sexta-feira, 13 de julho de 2012

Saúde Bucal X Alimentação

Queridos Leitores,

Hoje vou compartilhar um texto feito por meu primo e estudante de Odontologia, Diego Wildberger, com dados e dicas relacionandos à saúde bucal e a alimentação. Boa Leitura!

Beijos!


"Hoje, sabe-se que a alimentação interfere diretamente na saúde bucal e geral do indivíduo. A escolha de uma dieta cariogênica, pode resultar em deformações e consequências na estética e função dos dentes.

Classifica-se como dieta tudo aquilo que um indivíduo escolhe para comer, podendo ser alimentos sólidos, líquidos ou pastosos, sendo considerada cariogênica, toda dieta que propicia a manifestação da cárie.

A cárie é uma doença transmissível, pela passagem de bactérias de um meio bucal a outro, através da troca de fluidos salivares (durante um beijo, por exemplo), e infecciosa, que surge na boca pelo processamento de carboidratos fermentáveis, principalmente a sacarose, por ação de bactérias orais, que liberam ácidos que geram erosões no esmalte dentário. Estas, na maioria das vezes, são decorrentes de dieta inadequada e higiene bucal deficiente, podendo ser evitadas se diagnosticadas precocemente.

Pode-se identificar ou suspeitar de uma lesão de cárie, através de manchas com coloração branca opaca ou acastanhada opaca nos dentes. Essas manchas podem ser vistas pelo próprio paciente no reflexo do espelho. Entretanto, antes do auto-exame, é necessária a remoção de toda placa bacteriana existente na superfície do dente através da escovação e uso do fio-dental. As manchas de cárie podem evoluir ou não para cavidades, levando a um possível tratamento de canal ou perda do órgão dentário.

Já a erosão ácida pode ser proveniente da ação de bactérias (causando a cárie); gástrica (refluxo, vômito); ou ingestão de alimentos e afeta todo tipo de gente, independente da idade ou gênero.

O ácido quando entra em contato com a superfície do dente enfraquece-o, provocando a perda de conteúdo mineral. Se o dente ficar em contato com o ácido por muito tempo, ou se for escovado logo depois, não haverá tempo para a saliva remineralizar o dente e este não se recupera. Por isso recomenda-se a escovação dentária ocorra uma hora após a ingestão de alimentos ácidos. A erosão ácida pode levar ao aumento da sensibilidade, às alterações da textura, da forma e da cor dos dentes.

Pesquisadores do Instituto de Saúde Oral da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, afirmam que a ingestão de bebidas ácidas podem comprometer o esmalte dentário, muitas vezes, de forma irreversível.

Um estudo feito por YanFang Ren, pesquisador do Instituto, mostrou que um simples suco de laranja pode diminuir a dureza do esmalte dentário em até 84%. “A maior parte das bebidas, incluindo refrigerantes, sucos de frutas e energéticos são ácidos por natureza” afirma Ren. “Nossos estudos demonstraram que o suco de laranja, como um exemplo, pode potencializar de forma significante a erosão dos dentes”. Ou seja, quanto maior o contato dos dentes com bebidas ácidas, mais severas serão as erosões.

Fatores que podem diminuir o aparecimento de cáries e erosões:

1. Evitar a ingestão de alimentos açucarados - caso não seja possível, deverão ser ingeridos junto às principais refeições – seguidas de limpeza adequada dos dentes;

2. Usar fio dental, escova e pasta de dentes com flúor após as refeições e antes de dormir;

3. Não reter os alimentos na boca por muito tempo;

4. Evitar fazer bochechos ao ingerir líquidos;

5. Se beber refrigerantes ou bebidas gasosas, beba-os de forma rápida ou use um canudo até o fundo da boca. Isso diminui a exposição do ácido às superfícies dos dentes.

É importante manter o hábito da boa alimentação aumentando a ingestão de alimentos leves e saudáveis, mastigando-os calmamente e evitando os mais ácidos. Além disso, uma higiene oral adequada depende da escovação pós prandial e visitas periódicas ao dentista, que irá fornecer orientações acerca de procedimentos para melhoria da saúde bucal, bem como realizar avaliações a fim de prevenir erosões e cáries.

Quando foi sua última visita ao dentista? Será que você ficaria feliz em beijar sua própria boca?"

Fonte: Scientific Blogging: http://www.science20.com/news_articles/war_teeth_whitening_misguided_orange_juice_worse_your_teeth_says_study


Nenhum comentário:

Postar um comentário