sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

CINCO Metas saudáveis para 2014

Fim de ano é tempo de fazer retrospectivas e projeções daquilo que pretendemos mudar. Eu, dentre outras coisas, estou sempre tentando me tornar uma pessoa mais saudável. Muita gente que convive comigo tem a falsa impressão de que meus hábitos beiram a perfeição, e talvez, ao ser comparada com outras pessoas com práticas nada saudáveis, isso pareça verdadeiro, mas o fato é que estou LONGEEEE da perfeição. Procuro fazer o melhor que está ao meu alcance e a sensação de progresso é o mais importante. Mesmo assim, meu lado guloso é um super desafio cotidiano.

Metas para o ano novo? Sim, várias! Em termos de cuidados com a saúde posso listar algumas:

Imagem retirada do Google Imagens

1) Comer menos. Inúmeros estudos comprovam que a longevidade está intimamente ligada à quantidade de comida que ingerimos. Isso para mim é claro como água, em minha família, as pessoas mais gulosas foram as que faleceram primeiro. As que comem com moderação (apesar de comerem carne, açúcar e alimentos de qualidade nutricional questionável) tendem a viver mais tempo... Isso sem falar nas evidencias científicas baseadas em populações que têm o hábito de comer moderadamente, como os franceses, que se esbaldam nos queijos, doces e vinhos e ainda assim são longevos... Enfim, entre a teoria e a prática existe um abismo e eu sou o exemplo MOR disso, pois sou camilona, ou melhor, comilona!

Imagem retirada do Google Imagens

2) Combater a minha preguiça. Esse é um desafio eterno. Me sinto suuuuuuper bem quando pratico atividades físicas e não tenho a MENOR dúvida quanto a isso. De maneira geral, não me considero uma pessoa sedentária, mas tenho uma tendência ENORME ao sedentarismo. Para mim é sempre mais fisiológico sentar no computador e ler/escrever por uma hora do que levantar da cadeira e fazer uma atividade física por uma hora. Em 2013 consegui nadar durante uns 8 meses do ano, nos outros quatro meses fui contida pela falta de rotina (férias, mudança...) e pelo clima. A rotina é FUNDAMENTAL para a prática regular de atividade física. Quando minha vida está meio bagunçada, sem horários fixos, a primeira coisa que acaba indo pro brejo é o esporte. Com o clima, acontece a mesma coisa: dias de chuva e/ou frio parecem que vem acompanhados de cola que me fazem grudar na cama ou sofá! Então meus desafios para 2014 são: organizar logo a minha rotina (tem mudança vindo aí...) e ser mais forte que a preguicite que acompanha os dias de chuva e/ou frio.

Imagem retirada do Google Imagens

3) Dormir cedo. Acho que na encarnação passada fui uma coruja ou uma vampira. Tenho fortes tendências a trocar o dia pela noite, só que, por outro lado, me sinto muitooooo bem quando consigo dormir cedo, antes das 23:00. Um bom truque para isso é o ambiente. A casa dos meus pais, por exemplo, tem um relógio invertido. Meia noite lá parece meio dia!! Quando fazia faculdade à noite era terrível, pois invariavelmente chegava em casa após as 23:00 e acabava dormindo pra lá de meia noite. Bem, ano que vem não tenho desculpas: longe da casa dos meus pais e estudando pela manhã. Será que consigo criar o hábito de dormir sempre antes das 22:00? A meta foi lançada!

Imagem retirada do Google Imagens

4) Reduzir minha ingestão de bebidas alcoólicas. Na verdade, o que quero mesmo é me tornar uma dessas pessoas (considero super evoluídas) que consegue olhar para bebidas alcoólicas da mesma forma que olho para um pedaço de carne (sem qualquer tipo de desejo)... O motivo é simples: não faz nenhum sentido cuidar tanto da alimentação e beber (principalmente cervejas altamente industrializadas e processas). Pois é, apesar desta consciência, ainda sucumbo aos prazeres do álcool. Sou capaz de frequentar diversos ambientes sociais totalmente sóbria, mas volta e meia enfio o pé na jaca. Os itens 2 e 3 estão intimamente ligados a isso: quanto maior a minha prática esportiva, mais minha vida social se torna saudável e diurna e consequentemente menos boêmia... 

Imagem retirada do Google Imagens

5) Reduzir a ingestão de produtos lácteos. Assim como o item 4, o que quero mesmo é um dia conseguir não salivar com uma tábua de queijos ou uma pizza suculenta. Passei pelo menos os 12 primeiros anos de minha vida sem ingerir NENHUM TIPO de produto lácteo. Lembro perfeitamente que eu DETESTAVA, queijos iogurtes, leite, manteiga, etc... Continuo DETESTANDO leite e manteiga, aprendi a gostar de iogurte (mas não faço a menor questão) e aprendi a amar queijos... O que fazer com a minha genética suíça?? Brincadeiras a parte, esta é uma prova do quão condicionado é o nosso paladar e acredito que da mesma forma que aprendi a gostar, posso aprender a não querer mais comer algo...

E você? Já colocou no papel as suas metas saudáveis para 2014??? Eu não somente coloquei, como estou divulgando os meus pontos mais fracos aqui no blog. Funciona mesmo!! Se essa lista fosse para o início de 2009 certamente o item número 1 seria reduzir a ingestão de açúcar e no entanto ele desapareceu da lista. Não é maravilhoso?? Não vou dizer que NUNCA como doces, mas seguramente passo um mês ou mais sem ingerir NADA contendo açúcar (nem mascavo) e controlei totalmente os impulsos desejosos que tinha no passado. Não foi fácil, mas hoje me sinto vitoriosa e pronta para traçar novas metas!! Manterei um update das minhas conquistas ao longo do ano!!

Beijos e boa sorte na realização das suas metas. Que meu blog continue servindo de inspiração para quem busca incorporar hábitos saudáveis à vida!! Grata por me acompanharem e confiarem em meu trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário