sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Felicidade

O tema da Felicidade é recorrente em todo o mundo. Quantos livros encontramos sobre formulas da felicidade nas livrarias? Eu pessoalmente não acredito em fórmula para a felicidade. Cada um tem seu jeito de ser feliz, que normalmente pode ser adaptável a várias realidades...



Esta tarde trabalhei na varanda de minha casa, sentindo uma brisa do vento e escutando o canto dos passarinhos... Isso para mim é felicidade.



Felicidade também é morar em uma cidade com pouca variação de temperatura, ter basicamente o mesmo guarda-roupa o ano inteiro e poder freqüentar a praia e o clube no inverno como se fosse verão.



Felicidade é ter amigos para ir ao shopping, teatro, cinema, museu, buteco, restaurante chique ou espelunca, pedalar, jogar cartas, discutir um tema, um livro ou filme. É simplesmente se divertir por estar bem acompanhado onde quer que seja.



Felicidade aqui no Brasil é não ter que fazer faxina nem lavar roupa, encontrar tudo limpinho e pensar que está dando uma oportunidade de trabalho para alguém que precisa. Felicidade na Europa é fazer faxina escutando uma musica animada e pensar que em compensação pode andar pela rua de madrugada sem medo de ser assaltada.



Felicidade no Brasil é poder andar em um carro com ar condicionado e chegar não-suada e segura nos lugares e em compensação ter que pagar gasolina, seguro, IPVA, manobristas e estacionamentos. Felicidade na Europa é ir a pé ou de transporte público para os lugares porque carro é barato mas não tem onde estacionar...



Felicidade no Brasil é estar impecável com unhas, depilação e sobrancelhas feitas. Felicidade na Europa é fazer de “fazer as unhas” uma programação divertida entre amigas, entremeadas de papos e cervejinha sem deixar borrar nada!! Felicidade na Europa é não fazer nada disso e nem se preocupar, lá ninguém ta nem aí pra nada mesmo...



Felicidade no Brasil é sair e se sentir em casa, escutar seu idioma por todas as partes e sempre encontrar um conhecido ou amigo de conhecido onde quer que se vá... Felicidade na Europa é o anonimato gostoso de ser gringa, sair sem dever nada para ninguém, raramente encontrando alguém conhecido...



É tão fácil ser feliz. Para muitos algumas coisas que enumerei são tão básicas que nem conseguem ver como motivos para se sentirem felizes. São pessoas que relacionam dinheiro à felicidade e crêem que precisam de coisas tão surreais para serem felizes que não conseguem se satisfazer com o básico do conforto. Precisam trocar de carro todo ano, comprar roupas novas a cada estação, freqüentar os lugares da moda, fazer viagens caras e viver num ciclo capitalista vicioso. Estas pessoas são aquelas que se queixam por tão pouco, que encontram problema em tudo enchendo os consultórios dos terapeutas com depressão.



Se dinheiro comprasse felicidade a Suíça não seria campeã em suicídios e o povo brasileiro não andaria sorrindo a toa por ver um gol de seu time na televisão, por poder ir à praia ao domingo, por fazer um sambinha na laje e jogar uma peladinha em um campo abandonado. Felicidade é a decisão de querer aproveitar o melhor que a vida pode oferecer dentro de sua própria realidade. Sejamos todos felizes!

http://www.youtube.com/watch?v=_mQHr8bAojU

5 comentários:

  1. Felicidade é ter uma amiga como vc, guapíssima!!!
    .
    .
    ah! e uma observação importante: eu moro no Rio mas me identifiquei nas felicidades européias!haha
    Sair no anonimato é uma das melhores coisas do mundo, poder usar o transporte público durante a madrugada é gênial! ;)

    Tenho precisado de fatos simples pra completar minha felicidade, mas seu tiver que resumir seria: o caminho em busca do meu sonho. Me sentir percorrendo esse caminho me faz transbordar de felicidade!

    Beijo em vc e no padeiro, lógico! ;*

    ResponderExcluir
  2. "Quando procuro o que há de fundamental em mim, é o gosto da felicidade que encontro."

    Alberto Camus

    ResponderExcluir
  3. Linda!!!! Esse Rio tá te fazendo um bem enorme... Usei a Europa como analogia pois foi minha maior experiencia fora de ssa, mas sei que não preciso ir tão longe para outras experiencias parecidas... Como diz vc: GENIO!!

    Beijos guapissima do meu coração!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Felicidade é ter sua amizade !

    É sair pra pedalar com vc e suas amigas, é particpar da copa buraqueira... hahaha, é saber que nesse momento vc tá feliz ! Gostosuras ou travessuras ?? Acho que agora...travessuras!! Yeahh!!

    "Felicidade é um estado de espirito"

    ResponderExcluir