terça-feira, 15 de setembro de 2009

O papel da família nas sociedades modernas

O que sua família representa para você? Seus pais e irmãos são seus melhores amigos, ou prefere recorrer a outras pessoas?

Família é uma coisa interessante, somos colocados no mundo para conviver com pessoas que não escolhemos e ao mesmo tempo são essas mesmas pessoas que amamos antes mesmo de existir. O amor incondicional dentro de uma família é algo natural e ao mesmo tempo louco pela forma espontânea como ocorre.

Existem também relações conturbadas em família que uma visão espírita explicaria como algo cármico, como missões não resolvidas de vidas passadas entre pessoas que retornam em outras vidas no mesmo núcleo familiar para passar por provações. Não gosto muito de discutir este tema de vidas passadas, pois, acredito que se tivéssemos que lembrar o que ocorreu (se é que ocorreu) em outras vidas ou saber o que acontecerá quando morrermos, saberíamos. No entanto, não sabemos e por isso acho que já temos acesso há muitas coisas concretas na vida para ficar elucubrando sobre o abstrato.

Penso que relações conflitantes, sejam em família, com amigos ou no trabalho, servem como oportunidades para o crescimento pessoal de cada um. Em um lar é uma ótima chance de estabelecer limites e acentuar o respeito ao próximo.

Nas sociedades modernas, entretanto, as famílias convivem cada vez menos. O feminismo tirou a mulher de casa, agora ela trabalha o dia inteiro. O papel do pai sempre foi o de provedor e a idéia do homem fora de casa já faz parte do inconsciente coletivo no contexto familiar. As comidas estão cada vez mais práticas e as refeições (quando ocorrem) também. O papel da dona de casa foi tão massacrado como uma tarefa acéfala, que está deixando de existir nos lares o principal elo entre os seus membros, a pessoa que promove refeições com cuidado e critério, cuidando do cardápio, da organização dos espaços, estando sempre a par da educação dos filhos nos mínimos detalhes...

A geração “fast food” se transformou na geração “fast life”, pois hoje não só a comida precisa ser rápida e sim todo o cotidiano. Hoje não há tempo de selecionar frutas para um suco, toma-se refrigerante, não há tempo de orientar filhos a praticarem esportes (e os apartamentos estão tão pequenos que não há sequer espaço para uma criança correr e brincar), não há tempo de se tomar a lição de casa, de saber quem são os coleguinhas da escola, se quer de dialogar. As famílias estão vivendo no automático, muitas vezes com os pais provendo infinitas necessidades materiais em detrimento (como forma de compensação muitas vezes) da atenção aos filhos que está cada vez mais escassa.

Quando pensamos na estrutura física dos lares das classes mais abastadas, vemos que hoje a tendência é que cada filho tenha sua suíte, já não se dividem quartos, quiçá banheiros como antigamente. Os dormitórios estão cada vez mais equipados com computadores, televisores, DVDs, vídeo games, aparelhos de som, frigobares... Ninguém precisa negociar o canal assistido na TV ou o uso do computador e do DVD, se quer sair do quarto. Tudo isso me leva a crer que as famílias mais simples, que não podem ter tanta segregação de espaços e equipamentos são as que terão as maiores chances de serem harmoniosas, felizes e coesas.

Vejo que os avanços tecnológicos aliados à pessoas com melhores poderes aquisitivos, estão criando uma nova geração cada vez mais individualista, egocêntrica e intolerante, com pessoas que desde a infância são acostumadas a não dividir sequer espaços, quiçá objetos. Como poderão viver em sociedade, trabalhar em equipe ou formar uma família no futuro? Os divórcios têm sido cada vez mais frequentes, na geração dos meus pais ainda vejo uma maioria de pais casados (porque sou caçula), mas tenho observado que na geração de pessoas a partir de 10 anos a menos que eu o normal tem sido filhos com pais separados.

