terça-feira, 22 de setembro de 2015

Pão integral de coco


Uma coisa que adoro é ver outras pessoas cozinhando. Todo mundo tem seus segredos e macetes e observar é uma grande forma de aprender. Sempre ensino Minhas funcionárias a fazer pão, mas desta vez descobri que a minha nova funcionária aqui em Rondonópolis sabia fazer pão. Então perguntei como costumava fazer (até porque quando muda o clima a forma de preparo costuma alterar), adaptei para ingredientes integrais e veganos (ela fazia com leite de vaca, farinha branca e açúcar refinado) acrescentei um bagaço de coco que não existia na receita dela e deu super certo. Vou compartilhar com vocês, espero que gostem!

Ingredientes 
250g de farinha branca
250g de farinha integral
1/2 xícara de coco seco em pedacinhos
250ml de água filtrada quente
1 colher de sopa de fermento biológico (1 pacotinho)
1 colher de chá de sal marinho
1 colher de sopa de mel (melado, malte de arroz ou de cereais...)
2 colheres de sopa de óleo de coco (de girassol, de milho ou de oliva) 

Preparo:
Bate o coco com a água bem quente no liquidificador (não precisa coar). Em seguida mistura o fermento, aguarda fermentar (cresce e borbulha). Enquanto isso mistura as farinhas e o sal. 
Depois que o leite já estiver fermentando acrescenta o mel e o óleo, misturando bem para depois adicionar os ingredientes secos. 
Por fim, mistura tudo com as mãos.
Em uma bancada limpa, espalha um pouco de farinha branca e vai sovando a massa. Sova bastante! Ela precisa ficar firme, solta (sem grudar nas mãos e na bancada) e macia. Se estiver grudando vai botando farinha branca na bancada e sovando até "secar".

Se você mora em um lugar quente, como eu, pode cobrir a massa com um pano e deixar crescer até dobrar de tamanho em cima da bancada. Se mora em um lugar frio, coloca dentro do forno desligado ou de um armário, coberto com um pano e espera crescer. Em lugares quentes leva de 30 minutos a uma hora, em lugares frios pode levar duas horas ou mais.



Depois que a massa dobrar de tamanho, sova novamente e separa a massa em 2 pedaços, colocando-os dentro das formas. Cobre novamente com um pano e aguarda crescer mais uns 15 a 30 minutos (a depender da temperatura de onde more).



Pré aquece o forno na temperatura máxima por 3 a 10min (aqui bastam 3 minutos, em BH sempre deixava 10min). Assa 15 minutos a 230 graus, depois reduz o fogo para 180 graus e assa por mais 20 minutos. 

A foto do resultado final é a primeira do post. Bom apetite!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário