quarta-feira, 29 de abril de 2015

Preparação para o parto

Já comentei aqui antes que nasci em parto domiciliar, assim como minha irmã e grande parte dos meus primos. Em minha minha geração, dos 18 primos que tenho, considerando as famílias por parte de mãe e pai, 14 nasceram de parto natural. Sem contar as minhas avós que tiveram 9 partos naturais, até porque no tempo delas era super rara a ocorrência de cesarianas.

Para completar, durante 17 anos, minha mãe deu aula de preparação para o parto natural, com técnicos de yoga e a parte teórica, tendo sido Doula num tempo em que essa palavra era inexistente no vocabulário brasileiro.

Assim, toda essa questão de parto natural, domiciliar e humanizado está longe de ser novidade ou modismo para mim. O contrário sim, apesar da grande popularidade dos nascimentos cesáreos nos últimos anos, sempre soou como algo estranho e pouco familiar. Cresci escutando todo tipo de histórias de partos: na família e de alunas de minha mãe e a escolha por um parto natural foi mais que inevitável.

Quem precisou de um bom preparo psicológico foi o meu marido. Ele, as irmãs, todos os primos e sobrinhos, nasceram de partos cesarianos. Ao contrário de mim, parto natural para ele era algo bem distante da sua realidade. 

Mais de um ano antes de engravidar comecei a fazê-lo estudar o assunto, lendo livros e depoimentos, assistindo a vídeos na internet, e ao documentário: O Renascimento do Parto... Promovi para que conhecesse e conversasse com pessoas próximas com relatos pessoais de partos naturais, além de muitas conversas com a minha mami Doula.

Quando engravidei ele já tinha comprado a ideia 100% e já tinha se tornado o próprio defensor do parto natural.

Durante a gravidez participou de consultas com a obstetra que iria fazer o parto e ainda foi a uma roda de um grupo que se reúne quinzenalmente em Salvador, chamado Coaracy, em um dia em que o tema era: o depoimento dos pais e suas experiências com o parto.

Se você pensa em ter parto natural, o que posso recomendar é isso. Escolha um médico que tenha experiência no assunto (cada dia mais raro); estude; envolva o seu parceiro; faça atividades físicas que ajudem seu corpo a estar bem preparado para o parto...

 Já ouvi dezenas de histórias de pessoas que dizem que sonhavam em ter um parto natural e na hora H não conseguiram. O motivo principal, infelizmente, costuma ser o médico que faz algum tipo de terrorismo e convence a mãe ou de que ela não é capaz ou de que o filho está passando por algum sofrimebro. Em outros casos é a falta de apoio da família ou do próprio marido, gerando estresse e ansiedade... 

Enfim, em muitos casos, não é preciso nada disso e a pessoa consegue ter um parto natural. Entretanto, o que tenho visto é que, na maioria das vezes, o preparo é crucial para que de fato ocorra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário