quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ON ou OFF - De que lado você está?



Acabei de ver esse vídeo e achei a cara de muitas reflexões que já fiz aqui pelo blog. Considero-me uma pessoa super "on" em termos de tecnologia. Frequentava chats, quando ninguém falava nisso, tive fotolog, orkut, estou no facebook antes mesmo de virar uma febre, sou blogueira e bastante ativa com meus e-mails... 

Entretanto, sempre gostei de trazer vida real à minha vida virtual. Desde pequena, procurava conhecer pessoalmente as pessoas com quem me comunicava pelo mIRC e até hoje mantenho contato com muitas delas. Tenho tido a oportunidade de conhecer cada vez mais pessoas interessantes, que se conectam com as minhas ideias, graças ao blog e ao facebook e até descobrir afinidades com outras que já conhecia há tempos e que não tinha tanto contato.

Nessa vida virtual, dá para buscar atitudes OFF, como parar com calma para escrever um longo e-mail. Não é uma tarefa simples!! Requer atenção, carinho, dedicação... Não é como um simples "curtir" uma foto... E o resultado é que consegue se sentir verdadeiramente próximo de alguém que está distante. Tudo depende da emoção das palavras e intenção no ato de ler e/ou escrever. Acho que não dá pra fugir da tecnologia, mas dá para tentar fazer um uso menos impessoal dela.

Tendo vivido em lugares diferentes do mundo, adorando viajar e estudado em uma escola internacional, tenho amigos por todas as partes... Graças à possibilidade de escrever e receber longos e-mails consigo manter contato com muita gente que é difícil falar até por skype por causa de incompatibilidades de rotinas e fuso horário. 

Infelizmente nem todas as pessoas que temos grande afinidade estão por perto, então o jeito é manter contato virtualmente... Muitas vezes prefiro escrever ou ler um e-mail denso e filosófico de alguém que tenho grande afinidade, do que sentar numa mesa de bar, tomar cerveja e jogar conversa fora. Encontrar pessoas com papos interessantes nem sempre é tão fácil, principalmente morando em um lugar novo. Acabamos saindo com pessoas que são gentis e nos fazem convites, mas não necessariamente que nos agregam muito...

O que é mais ON ou OFF?? Ficar em casa no skype conversando longamente com uma amiga ou parente ou ter papos superficiais regados a álcool, com pessoas que tem pouca afinidade?? Sinceramente, existem ocasiões que me sinto completamente OFF (no sentido de um peixe fora d´água) e que me agregam muito pouco. Um grande exemplo é ir com uma "galera" pra uma boite, escutar um som alto, prejudicar meus ouvidos, beber (para conseguir se divertir e abstrair o barulho) e perder noite. Isso é estar OFF, curtindo o momento presente entre amigos?? Prefiro recusar o convite e ficar em casa lendo um livro e escutando uma música suave, caso não tenha companhia para a "night", a sair, simplesmente pra dizer que pertenço a um grupo social.

Em meio a tantas seduções tecnológicas, procuro valorizar bastante meus momentos OFF. Não levo meu celular quando vou pedalar, caminhar, fazer trilha, por exemplo. Nunca levei celular pra festas e shows, onde a intenção é se divertir, escutar uma boa música, estar entre amigos... Quando viajo, adoro ficar completamente desligada de tudo. Não ter um celular 3G me ajuda muito!! Agora mesmo passei 4 dias em São Paulo sem acessar a internet por nenhum minuto... Pude aproveitar a viagem intensamente, cada lugar que visitei, as pessoas que conheci, etc. 

É maravilhoso estar entretida inteiramente com o presente sem se deixar desconcentrar por mensagens e contatos externos àqueles momentos. Estar OFF para mim é fazer algo integralmente, sem desviar a atenção. Esta atividade pode ser solitária ou não. Assim, estar OFF para mim é estar ON em uma coisa de cada vez...

Um comentário: