quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Merenda Escolar Saudável

Imagem retirada do Google Imagens

As crianças de hoje serão o futuro de amanhã: as pessoas adoram repetir esta frase, mas muitas vezes parecem que não absorvem de verdade o seu significado. Infelizmente o hábito das refeições em casa está ficando cada vez mais raro. Mães e pais trabalhando fora de casa tendem a delegar itens, que deveriam fazer parte da educação doméstica, para as escolas. Só que estas escolas são regidas por interesses econômicos e em muitos casos estão pouco preocupadas com a qualidade alimentar dos seus alunos, dentre outras coisas.

Pais que trabalham o dia inteiro, quase não encontram seus filhos e quando encontram, normalmente estão cansados demais para sair para passear, brincar e até conversar... O máximo da reunião familiar que ocorre hoje em frente à televisão! Nas grandes cidades, os altos valores dos imóveis, tem feito dos lares, espaços cada vez mais restritos. As ruas são perigosas demais e área de lazer em condomínios privados é item de luxo neste país. A consequência disso é uma geração de crianças que ao invés de correrem e brincarem em espaços amplos, acabam trocando as bolas e as bicicletas do passado, por brinquedos eletrônicos, computadores e televisão. 

Estes jovens são bombardeados por campanhas publicitárias, cada vez mais voltadas ao público infanto- juvenil, que faz com que acreditem que para serem "legais" precisam tomar refrigerantes e comer hambúrgueres. A moda é não ser saudável! Os pais, por sua vez, compensam a ausência deles oferecendo guloseimas aos filhos e dando graças a Deus que descongelar uma pizza no micro-ondas é bem menos trabalhoso do que preparar uma refeição completa e saudável... Afinal de contas, trabalham muito e quando chegam em casa, querem descanso! 

Esta mentalidade da lei do menor esforço, excesso de praticidade, dos alimentos industrializados cada vez mais baratos e da falta de critério no item educação alimentar nas escolas, juntamente com o sedentarismo infantil, tem resultado numa geração de crianças cada vez mais obesas, viciadas em açúcar, com diabetes tipo II, cânceres e diversas outras patologias precocemente. 

Não adianta reclamar do sistema e achar que a solução vai vir de fora. Ter filho dá trabalho, eleva os custos da família e todo pai deveria se conscientizar disso antes de colocar uma criança no mundo. Não quero dizer que ninguém precise deixar de trabalhar, mas que pelo menos assumam uma atitude mais participativa nas escolas, já que delegaram a elas a educação dos seus filhos. Devem principalmente procurar se informar das normas que regem os centros educacionais, bem como das leis governamentais relativas às responsabilidades escolares. Outra prática fundamental é a promoção de reuniões entre pais e professores. Só assim poderão estar a par do que acontece nas escolas, alavancando mudanças!

Muita gente não sabe, mas já está em vigor em alguns estados/municípios a Lei da Merenda Escolar Saudável. Ela proíbe que as escolas ofereçam lanches fritos, refrigerantes, doces, balas e bombons aos alunos. Obviamente, ainda não está sendo seguida por todas as escolas e só será quando houver pressão por parte dos pais. 

Abaixo algumas matérias e projetos interessantes, relacionados ao tema. Espero que sirvam de inspiração para conscientização deste tema tão importante que é a educação alimentar da nova geração. Boa sorte! =)


Refrigerante é Banido da Merenda Escolar - matéria publicada em 17 de julho de 2009 no site do FNDE
Merenda orgânica promove qualidade de vida... - matéria publicada em 9 de novembro de 2005 no site do FNDE
Merenda saudável sancionado projeto de lei - matéria publicada no site do Governo de Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário