sexta-feira, 18 de março de 2016

A saga do sono: tentando tirar as manadas da madrugada

Quando Gui tinha uns 9 meses, a pediatra me falou que já poderia tirar a mamada da madrugada. Que ele estava se alimentando super bem durante o dia e que estava acordando de madrugada apenas pelo hábito. Entretanto, disse que era mais fácil fazer esse processo com a ajuda do pai, pois o bebê costuma fazer mais manha e chorar muito quando é a mãe...

Tadinho, hoje deixei-o sentadinho enquanto lavava a louça e quando terminei me deparei com essa cena. Isso porque logo antes tinha passado 30 minutos tentando fazê-lo dormir e ele dando escândalos. Botei no berço, mas a soneca, pra variar, não durou mais do que 30 minutos...


Pois bem, desde então procuro o momento ideal e nunca encontro. Meu marido sempre trabalhando muito e eu querendo poupá-lo nas madrugadas. Muitas viagens, mudanças de lá para cá. Enfim, fui empurrando com a barriga, até porque ele sempre acordou para mamar apenas uma vez (por volta das 3 da madrugada) e quando era menor até dava trabalho para voltar para dormir, mas no período em que a pediatra me falou para tirar a mamada da madrugada, estava super tranquilo, ele mamava, pegava no sono rápido, colocava-o no berço e ponto. O processo levava entre 20 e 30 minutos, já estava acostumada.

Só que depois que fez um ano (há um mês) as coisas começaram a mudar. Não sei se foi pelo nascimento de dois dentinhos, mas ele começou a acordar cada vez mais vezes. Foi aí que cometi o erro de trazê-lo para a minha cama de madrugada para amamentá-lo deitada e por duas semanas deixá-lo dormir de 3:00 às 6:00 em nossa cama, por puro cansaço para levá-lo de volta ao berço.

Comentei sobrevoado em outro post. As últimas duas semanas foram fazendo-o reacostimar com o berço. Rolou muito choro nas madrugadas, mas não trouxe-o para a minha cama mais sob hipótese nenhuma (só depois que amanhece, pois ai ele mama e permanece acordado).

Mesmo assim, ele foi acordando cada vez mais vezes até que na segunda-feira desta semana, acordou 4x e eu resolvi dar um basta. Meu marido está numa fase puxada de trabalho então resolvi encarar a missão sozinha. Não está sendo fácil, mas conversando com várias mães, que já passaram pelo mesmo processo, logo ele parará de acordar na madrugada, pois saberá que não terá mais "peito". Assim espero! 

1a. Noite - Acordou 2x e a cada vez demorou 1 hora para dormir sem eu colocar no peito. Somente colo (quando ele estava chorando muito) e quando se acalmava ninando no berço. Muito choro e protesto nesta noite.

2a. Noite - Acordou 2x. Na primeira vez levou uma hora para dormir (bastante choro) e na segunda vez adormeceu em 30 minutos. 

3a. Noite - Acordou 2x. Na primeira dormiu em 10 minutos. Foi lindo! Já na segunda... Passei uma hora e não consegui fazê-lo dormir. Exausta, apelei pro meu marido que conseguiu após mais 30 minutos. Uma hora depois, acordou, já era dia. Estava simplesmente exausta e trouxe para mamar em minha cama. O menino plugou em meu peito que não queria mais soltar. Eu peguei no sono e quando acordei já eram quase 9 da manhã. Tive que tirá-lo do peito e mesmo assim ainda deu uma choradinha.

Nessas noites o maior desafio não está sendo fazê-lo parar de chorar. Ele para de chorar, coloco no berço acordado, ele adormece, mas parece que tem um sensor de presença. Quando tento sair de perto ele desperta. Esse processo se repete várias vezes...

Vamos ver como serão as próximas noites. Pra variar, vou ter que viajar e essas mudanças de ambientes sempre complicam as rotinas (ou tentativas de rotinas).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário