quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Nutrição X Medicina


"Médico leva nutrição a sério?"
"As faculdades de Medicina deveriam fornecer aos futuros médicos o conhecimento suficiente para que eles pudessem orientar seus pacientes quanto às boas escolhas de alimentos. Infelizmente isso não ocorre pois as escolas médicas não se preocupam em frisar conceitos nutricionais e, por esta razão, a maioria dos médicos conhece pouco ou nada no que diz respeito às qualidades benéficas dos alimentos e como poderiam ajudar na manutenção da saúde. Os médicos são tão pobremente treinados em nutrição que passa a ser impossivel que eles façam recomendações pelo menos razoáveis no campo alimentar. Às vezes é melhor que cada pessoa adquira seus próprios conhecimentos para chegar às suas melhores conclusões dietéticas."

Imagem retirada do Google Imagens
Recebi a mensagem transcrita acima e resolvi comentá-la. Concordo que os médicos deveriam saber um pouco mais sobre alimentação. Tenho visto atrocidades: pessoas que operam de câncer de estômago e saem da sala de cirurgia sem nenhum tipo de orientação/restrição alimentar (sequer indicação para consulta com um nutricionista) ou pessoas que sofrem de problemas intestinais, cujos médicos julgam inúteis quaisquer intervenções dietoterápicas. Isso sem falar nos inúmeros tratamentos de doenças crônicas não transmissíveis, comprovadamente relacionadas com hábitos alimentares, cujos enfoques médicos se dão meramente através da vertente farmacológica.

Entretanto, não acho que cabe ao médico fazer qualquer tipo de orientação nutricional. Creio que deveria sim, haver uma conscientização maior acerca de um trabalho multidisciplinar na área de saúde. O médico não pode resolver tudo! Não é a toa que existem tantas especialidades na área médica: cada um cuidando daquilo que mais entende. Se fosse papel do médico resolver tudo, qual seria a utilidade de outros profissionais como: dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e educadores físicos? 

Veja bem, um médico estuda seis anos na faculdade, depois passa mais dois ou quatro anos fazendo residência, especialização... Somente o curso de nutrição, tem duração de quatro anos, fora as inúmeras especializações existentes na área. É muita pretensão e irresponsabilidade de um médico achar que pode prescrever uma dieta para o seu paciente, ou então dizer que esse paciente não necessita de uma dieta específica, sem ter sido treinado para isso. A minha resposta para esse texto é a seguinte: todo médico deveria indicar que seus pacientes façam acompanhamento nutricional paralelo a qualquer tratamento farmacológico, cirúrgico, etc. Os nutricionistas são pessoas habilitadas, especialistas em alimentos e dietas, logo, eles devem cuidar deste serviço. Cada macaco no seu galho! 

Em outros tempos a medicina era mais holística e ainda é em muitas partes do mundo. Mas, da forma como ela é feita nos tempos modernos e no ocidente, cheia de especializações, não faz o menor sentido achar que é papel do médico cuidar da nutrição do seu paciente. Se a educação do médico for numa escola holística, a conversa é outra... Mas não acho que seja o caso referido no texto acima. Da mesma forma que o nutricionista não deve se arvorar a prescrever um remédio ao seu paciente, o médico também não deve querer exercer um trabalho para o qual não está habilitado. É preciso haver mais união entre os diversos profissionais da área de saúde, onde cada um respeite o trabalho do outro e busque trabalhar em equipe. Menos ego e mais comprometimento com a qualidade do serviço prestado: isso inclui humildade em terceirizar um serviço, admitindo que não se domina determinado assunto...

4 comentários:

  1. O pediatra dos meus filhos, que hoje são adultos,é especialista em nutrição infantil,mas foi buscar sua pós-graduação no Japão.Aqui no Brasil,isso ainda engatinha. Suas orientações nutricionais proporcionaram,aos meus filhos, uma infância e adolescência com muita saúde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal!!! Olha o que disse?? Foi buscar a formação em um país onde a medicina atua de forma holística e os médicos preocupam-se em prevenir e não apenas em remediar, como acontece por aqui. Seria super interessante que outros profissionais buscassem aprofundar mais nessa área... Mas, dificilmente acontece, o que acho muito compreensível. As vezes demoram 10 anos até conseguir de fato entrar no mercado de trabalho e uma especialização destas demanda tempo e dinheiro...

      Você é de que cidade?? Tenho interesse em conhecer mais de perto o trabalho deste pediatra!! Grata por seu depoimento...

      Excluir
  2. Olá Camila, gostei muito do seu blog e desta postagem. Gostaria de saber quanto ganha um nutricionista nos dias atuais. Tenho 20 anos, solteiro, e quero saber de dá pra me bancar com salário de nutricionista. Fiz educação física, por uns 3 meses, mas não me identifiquei por não focar na parte biológica que é a que eu curto. Li este texto sobre nutrólogo x nutricionista, e realmente a medicina ainda caminha nessa parte, porque o foco mesmo são os remédios que como sempre dão lucros para a indústria da doença. Outra dúvida, esse curso só tem mulher né? Espero que não me estranhem de um 'cara' estar lá... Abraço ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Bem-vindo ao blog! Fiz um post inteirinho só para lhe responder sua pergunta. Espero que lhe seja esclarecedor... Boa leitura e apareça sempre por aqui... Abraço!

      http://www.beijonopadeiro.com/2015/11/anonimo-7-de-novembro-de-2015-1157-ola.html

      Excluir