sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dica: Missô e Shoyu em BH e SSA


Não moro mais em Salvador, mas tenho 27 anos de “contatos naturebas” nesta cidade. Outro dia indiquei uma médica homeopata para uma leitora aqui do blog. Hoje resolvi compartilhar a indicação de onde encontrar bons shoyus e missos em Salvador, solicitada por uma amiga/leitora.

As boas marcas de Shoyu encontradas aí são Daimaru e Kikkoman de fermentação natural. Mesmo assim, é sempre bom ler rótulos, pois podem haver variações. Acabei de olhar o rótulo do Daimaru e contém apenas três ingredientes: soja, milho e sal. Diferente de marcas como Sakura: cheio de corante, açúcar, aromatizante e glutamato monossódico. 

É possível encontrar esses produtos em lojas de produtos naturais, a exemplo do Grão de Arroz (Pituba e Barris) e Mundo Verde do Max Center (nos outros eu não sei se tem). No restaurante Gergelim (também na Rua Minas Gerais – Pituba), tem uma lojinha de produtos naturais onde se encontra o shoyu e o missô de “Kikuchi” que são de excelente qualidade. É só chegar lá e pedir. São bem artesanais, sem qualquer tipo de rótulo. Como lá é um restaurante, fica aberto em horário de almoço de segunda a sábado.

Missô é um ponto fraco em Salvador. Quando vou lá meus pais me encomendam missô daqui de Minas (e não pão de queijo), pois o que compro aqui é melhor do que tem em Salvador. Para quem mora em BH e quiser a indicação, compro o meu missô no Restaurante Fonte de Minas (Rua dos Guajajaras, Centro). O de lá também vem de “Kikuchi”, mas é diferente do que chega a Salvador. Quem quiser comprar o produto na capital Baiana, indico o Gergelim como melhor opção. Pessoalmente não gosto muito do missô pasteurizado Daimaru, vendido em lojas de produtos naturais.

Em Belo Horizonte, costumo comprar meus produtos naturais (shoyu inclusive) em outros lugares, além do Fonte de Minas. A Integral Ltda., logo na entrada do Mercado Distrital do Cruzeiro, tem ótimos preços e variedade. A Fito Orgânicos (Av. Contorno) também é bastante sortida, porém um pouco mais cara. Para produtos orientais, frequento a Mercearia Tokyo, bem sortida e sai tofu fresco todos os dias às 11:00, mesmo assim é bom ligar antes reservando, pois acabam muito rápido.

Quem for viajar pros Estados Unidos, recomendo MUITO a compra de missô da South River Miso. O melhor que já provei na vida. Muitos sabores, como: azuki, grão-de-bico, pimenta, arroz, alho, envelhecido de três anos, cevada e vários outros gourmets deliciosos. Eles são vendidos pelo próprio site do South River Miso: http://www.southrivermiso.com/ ou em lojas de produtos naturais, como a Whole Foods (sonho de consumo de qualquer natureba brasileiro).

Eu, inclusive, tive o privilégio de conhecer a fazendinha onde é produzido o South River Miso. Tudo artesanal, feito com muito amor. Os donos super simpáticos, me receberam duas vezes lá e ainda me encheram de presentes: tamari, tahine, missô... Todos esses mimos graças a uma consultoria arquitetônica. Nos EUA eles querem pagar sua hora de qualquer jeito. Não existe favorzinho, todo trabalho (incluindo consultoria amigável) é considerado trabalho e merece ser remunerado. Como não estava acostumada, não cobrei e eles não sossegaram enquanto não me encheram de produtos em retribuição. Não me deram mais coisas, porque sabiam que eu ia fazer uma viagem internacional. Igualzinho ao Brasil, hein?! Quando retornei para casa ficava economizando meus preciosos missos: trouxe quatro sabores diferentes. Estou precisando viajar novamente, porque esse tipo de coisa ninguém traz de encomenda!

Degustação de Missô em South River

Tem gente que visita vinícola, eu visito fábrica de missô... Tem barris que fermentam por três anos aí, os produtos finais são especiarias deliciosas: recomendo!!


Pra finalizar, vou deixar uma receita básica de sopa de missô para que possam se deleitar com esse prato desintoxicante, saudável e saboroso. Sabiam que foi comprovado que as pessoas que tiveram maior sobrevida às bombas de Hiroshima e Nagasaki foram as que tinham o hábito de tomar sopa de missô? Isso mesmo! A combinação alga wakame+missô é tão poderosa que desintoxica até radiações nucleares. 


Sopa de Missô

Ingredientes base para porção individual:
  • 1 caneca ou 1 cumbuca de água
  • Missô (1 colher rasa de sobremesa)
  • Alga wakame (uma colher de chá, pois, depois de hidratada ela incha bastante).
  • Verduras: Algumas sugestões de combinações:                                                                         cenoura + cebola;  bardana + brócolis; cenoura + couve flor; abóbora + nabo.
  • Ferver a água antes de colocar as verduras para que elas fiquem al dente. Quando for usar bardana, refogue antes de colocar a água, pois ela demora mais de cozinhar.
  • Lembre-se de variar o formato dos cortes e procurar diversificar cores e texturas estimulando diversos sentidos durante a refeição.
  • Fique à vontade para acrescentar ingredientes como raiz de lótus, tofu, shitake, gengibre e macarrão integral sempre que desejar dar um toque especial.
  • Outra opção é refogar as verduras no óleo de gergelim antes de acrescentar água à sopa.
  • Cebolinha ou salsinha picadinha cruas para polvilhar na sopa na hora de servir. 
Obs.: O missô é acrescentado no final, dissolvido na água da sopa. Não pode ferver, deve ser apenas aquecido, junto com a sopa, em fogo baixo, por 3 a 5 minutos.

Bom apetite!

13 comentários:

  1. Amiiiiga, obrigadíssima pelo post!! SSA é deprimentemente atrasada nessas coisas naturebas mesmo... Quanto a South River Misso, que sonho!!! Amei! Vamos juntas um dia?? Traremos malas cheias!! Kkkkk
    Beijos e saudades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fá!! Que bom que consegui lhe ajudar. Quanto aos EUA, esse tipo de convite não se faz duas vezes!!! Vamos organizar mesmo. Você que anda ligada nas promos, me avise, ok?? Tenho um circuito natureba (lojas e restaurantes) em NY fantástico. South River fica perto de Boston, num lugar lindo, nas Berkshire Mountains... Beijos!!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Pilha, sabe que não sou natureba mas adoro ver as suas receitas e recomendações. Beijos Uncle Owl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tio,

      Sei que não é natureba, mas umas comidinhas naturais e saudáveis de vez em quando não faz mal a ninguém, hein??

      Vi, inclusive, que a Mel, está super adepta de vegetais. Uma grande surpresa levando em consideração a dificuldade para comer algo que não fosse nuggets e purê de batata na infância. Incentive!!!

      Apareça sempre por aqui!!

      Beijos

      Excluir
  4. Olá, voce conhece algo em Sp para comprar missô artesanal?

    grata
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria!!

      Sim, em SP costumo comprar Misso artesanal no Satori (Restaurante de Kikuchi na Liberdade). Veja se consegue falar em algum desses numeros: 11-3242-9738 / 11-8796-1937

      Boa sorte! =)

      Excluir
  5. Camila, estou fazendo um tour pelo seu blog e... adorando! Anotando muitas coisas e usando muito Ctr C+Ctr V. Parabéns! Maravilhoso.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Olá Pensamentos e Ideias,

      Grata por sua visita!

      Aqui em BH, encontra missô no Restaurante Fonte de Minas: Rua Guajajaras, 619, Vila Werneck (Centro) - (31) 3224-9630

      Um abraço!

      Excluir
  7. ola, bom blog o seu viu, ta de parabéns! ...ando com acido úrico alto..ja faziam uns 14 anos que nao rolava nada aparentemente comigo, pois já tive problemas com meu joelho pelas dores e inchaços. Agora me apareceu uma dor no cotovelo e quando me dei conta - acido úrico de novo em alta. Tenho lido diversos sites, mas tudo muito contraditório: um indica que posso comer tomates, pq é ótimo, no outro ja diz que não: num site me dizem que abacate é uma fruta liberada e que ajuda eliminar o acido úrico, ja em outro lugar dizem que a gordura do abacate prejudica a eliminação do acido u...se vc tiver algumas dicas, agradeço! parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jô,

      Grata pela visita e pelo incentivo ao meu trabalho!!!

      É preciso avaliar cada caso individualmente. Nenhuma doença é decorrente de uma única causa e nenhum alimento sozinho irá promover milagres. Seria muito irresponsável de minha parte lhe passar uma "receita de bolo" aqui pelo blog, sem conhecer o seu caso à fundo. Já procurou um nutricionista?? Onde mora??

      A busca interna é o melhor caminho. Admitir que precisa mudar seus hábitos e que são eles que criam nossas doenças (na maioria dos casos) é o primeiro passo. Parabéns e vá fundo!!! Conte com o meu apoio!!

      Excluir