, sou viciada em Umeboshi, Camila! A gente faz aqui em casa, fica perfeita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?? Tenho a receita, mas nunca fiz...!! Vendem ou fazem para uso doméstico só?? Quando vier aqui trás uma para eu provar??? Amooo!!! Bjss

      Excluir
    2. Sim! Ficam maravilhosas! Por enquanto fizemos só pra consumo próprio, mas pensamos em fazer esse ano pra comércio, vamo ver. Pode crer que levarei! Bj

      Excluir