quarta-feira, 13 de junho de 2012

Apreciando a Rotina



A manutenção da saúde vem do movimento. A estagnação é uma porta aberta para doenças. Algumas pessoas temem mudanças e vivem vidas paradas, sem novidades. A desculpa mais comum é a rotina atribulada, trabalho excessivo. Existe uma grande diferença entre rotina, acomodação e falta de criatividade.

A rotina liberta. Ela é necessária para que se saiba exatamente onde estão as brechas para se reinventar. Não ter rotina, deixa muitas pessoas sem norte, sem noção de prioridades. Não é a toa que as pessoas mais ocupadas são as mais produtivas, pois tendem a saber aproveitar cada minuto de seu tempo livre. Quando não há rotina, é comum que se protele tarefas. Há tanto tempo para realizá-las que nunca se consegue estabelecer a hora certa.

 É saudável ter uma hora para acordar, para comer, para trabalhar, para exercitar... Tudo isso faz parte de uma rotina salutar. É fundamental, entretanto, buscar formas de quebrar o método, dentro da própria rotina. Isso pode acontecer de diversas formas bastante triviais: comendo uma comida diferente; escolhendo uma roupa num estilo inovador; mudando o treinamento físico ou fazendo uma aula nova na academia; escolhendo outro caminho para ir ao trabalho e observando uma paisagem diferente; indo a um restaurante novo na hora do almoço ou simplesmente na companhia de uma pessoa incomum; saindo mais cedo de casa ou do trabalho; caminhando em um lugar bonito e calmo; tomando um suco ou água de coco no caminho de casa; visitando amigos/parentes ou fazendo um happy hour após o trabalho; variando o estilo musical; lendo assuntos diversificados...

Vou parando por aqui, pois esta lista é infinita. O que quero estimular com esse texto é que a criatividade seja utilizada constantemente, para que a vida não se torne monótona. Acho muito engraçado o quanto as pessoas adoram desejar um bom final de semana para as outras. É muito mais comum do que escutar: “boa semana”. Às vezes me dá a impressão que, para algumas pessoas, a diversão só ocorre nos finais de semana. Como assim? Pressupõe-se que cinco dias da semana são vividos miseravelmente à espera de dois preciosos dias? Pior ainda, tem gente que acha que a solução da vida são férias. Não que férias não sejam boas e nem essenciais, mas viver onze meses em função de um, é no mínimo estranho, para não dizer triste.

Então, sugiro que reinvente sua rotina. Faça o seu trabalho com amor. Crie ocasiões de lazer todos os dias. Se dê “momentos de férias” constantemente. Não deixe a rotina te engolir, fazer sua vida ficar monótona. Movimente-se, seja feliz, beije o padeiro!

8 comentários:

  1. Reflexão muito benvinda, Prima. Em primeiro lugar, gostei do valor que você deu à rotina: variar é bom (viagens, programas diferentes), mas também é bom quando chegamos em casa e vemos que certas coisas continuam iguais (o quarto, o tipo de comida na geladeira, o cachorro que está sempre em clima de 'beijar o padeiro').

    Tenho o saudável hábito de desejar uma 'boa semana'. Por que esperar até sexta-feira para começar a curtir?

    Para que as lembranças não se percam, mantenho um diário (já faz seis anos) e busco fazer com que cada dia tenha algo diferente. Não é fácil se reinventar na rotina mas, como você disse, é muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primo,

      Adorei!!! É isso aí... Não tenho cachorro em casa, mas vejo que todo mundo que tem, diz que é uma caixinha de surpresas e alegrias constantes.

      Eu também não vivo sem uma rotina e olhe que como profissional liberal, isso demanda bastante disciplina.

      Para mim uma forma de quebrar a rotina constantemente é inventando novos pratos, utilizando ingredientes diferentes... Além disso, minha curiosidade não deixa minha mente parar. Estou sempre lendo, futucando ou visitando coisas e lugares novos!

      =)

      Excluir
  2. Adorei esse post!!!!
    Muito bom mesmo!! =)
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas Paulinha... Infelizmente os tempos de morar na Europa, viajar a cada 15 dias e estar em um lugar completamente novo ficou no passado.

      Você agora que está dando um duro danado com a loja nova, que necessita de sua presença full time, tem mesmo que dar um jeito de recriar a sua rotina... Nem que seja indo no salão e pintando as unhas com uma cor bem diferente!! Vale tudo, só não vale deixar um dia ser igual ao outro!

      Beijos

      Excluir
    2. Pois é!!!
      Eu estou sempre buscando novas idéias, novos produtos, novos clientes....rsrsrs!! Mas até isso acaba virando uma rotina!
      Vale sim!!!!
      Beijão

      Excluir
    3. Sem dúvidas!! É essencial ter atividades totalmente desvinculadas com o trabalho na rotina. Se não a cabeça fica eternamente "on" no trabalho... Profissionais liberais comumente tem dificuldade em apertar o botão "off". Muito importante!! =)

      Excluir
  3. Adorei como sempre, Camila! =D
    Eh bem por ai!!!!


    Beijao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sissa,

      Você eu já percebi que é uma beijoqueira de padeiro de primeira categoria!! =)

      Beijos!!

      Excluir