quinta-feira, 17 de abril de 2014

Receita: Sopa de Abóbora com alga nori e sementes de abóbora

Em minha terra natal, Salvador, praticamente não existem estações do ano. Por isso, basta a temperatura ficar abaixo de 18 graus para eu sentir FRIO!! Onde moro atualmente costuma fazer frio (no meu conceito) todas as noites, inclusive no verão! Agora no outono então, estou começando a sofrer antecipadamente só de pensar no inverno... 

Tem coisa melhor do que uma sopinha para aquecer o corpo antes de dormir?? Sempre fui adepta de chá quente e de sopas quentes, desde quando morava no calor eterno... Agora então, são como um bálsamo para o meu corpo friorento de nordestina. 

Uma das minhas sopas prediletas é também super fácil de fazer. Vou compartilhar uma receita com vocês, espero que gostem! =)


Sopa de Abóbora
com alga nori e sementes de abóbora

Ingredientes: 
1 quilo de abóbora (cortar em pedaços médios para facilitar a agilizar o cozimento)
2 folhas de alga nori
2 colheres de sopa de sementes de abóbora
2 colheres de sopa de gengibre ralado

Preparo:
Esta sopa não tem segredo. Pode ser feita com ou sem a casca. Desta vez optei em descascar para ficar laranjinha, outras vezes ela fica esverdeada, pois mantenho a casca (aí coloco outra decoração que destaque melhor em cima do verde...).

Basta cozinhar a abóbora em água com uma pitada de sal até que amoleça. Depois, bater no liquidificador na mesma água do cozimento. Costumo cozinhar com pouca água, assim não corro o risco de a sopa ficar rala demais. Se ficar muito grossa, é só acrescentar mais água (inclusive é uma ótima forma de "limpar" o liquidificador e evitar desperdícios). Devolve para a panela, ajusta o sal para o seu gosto e acrescenta o gengibre ralado. A quantidade fica à critério (vai provando).. Como sou muito acostumada com o ardor do gengibre e adoro, costumo botar bastante!!

O toque final da sopa pode variar. Neste dia eu tostei alga nori (aproxima a folha da chama do fogo levemente e ela vai ficando crocante) e sementes de abóbora (lava numa peneira e depois tosta numa frigideira até ficar bem crocante). Coloquei também um fio de azeite de oliva extra virgem que temperei com alho e uma pimenta defumada chilena que ganhei de presente de aniversário - infelizmente essa parte da receita fica difícil de ser compartilhada, risos!

Pronto, agora é só servir a aproveitar!! 

Rendimento: duas porções  

2 comentários:

  1. Olá Camila! Adorei a receita, mas onde é que consigo achar a alga Nori em Salvador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Esta é uma das algas mais fáceis de encontrar, pois é a mesma utilizada para fazer sushi. Existe uma loja especializada em produtos orientais na ceasinha, encontra em alguns supermercados (na parte de produtos orientais) - na Perini com certeza tem, e no Grão de Arroz (ou Viva o Grão) também!! Boa sorte!!

      Excluir