terça-feira, 23 de outubro de 2012

O grande equívoco PETISTA na Bahia



Foto retirada do Google Imagens

Faço parte de uma minoria de elite que nasceu em uma cidade onde cerca de 80% da população é pobre, para não dizer miserável. Não vejo demérito nenhum nisso, ao contrário, considero-me uma afortunada de ter tido acesso ao que a maioria das pessoas de onde nasci não teve. Vale ressaltar que não sou rica, faço parte da sofrida classe média Brasileira, que vive para pagar impostos e ainda tem que pagar plano de saúde e escola particular para ter um nível de vida decente. Mas, ao ser comparada à miséria baiana dá até a sensação de riqueza, uma vez que a discrepância social lá é absurda.

Em países como a Suíça, por exemplo, a pobreza é algo tão distante da realidade da população, que nem se pensa nela. Lá as pessoas cometem suicídios (um dos maiores índices mundiais) por desilusões amorosas e outras banalidades.

Quando se nasce e cresce convivendo com a pobreza na vizinhança, aprende-se a dar valor às pequenas coisas da vida e a não se desesperar por tão pouco. O povo Baiano é um povo guerreiro, que apesar de todas as adversidades, de viver na cidade mais abandonada e em regresso do país, ainda consegue motivos para constituir uma das populações mais genuinamente alegres que conheço.

Só que tanta alegria, vem de muita ignorância, ingenuidade e de memória curta. Além disso, pelo baixo poder aquisitivo, grande parte não tem condições de viajar e perceber que outras capitais brasileiras só tem se desenvolvido enquanto a Bahia só tem se degradado. As cabeças boas da Bahia estão todas indo embora de lá, pois a cidade não tem como absorver uma população em intelectual desenvolvimento. Hoje, poucos são os amigos com nível superior que continuam em Salvador. As oportunidades fora da cidade são muito melhores... O que sobra na Bahia? Axé music? Pagode? Festa de largo? Gente fazendo xixi no meio da rua e poluindo a cidade com latinhas de cerveja? 

Não quero entrar no mérito da roubalheira que acontece na política, pois sei que muito do progresso vem de corrupção e não sei se o Brasil terá solução neste sentido algum dia. Agora roubo e corrupção sem resultado é duplamente ruim... O que fez a oposição na Bahia, além de roubar? NADA!! Salvador está entregue as baratas!!!

Aí ainda vem um bando de hipócrita falar mal dos governos de elite, defendendo uma pseudo política social do PT. Quer mais governo de elite que o PT? Os pobres estão mamando no bolsa família e os ricos estão rindo a toa. Seja pela classe de banqueiros que recebe juros surreais e esmaga a classe média ou então pras empresas milionárias que tem acesso ao BNDS, a preço de banana. Dos cabides públicos eu nem falo, o tanto de ASPONE (acessor de porra nenhuma) que existe no estado e o fato do PT ter sido campeão na criação de novos ministérios, oferecendo altíssimos salários e benefícios para "os companheiros". Da elite do funcionarismo público ninguém fala! Para isso que pagamos tantos impostos?

O pequeno empresário que precisa de um empréstimo, dificilmente consegue uma taxa de juros razoável. É tanta burocracia que as vezes desiste no meio do caminho e resolve estudar pra concurso público, porque tornar-se empresário neste país é uma grande aventura! Isso porque os maiores montantes do BNDS vão para as mãos das grandes empresas que investem esse dinheiro fora do país, em obras na África, Venezuela e outros países da América do Sul e Central. Esse dinheiro não deveria estar sendo utilizado para fomentar o desenvolvimento dentro do nosso país?

Nada contra que se queira tornar-se credor de outros países, que é o que acontece quando construtoras fazem mega obras fora do Brasil. Claro que esse dinheiro acaba voltando... Mas usar o dinheiro do BNDS para isso, é duro! São essas mesmas empresas que patrocinam as campanhas do PT, sendo mais um exemplo de distorção econômica, disfarçada atrás da máscara da política pública e social do partido.

E a classe pobre “coitada”? Essa está mais PREGUIÇOSA do que NUNCA. Ninguém mais quer trabalhar. Ter filho virou emprego com o bolsa família. Nos EUA, existe um programa parecido, com a diferença que a cada filho a mais, o benefício é reduzido. Assim, há pelo menos um controle de natalidade das classes pobres. Aqui os pobres são premiados por terem mais e mais filhos...

Muitos empregados não querem ter carteira assinada, pois estão ganhando seguro desemprego, bolsa família... Aí trabalham e ganham duplamente para depois ainda colocarem seus empregadores na justiça, afinal receberam a “boa” educação do país da malandragem.

Tenho uma amiga que tem fazenda de café na Bahia e me contou que lá o café está morrendo no pé, pois não se encontra gente querendo trabalhar na colheita. Afinal, é melhor e muito menos trabalhoso ficar em casa, fazendo filho e ganhando bolsa família. De quebra, os petistas ainda ganham votos.

Isso é uma política popular, voltada à população pobre???

Nos países desenvolvidos a maior parte da população é constituída pela classe média. Aqui no Brasil, a classe média é esmagada pelos impostos e pelas altas taxas de juros. Assim, dá medo de se aventurar em criar empresas, que gerarão empregos à população, pois as burocracias são tão grandes, a mão de obra tão desqualificada e o risco de tomar ferro na justiça, mesmo fazendo tudo certinho, maior ainda. Eu mesma, quando me vi tendo que administrar não sei quantos peões de obra, pagando todos os impostos e ouvindo estórias e mais estórias de colegas perdendo o pouco lucro que conseguiam para safados na justiça, saí correndo...

Enfim, o que quero falar aqui é que estou farta desse discurso pseudo social. O PT não faz nada de política social. Compra votos com o bolsa família, isso sim! O Brasil precisa de uma política de elite SIM. É ela que vai gerar empregos, que vai estimular que haja uma mão de obra qualificada, para que a população largue a preguiça e o comodismo do bolsa família para estudar e merecer um posto decente no mercado de trabalho.

Quanta hipocrisia ver essa gente, que usa e abusa da sorte de fazer parte de uma minoria privilegiada falando mal dela. Por que não assumir o que são e aproveitar esse privilégio para ajudar a dar oportunidades a outros também? É tão lindo ver alguém crescer e se desenvolver na vida à custa de estudo, trabalho e dedicação!

Quando era pequena, meus pais falavam para eu comparar minhas notas apenas com os melhores da turma. Se chegasse a casa dizendo que tirei nota baixa, mas que fulaninho tirou menor do que a minha, era bronca na certa. É isso que o brasileiro faz, toma a classe inferior como parâmetro para se achar melhor e se acomodar. Se todo mundo olhar as elites com orgulho e almejando chegar lá teremos um país de vencedores e não de medíocres!

Pensem nisso!!!

2 comentários:

  1. Ufa, respirei e voltei. Bem, Camila querida, minha ensinadora de coisa boa, vou discordar em quase tudo mas vou contar duas coisas. Primeiro: BH é hoje uma cidade modelo em vários setores sociais, de apoio à mulher, de luta anti homofobica, de valorização do ensino, dentre inúmeras. Para quem acompanhou de perto é muito claro que esse avanço ocorreu exatamente nos governos esquerdistas da época do patrus e Pimentel. Quase morro de tristeza quando vi o resultado da eleição desse ano, uma lastima.
    Segundo: São Paulo, o maior estado brasileiro em riqueza é hj um dos mais atrasados em educação, saúde, meio ambiente e políticas sociais. 24 anos de governo direitista.
    Beijos!

    ResponderExcluir