terça-feira, 15 de setembro de 2009

Fé x Religião


A leitura do texto sobre Fé x Razão no blog Liga da Virtude me fez querer discutir outra coisa: Fé x Religião. Em minha percepção são idéias distintas. As pessoas podem não seguir uma determinada religião, mas podem captar os ensinamentos que lhes pareçam mais interessantes em diversas religiões e estabelecer suas próprias doutrinas de viver baseadas no bem.

Infelizmente a religião não seguiu o seu propósito de união, vinda do verbo “religare” do latim. Os seres humanos deturparam a essência da religião quando perceberam nela uma ferramenta de força e poder, utilizando-a de formas negativas. Assim, foram criadas diversas religiões e o que deveria “re-ligar” as pessoas, fez surgir blocos de doutrinas e pensamentos segregados.

Não vou discorrer sobre religião, pois este não é o foco deste texto. O que venho defender aqui é a Fé. Esta é uma das palavras mais fortes e presentes na vida de quem busca a felicidade. Fé pode ser em qualquer coisa... Fé que você vai conseguir correr 42km, fé que vai concluir um trabalho com sucesso, fé que um membro da família vai se curar... A fé não é mais do que acreditar, com bastante força, de que algo que se deseje muito irá de fato ocorrer com sucesso.

Algumas pessoas atribuem a conquista de seus desejos de fé a Deus. Para mim Deus é uma ilustração da força de vontade humana... Quando se diz que a fé move montanhas, nada mais é do que a força do homem focada em algo com muito vigor e desejo.

Adoro ler sobre grandes aventuras humanas e vejo a fé presente nas conquistas de homens que se depararam em situações onde só existiam eles, a natureza (com toda sua força e adversidades), a vontade de sobreviver e superar obstáculos e ninguém para contar. Nesta hora estas pessoas são regidas pela FÉ DA SOBREVIVÊNCIA. Por causa dela, podem ficar dias sem comer e mesmo assim ter forças para superar obstáculos que a ciência não explica.

Poderia dar INÚMEROS exemplos de fé aqui, de experiências pessoais, com amigos e relatos e livros que li. Vou comentar apenas um que, para mim, é uma das estórias mais impressionantes de força humana e fé. Esta é a história de Shackleton. Foi a fé na vida que fez com que ele e sua tripulação completa sobrevivessem, apesar da escassez de comida, abrigos, referências e frio encontrados na Antártida no início do século passado. Recomendo esta leitura, é um exemplo de fé, determinação, coragem e liderança, além do enredo emocionante: A Incrível Viagem de Schackleton.

A fé na cura também é algo impressionante. É lindo ver pessoas reunidas em prol de ajudar a salvar a vida de alguém, seja através de doações, preces, conversas ou sorrisos. Esta energia dividida entre pessoas que amam alguém e desejam o seu bem é um ensinamento genuíno de amor e união através da fé. A fé une pessoas, independente de cor, raça, idade, classe social e religião – esta união vem da idéia comum, pensamentos positivos e ações em prol de ajudar o próximo. É uma pena que muitas pessoas só recorram à fé em momentos de desespero. É justamente nestes momentos, entretanto, que fica clara a idéia de que somos todos iguais e a união de forças é a melhor forma de vencer barreiras, principalmente na luta pela sobrevivência.

O que defendo não é a religião em si e sim a RELIGIOSIDADE, aquela voltada para o bem, que ama o próximo como a si mesmo.Conheço pessoas que vão à missa todos os domingos e, no entanto, adoram uma fofoca e não têm uma postura religiosa na vida. Conheço outras ATÉIAS que negam a existência de Deus e têm uma conduta exemplar de humanidade. Não existe um código que determine se ser religioso ou não faz as pessoas melhores ou piores. Acho que a bondade e o amor estão no coração de cada um. Cabe a cada pessoa expressar isso como sentir que é melhor. A religião pode servir apenas como ferramenta para uns... Cada um tem seu meio, não julgo nenhum.

Gilberto Gil: Andar com Fé





Nenhum comentário:

Postar um comentário