quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Muito além do peso

Ontem fiz uma análise crítica deste documentário, o que não significa que seja ruim. Não é mesmo!! Conteúdo muito rico e excelente ferramenta educacional para alertar pais e filhos acerca do que realmente está contido dentro das lindas embalagens de produtos industrializados...

Não é de hoje que falo sobre isso: o perigo do excesso de sal, gordura, açúcar e aditivos químicos artificiais na comida industrializada. A educação é a melhor solução para a epidemia de obesidade em nosso país. Hoje 1/3 da população brasileira está obesa e junto com o excesso de peso, muitas outras doenças vêm à reboque: pressão alta, colesterol alto, enxaqueca, diabetes, problemas renais, artrite, câncer... Isso sem falar nos problemas psicológicos decorrentes da discriminação.

O sistema de saúde simplesmente não tem como suportar isso, mais um pouquinho e veremos um colapso total acontecer. A prevenção é a melhor ferramenta e esta começa pela boca.

Recomendo que assistam o vídeo postado abaixo com a visão de que se não assumirmos o problema como nosso, ele não será resolvido. Ou seja, não adianta buscar os bodes expiatórios e querer se sair de vítima. A culpa é de cada um de nós quando decidimos comprar um produto desses no supermercado ao invés de optarmos por aquilo que vem da natureza: cereais, leguminosas, frutas, hortaliças, temperos e ingredientes que formam uma verdadeira refeição: digna de prato, garfo, faca e família reunida ao redor da mesa. Lembrando que crianças não têm autonomia financeira e nem doméstica para tomar estas decisões, ou seja, comem aquilo que seus pais compram e oferecem para elas.

Como disse a Ann Cooper, em uma das suas entrevistas que aparecem no documentário: a educação nutricional precisa ser pauta diária na vida das pessoas, pois ela faz parte de todos os dias de nossas vidas. Nada contra a matemática, a literatura, a arte e tudo mais que é ensinado nas escolas... Contudo, não existe nada que seja mais fundamental e imprescindível na vida de qualquer pessoa diariamente do que a alimentação.  A falta de informação da população sobre o tema é assustadora, isso pode ser visto claramente neste documentário. A educação nutricional é uma necessidade extrema, precisamos lutar por isso!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário