sexta-feira, 1 de junho de 2012

Mais dicas para a salada prensada




Queridos Leitores,

Ontem postei um vídeo sobre salada prensada, mas achei melhor passar umas dicas por escrito hoje, para facilitar a vida de vocês. Vamos lá:

  • Quem tem dificuldades com repolho (costuma causar gases em muita gente), sugiro que faça uma tentativa com a salada prensada. O gosto muda completamente e a técnica de prensar faz com que não fermente no estômago. Eu mesma, praticamente só como repolho se for prensado. Acho válido pelo menos um teste, repolho roxo, por exemplo, deixa a salada linda e colorida.
  • Gosto muito de usar acelga na salada prensada. A parte mais dura eu corto fininha (1/2cm) e a parte mole, faço um corte largo (2cm). Costumo separar uma parte da outra, para fazer tipos de cortes distintos.
  • Uma folha que fica deliciosa (principalmente para quem gosta de sabores picantes) na prensa, com sal, é a mostarda. 
  • Rabanete:  A combinação do rabanete em rodelas finas com o pepino japonês fica linda: Mangueira – verde e rosa!!!
  • Eu não sou muito fã de cebola crua e nem prensada, mas muita gente adora, então é outra opção de ingrediente também!!
  • Para quem gosta, fica uma delicia (e dá um toque de cor) usar um pouco de pimentão também. Digo um pouco, pois como tem um gosto forte, é só para dar um toque e não na quantidade de um ingrediente principal.

Falando em quantidades...

Apesar de usar muito a intuição em minhas receitas, sei que fica difícil para quem está testando a primeira vez. Então sugiro as seguintes porções: 1 xícara de raízes/vegetais para 2 xícaras de folha. Por exemplo: 2 xícaras de repolho + 1 xícara de cenoura + 1 xícara de pepino... Para essa porção, 1 colher de chá de sal. Quem gostar, pode acrescentar 1 colher de sobremesa de vinagre (de preferência de maçã ou arroz).

Para a escolha dos vegetais, vou muito pela cor, como sabemos, elas estão diretamente ligadas aos nutrientes dos vegetais. Então muitas cores = muitos nutrientes. Seguem algumas sugestões:
  • Cenoura + pepino + repolho roxo
  • Pepino + Alface + Rabanete
  • Nabo + Cenoura + Rúcula
  • Agrião + Cenoura + Beterraba
  • Nabo + Acelga + Cenoura

Tem dias, entretanto, que quero saladas bem verdes, aí faço misturas como:
  • Acelga + Aipo + Nabo
  • Rúcula + Nabo + Pepino
Depois de pronta, gosto de adicionar frutas frescas como manga e goiaba, ficam uma delicia!! Outra opção, para a salada ficar mais proteica é misturar cubinhos de tofu ou grão de bico, depois da salada pronta... Isso sem falar nas oleaginosas e frutas secas que sempre vão muito bem (nozes, amêndoas, castanha de caju, castanha do Pará, uva-passa...)


Imagem de salada bem caprichada: Depois de pronta acrescentei: grão de bico, tofu e manga. Na mistura ainda tem um pouco de pimentão... Nessa daí escolhi usar o nabo e a cenoura ralados ao invés de cortados em tiras finas... A folha foi a acelga. Ficou bem colorida e saborosa!! =)

É isso aí, espero ter ajudado!! O resto, como sempre digo, é brincar com a criatividade e as disponibilidades locais. Se tiverem mais dúvidas, estou às ordens!! 

Beijos e bom final de semana!

4 comentários:

  1. Um dia vou ser saudável como você...e sinto que esse dia está ficando cada vez mais próximo graças às suas receitas!!!!!!

    Arrasou no post, Cami....adicionar frutas, grão de bico e castanhas me animou bastante..adoro!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tia Zeza!!!

      Não sabe como fico feliz com seu retorno!! Lembro de minha avó contando que em sua casa só tinha nuggets, purê de batata e macarrão da monica, rsrsrr!!

      Imagino que com os meninos menores devia ficar muito atribulada e a cozinha acabava tendo que ser o mais prática possível. Acontece nas melhores famílias!!!

      Agora com eles maiores e independentes deve estar sobrando mais tempo para investir na culinária e eu dou o maior apoio!!! Parabéns!!!

      Aguardo ansiosa notícias das mudanças!!! Como é uma mulher muito criativa e prendada, tenho certeza que logo vai bolar novas invenções... Não esquece de me dar suas dicas, tá??

      Saudades e muitos beijos!!!

      Excluir
  2. Minha Pilha,
    Obrigado pelas alternativas, acho que vou dar uma olhada no Mercado Municipal hoje para ver o que posso fazer.
    Bjs
    Uncle Owl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huuummm to gostando de ver!!

      Tia Zeza me levou numa parte só de orgânicos que tem lá, adorei o mercado!!

      Beijos e bom final de semana!! =)

      Excluir