Toda esta “evolução” da humanidade está levando à modernização ao extremo das famílias, onde, pelo andar da carruagem, raras serão as famílias no futuro e comuns serão as produções independentes... Haja psicólogo no mundo para cuidar de tanta gente sem referência!
Família: http://www.youtube.com/watch?v=NME3l2MvpnM

6 comentários:

  1. Temos posições bem divergentes quanto a este assunto, não consigo ver a familia algo positivo, vejo a causa da maioria dos problemas humanos começando justamente na familia. Somos obrigados a gostar e conviver com pessoas totalmente diferente apenas porque temos o mesmo sangue.
    Pessoas devem conviver por terem afinidade e gostarem da presença uma da outra.
    Os primeiros ser humanos não viviam em família durante muito tempo, viviam em comunidades e não eram obrigados a cuidar ou conviver com filhos e esposas o tempo todo.
    Acho que o fim da familia seria muito bom ao ser humano, familia não é referência para mim, a referência deve ser o próprio ser humano.

    ResponderExcluir
  2. Carlos, não conheço a sua família e não quero entrar neste mérito... Acho que nós somos frutos de nossas referências e como a minha família sempre representou suporte, amizade, cumplicidade, amor, carinho, cuidado, atenção - ou seja - simbolos dos melhores sentimentos da vida, não posso pensar de outra forma sobre a sua importância. Acho que se as pessoas começassem a praticar a tolerância, paciencia e respeito dentro de casa os problemas fora dela seriam menores - ou seja, temos realmente visões opostas neste tema...

    ResponderExcluir
  3. Não acho que somos frutos de nossas referencias,somos frutos daquilo que construimos ao longo de nossa vida, de nossas experiências, e que podem ser muito diferente de nossas referencias familiares. Quando falei que familia não é minha referencia não estava me referindo a minha, estava falando no genérico, quando discuto qualquer assunto procuro sempre trabalhar no geral, nunca no específico.
    Seria uma limitação muito grande termos família como referência, a vida é muito maior que isto, o mundo vai muito além dela, precisamos, isto sim, enxergar o mundo de cima.
    Temos realmente visões muitoooooooooooo diferentes.
    Ah, já que falou no específico, não tenho problemas em minha familía, são todos saudades e contentes, rs.

    ResponderExcluir
  4. Camila, outra coisa, religião, política e familia são assuntos que tiram as pessoas do sério.
    Para mim são assuntos como outro qualquer, desculpe se te irritei de alguma forma.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Me irritar?? Tá difícil... rsrsrsrs!!

    Não quis colocar o relacionamento seu com sua familia em xeque (por isso que disse que não queria entrar nesse mérito). Mas acredito que referências pessoais são exemplos de vida mais fortes do que qualquer coisa que a gente estude em um livro...

    Dizem que uma imagem vale por mil palavras, eu acredito que um momento vale por mil imagens... Logo minha experiencia pessoal com o tema familia, amor, religião, fé e outras coisas abtratas valem MIL ao QUADRADO vezes mais do que qualquer teoria que queiram me convencer.

    Minha forma de viver a vida é experimentando ela e não estudando ela...

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Eu gostaria de ter tido uma estrutura familiar diferente!!! Hj n julgo mais meus pais....entendo o q passaram e q se me criaram assim eh pq foi o maximo q poderiam ter feito!!! Amo meus pais....mas eh como se n tivesse tido pais...como se so tivesse tido irmaos, pq foi assim q eles me criaram... n sei se por terem sido tao jovens...estavam os dois na faculdade.... e antigamente tudo era um ideal, lutavam por uma causa, existia o Comunismo e toda a questao de luta de classes... meus pais eram ativistas.... fui criada no movimento...logo n tive uma base familiar c hierarquia.... n recorro a minha mae p quase nada, pq sinto como se fosse uma irma mais nova...meu pai nem se fala...um eterno sonhador!!!! Por isso n sinto aquele aconchego, aquela porto seguro, aquela segurança qnd falo em minha familia.... na verdade sinto falta do q nunca tive!!!! sinto falta de uma estrutura!!!!de limites... Diante disso dou tanto valor a familia q agora estou criando... e concordo plenamente c suas palavras irma gemea!!!! já havia falado sobre o fato da mulher moderna...da mulher fora de casa, da rede globo criando nossos filhos e os tornando pessoas c critérios e valores invertidos!!!!Enfim esse tema eh tao gostoso e tao vasto q realmente da vontade de ficar o dia todo transcorrendo sobre o assunto.... bjssssssss Lara Caribé.

    ResponderExcluir