quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Desmistificando Exu

Quando se ouve falar em candomblé a figura de Exu para os leigos geralmente está ligada à idéia de algo demoníaco como uma entidade que deva ser execrada da humanidade. Hoje resolvi dar uma de advogada do “cara” por uma simples questão de empatia com o sujeito...

É dito que diferente dos demais orixás, Exu não tem uma data no calendário, que todos os dias são dele, mas sinceramente tenho sérias desconfianças de que seja ariano (talvez daí venha a minha identificação). Na minha cabeça é um destes questionamentos como se Deus é Brasileiro. Sua força é inegável, notada pelo simples fato ser representante dos 365 dias do ano.

Como não se identificar com Exu? É o orixá que está mais próximo da realidade humana e por tal motivo considerado o Orixá das Causas Materiais. Assim como ocorre no signo de Áries, seu elemento é fogo e suas características todas remetem a uma personalidade forte e intensa.

Então, se você antes o repudiava sem sequer conhecê-lo, sinto lhe dizer, mas Exu está ao seu lado o tempo todo e é melhor querê-lo por perto e como amigo, pois a vida sem ele seria muito vazia.

Exu está na personalidade de quem é crítico e original, em pessoas que não ligam muito para opiniões alheias... Ele é um bom vivant, adepto da lei do menor esforço, melhor amigo das horas de lazer, em suma: o melhor companheiro das baladas. Exu é Yang, é calor humano, quentura, verão, multidão, carnaval, estádio de futebol. Ele está presente no grito de GOL, no namoro, no desejo, na paixão, na gula, na gargalhada, no abraço apertado e nos prazeres mais intensos e instintivos da vida.

Como todo Yang tem seu Yin, com esta figura não podia ser diferente. Rei dos excessos: encontramos Exu também nos vícios, nas substâncias tóxicas, na bagunça, na raiva, na vingança, no ciúme e na preguiça. De fato, estas características não são nada positivas, mas discordo de quem quer resumir Exu a elas. Como força dos extremos, ele está presente no bem e no mal e cabe a cada um de nós saber extrair o melhor dele, afinal até mesmo o poder do livre arbítrio é guiado por Exu: símbolo da ligação entre o que há de mais obscuro e mais claro no ser humano.


3 comentários:

  1. Bem, para começar não sei como você ainda acredita em signos, rsss. vou te passar alguns livros sobre o assunto, aposto que nunca mais você vai comentar sobre isto.
    Gostei como informação e cultura, acho importante conservarmos tradições e história.
    Vou dar apenas mais uma provocada, não consigo ver importancia real em religião nenhuma, sei que sua opinião é diferente, gostaria de conversar depois sobre isto com você. Já leu meu artigo Fé x Razão: http://ligadavirtude.blogspot.com/2009/07/por-um-mundo-mais-tolerante.html
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Carlos, li seu texto e meu comentário ficou tão grande que vou lhe mandar por e-mail. É um tema muito rico para debater.

    Em relação aos signos, orixás, mitos, etc... São apenas símbolos. Nossa sociedade é descrita através deles e por isso a importância de entendê-los e estudá-los, afinal muitas vezes o comportamento humano não passa da repetição de comportamentos arquetípicos presentes na sociedade há milênios e descritos através de símbolos diversos.

    ResponderExcluir
  3. adorei o post! é sempre bom desvendar os dois lados!

    ResponderExcluir