quarta-feira, 17 de julho de 2013

Viagem de férias: O Planejamento

Olha quem está de volta!


Depois de viajar por três semanas e ficar todo esse tempo acessando a internet de forma remota, através do celular, confesso que é até estranho sentar na frente de um computador... 


Como viram em meus posts, fiz uma viagem pouco usual recentemente, destino: Equador.


Alguém pode estar se perguntando, por que Equador? Bem, a minha primeira motivação foi um arquipélago no Oceano Pacífico que pertence ao país: Galápagos! Depois, fui pesquisar um pouco sobre o país e achei a ideia bem interessante.

Imagem retirada do Google Imagens


Primeiro passo: escolher a data da viagem. Para isso tinha que conciliar meu período de férias com a passagem de melhor preço (coisa difícil durante essa época do ano: alta estação). Depois de muito pesquisar, acabei optando em viajar pela Copa Airlines, que infelizmente não tem voos saindo de Salvador, então tive que viajar para Recife para pegar o voo. Assim, além dos 16 dias no Equador, tive ainda mais 4 dias em Recife! 


Segundo passo: descobrir a melhor maneira de ir para Galapagos. Fui alertada de que o Equatoriano é bom de pechincha e foi neste momento que começou a parte mais demorada. Passei um mês pesquisando em inúmeras agências equatorianas pacotes diferentes de passeios no arquipélago, associado a pesquisas mais detalhadas sobre a ilha, para entender os melhores roteiros, já que existem muitos!

Para quem se interessa no assunto, abaixo está o trailer do documentário de David Attenborough, gravado em 2012 e lançado este ano. No youtube é possível assistir à versão completa.

No meio deste processo o dólar pipocou e tudo que já era caro, passou a parecer mais caro ainda! A passagem já estava comprada, o jeito era negociar. Definimos como premissas: oito dias no arquipélago num cruzeiro. Existem opções de quatro ou cinco dias e também a opção de ficar hospedado em terra visitando algumas ilhas de barco. Lá eles chamam esse esquema de Island Hopping. Essa opção, entretanto, apesar de ser mais barata, é um pouco mais limitada, pois algumas ilhas são distantes e apenas três delas dispõem de estrutura de acomodação. As demais, só podem ser visitadas com agendamento prévio e acompanhamento de um guia.

A primeira agência que liguei foi um balde de água fria (antes mesmo de comprar a passagem). Disse que os pacotes precisavam ser fechados com seis meses ou um ano de antecedência e me deu uma única opção que me levaria à falência por uns 10 anos de tão cara! Como sou brasileira e não desisto nunca, resolvi enviar e-mails para várias outras agências e os retornos foram ótimos! Inúmeras opções com preços dos mais variados, chegando a orçamentos oito vezes mais baratos do que a sugestão da primeira agência. UFA!

Tem algumas agências que trabalham com o esquema Last Minute (último minuto), no quais os agentes colocam pressão, dizendo que é arriscado perder a vaga, para você fechar logo (principalmente quando é alta estação). Eu resolvi arriscar e fui apertando várias agências, de modo a só fechar meu pacote uma semana antes de viajar. Funciona da seguinte maneira: é desvantagem pros cruzeiros saírem sem 100% da lotação, aí em cima da hora, se tiver sobrando vaga, eles reduzem os preços. Enchi o saco de umas quatro agências diferentes e no fim optei pela que meu deu o melhor atendimento, apesar de não ser o melhor preço. Na hora de fechar, dei um ultimato, disse que tinha conseguido o mesmo barco com outra agência por um preço menor, e ele cobriu a oferta. Demorou, deu um trabalhão, mas valeu a pena. Fechei uns 30% mais barato do que o preço da pesquisa inicial, conseguindo pagar menos no barco do que a opção de Island Hopping, que supostamente é a mais barata de todas!

Existem 95 barcos fazendo passeios pelo arquipélago (essa informação eu só obtive lá) e estes variam absurdamente de preço (e claro, de qualidade). Fiquei com uma opção que me pareceu o melhor custo x benefício, priorizando o roteiro e fiquei muito satisfeita com a escolha!


Imagem do barco que ficamos: Flamingo (retirada do Google Imagens)


O barco que escolhi é um dos menores da ilha, se chama Flamingo e só cabe 10 passageiros. Nada de luxo, mas também nada de perrengue. Tudo super limpo, a tripulação gente boa, os quartos eram suítes para duas pessoas, com banheiro privativo, água morna no chuveiro, espaço para colocar as roupas e acomodar as malas, comida gostosa e o principal, a galera do barco: jovens e aventureiros! Isso é um ponto positivo, pois em barcos grandes, sempre há pessoas mais velhas e as programações precisam atender a todas as idades, então têm bem menos trilhas, quase nada de snorkeling, etc. 


Sobre a agência que contratei, acabei optando pela Last Minute Galapagos Deals, onde fui atendida por um agente chamado Jorge. No fim, enchi tanto o saco dele pedindo descontos que ele fez o menor preço e ainda incluiu dois transfers em Quito, onde o aeroporto fica suuuuuper afastado da cidade.


Outro ponto: fiquei ressabiada de fechar com agências locais, então, durante as minhas pesquisas, liguei para a secretaria de turismo do Equador para saber se eram confiáveis. Já ouvi falar de tanto golpe na internet que fiquei com medo de fazer uma transferência bancária e depois ser uma pegadinha do glu-glu. O atendimento foi ótimo e eficiente, eles têm um setor só para denúncias de golpes de turismo e todas as agências idôneas possuem cadastro lá.


A maioria dos voos da Copa fazem escala no Panamá, de forma que com o fuso horário, saí de Recife 1:40 da madrugada do dia 25 de junho e só cheguei em Quito às 11:40 e o agente já estava esperando com uma plaquinha de identificação... O roteiro inicial da viagem era o seguinte: 3 dias em Quito, 8 dias em Galápagos e no fim, 5 dias de road trip pelo continente. Para a última parte da viagem, nada foi planejado, até porque as pesquisas de Galápagos já tinham sido extensas demais e improvisos fazem parte os melhores roteiros! 


Nos próximos posts falarei os detalhes desta maravilhosa e inesquecível aventura.  Aguardem!!!

P.S.: As ferramentas de edição do blogger hoje estão me enlouquecendo!! Desisto de deixar o texto arrumadinho, está cheio de vontade própria e só quer ficar doidão!! Perdão pela bagunça...

Nenhum comentário:

Postar um comentário