sexta-feira, 16 de março de 2012

Papo de Mulher



A primeira vez que ouvi falar disso, achei super interessante, mas acabei não adquirindo. Depois recebi um e-mail de uma amiga recomendando e resolvi aderir. Terminando com o mistério, eu hoje vim falar de coletor menstrual, um item que já virou parte de minha vida e que ainda é um completo desconhecido para muita gente e um tabu para outras.

Durante a vida fértil a mulher usa cerca de 10 mil absorventes, já pensou em quanto lixo cada uma de nós somos capazes de produzir? Sem falar no desconforto que geram os absorventes e a nojeira de ter que conviver com aquela almofadinha de sangue todo mês. O coletor menstrual é uma excelente opção tanto para mulheres preocupadas com sustentabilidade, bem como em termos de higiene e praticidade.

Diferente dos absorventes tradicionais internos, o coletor menstrual não altera o pH vaginal e não interfere com a sua microbiota, sendo uma opção muito mais saudável para quem prefere manter a menstruação fora das vistas. Não gera nenhum tipo de desconforto a ponto de você se esquecer de que está menstruada e ainda é recomendado para uso na prática esportiva, inclusive dentro d´água. O produto é super prático, basta esvaziar o copinho (faço isso normalmente no banho), lavar com água e sabão e recolocar, que também é facílimo de fazer. O fato do sangue não entrar em contato com o ar faz com que ele não oxide, que é justamente o que gera odores menstruais típicos.

Em meu caso, como tenho o fluxo muito forte no segundo dia, ainda preciso usar (somente neste dia) um absorvente de segurança. Mas, tirando isso, a liberdade é total e já reduz bastante a produção de lixo. Além de tudo, para mim, existem três grandes vantagens no uso do coletor menstrual, que só mulheres entendem. O primeiro é que ao colocar o coletor ainda no banho, posso me enxugar tranquilamente sem aquela agonia de correr o risco de sujar o piso do banheiro, a toalha ou ter que voltar para o chuveiro depois de já estar sequinha. A segunda se dá na hora de dormir, chega de acordar de manhã cedo com surpresas e tendo que lavar roupa de cama quando se está atrasada para sair. A terceira vantagem foi o fim dos inconvenientes na rua, principalmente nos tempos em que morava em Salvador, lugar que nunca faz frio e nunca temos um casaco disponível para amarrar na cintura. Que mulher nunca passou por isso?

A marca que escolhi adquirir foi o Miss Cup, comprei numa loja de produtos naturais, mas no site eles vendem online e indicam representantes de vendas em todos os estados. O material utilizado na fabricação dele é 100% silicone medicinal e não contém nenhum tipo de corante, látex, gel, bisfenol, dioxina, cola, perfume, pesticidas e agentes branqueadores. A durabilidade do silicone pode chegar até 10 anos, essa validade pode variar de acordo com alguns fatores como a higienização do produto e o pH vaginal. O fabricante recomenda que o estado de conservação do coletor seja sempre verificado, para ver se não há sinais de deterioração e recomenda que seja trocado a cada três anos, todavia, essa é uma decisão de foro intimo. O site da Miss Cup oferece inúmeras outras informações e tira dúvidas também, é só acessar: www.misscup.com.br

Espero que como eu, você possa se sentir uma mulher mais livre e moderna, incorporando esse novo hábito. Beijos e bom final de semana!

Um comentário:

  1. Eu uso há mais de um ano e digo: foi um achado em minha vida! Eu tenho alergia a absorvente externos e usava Ob, que diminuía o incômodo. O copinho resolveu tudinho de uma vez. Como tenho pouco fluxo, não vaza nunca, um sonho. Em geral esqueço totalmente que estou com ele, liberdade menstrual total! hehehe

    ResponderExcluir