quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Receita de Torta Vegana Salgada



Foto por Camila Lisboa


Como sabem, cozinhar faz parte da minha rotina diária e frequentemente crio receitas aproveitando ingredientes que tenho em casa e com a correria às vezes me esqueço de anotá-la depois. Recebi um e-mail pedindo a receita da torta de tofu com verduras e alga hijiki e confesso que não lembro dos detalhes, mas acho que dá para reproduzi-la aqui. Esta massa é bem simples e além disso não leva nem manteiga e nem ovos, por isso adoro! O recheio, por sua vez, é hiper saudável, contendo raízes, sementes e algas. Rico em lipídios e proteínas de alta qualidade, minerais e alimentos com propriedades alcalinizantes e antioxidantes.

Ingredientes da Massa:
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de trigo branca orgânica
2/3 de xícara de óleo
5 colheres de sopa de água gelada
1/2 colher de chá de sal marinho

Preparo da Massa:
Misture todos os ingredientes secos, até homogeneizar
Acrescente o óleo aos poucos e vá misturando. Por fim acrescente a água, massageie a massa e espalhe na forma (ou nas formas) escolhidas. Esta receita rende o suficiente para uma torta de aproximadamente 30cm ou 12 mini tortinhas como na foto.

Ingredientes do Recheio:
1 raiz de bardana cortada em tiras finas (estilo kimpira)
2 cenouras cortadas em tiras finas (estilo kimpira)
10 folhas de acelga cortadas em tirinhas
250g de tofu orgânico esmagado com um garfo
1 colher de sopa de alga hijiki
2 colheres de sopa de molho shoyu
2 colheres de sobremesa de óleo de gergelim tostado
1 colher de sopa de gengibre ralado
2 colheres de sopa de gergelim

Preparo do Recheio:
Hidrate a alga hijiki em dois dedos de água em um copo por pelo menos 30 minutos e reserve. Hidrate as sementes de gergelim de molho em um pouco de água com uma pitadinha de sal, por pelo menos meia hora. Observação: a água do gergelim será descartada, enquanto a água da alga hijiki será aproveitada. 
Refogue a bardana e a cenoura com um pouco de água (só para não grudar na panela). Abaixe o fogo e deixe as raízes amolecerem por aproximadamente cinco minutos. Acrescente o tofu e depois que estiver homogeneizado, coloque a acelga. Misture tudo, acrescente o shoyu, o óleo de gergelim, a alga hijiki (com a água que ficou hidratando) e o gengibre e tampe a panela por uns 10 minutos para pegar bem o gosto das verduras no tofu. O recheio deve ficar úmido, mas não aguado. Espere esfriar, coloque o recheio por cima da massa, decore com o gergelim (hidratado) e leve ao forno alto, pré-aquecido, por uma hora. Depois de 40 minutos, sugiro que verifique se a borda da massa está ficando bem crocante, pois o tempo de forno pode variar um pouco...



Bom Apetite!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário