quinta-feira, 18 de setembro de 2014

O que é uma aula prática de Técnicas Dietéticas

Quem leu meu último texto e não estuda ou nunca estudou nutrição talvez não saiba do que se trata uma aula prática de Técnicas Dietéticas.

Acho que cometi uma pequena injustiça a uma das instituições onde aprendi esta disciplina. Não que ela não tivesse açúcar ou farinha branca em seus preparos. Entretanto, toda a matéria estava voltada à demonstração de Técnicas Dietéticas de forma experimental e não posso deixar de ressaltar o valor disso.

Por exemplo: em determinada aula preparávamos o mesmo mingau: um no micro-ondas, outro com leite, outro só com água, um com açúcar, outro sem açúcar, um com adoçante, outro no fogão. Enfim, eram várias pequenas experiências visando observar a mutação dos alimentos quando submetidos à diferentes preparos e misturas. As porções eram tão mínimas que nada fazia lembrar uma aula de gastronomia, apenas o suficiente para os alunos observarem fisicamente a diferença entre os preparos e provarem, com uma colherzinha de café os resultados para saberem a diferença no sabor, proporcionado por cada técnica utilizada. Cada aula com uma temática diferente, mas sempre seguindo essa linha.

O enfoque não era gastronômico e sim era uma espécie de laboratório, onde diversas técnicas eram ensinadas, como cortes, tempo de cozimento e modos de preparo, como por exemplo, visando reduzir o valor de minerais para uma dieta específica a um paciente renal...

Enfim, gostaria de me retratar publicamente ao professor desta disciplina, dizer que das três vezes que estudei esta matéria, esta foi a que mais me acrescentou em termos de novidades e conteúdos e principalmente parabenizá-lo por suas aulas e metodologia de ensino. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário