terça-feira, 15 de setembro de 2009

Razão X Emoção

A discussão entre Fé X Religião do último texto que foi postado previamente no Blog da Liga da Virtude gerou uma pequena polêmica que levou o tema para outro tema: Razão x Emoção.


Acho que já deu para perceber pelo tom de meus textos que sou uma pessoa essencialmente guiada pela emoção. Obviamente que todo mundo precisa ter um lado racional, ele é o nosso alicerce, o que mantém nossas raízes fincadas no solo.

Mas o que seriam das arvores se apenas tivessem raízes? A beleza delas está justamente no exterior, no tronco, folhas e frutos... É isso que ocorre com a nossa emoção é o que nos torna belos, o que nos faz expandir, sonhar e sorrir.

Estas duas realidades provocam uma guerra interna de dois mundos opostos, como se um anjinho e um diabinho vivessem em um duelo eterno. O diabinho que ir para festa, curtir a vida, avisa que ela é passageira e que não há tempo a perder. O anjinho tem referencias de pessoas bem sucedidas, trabalhadoras, focadas... Fazer uma conciliação de idéias destes dois personagens é muitas vezes uma tarefa árdua.

Volto à idéia do equilíbrio. A diversão eterna não tem o menor sentido, o ser humano precisa criar referências na vida, seja através de uma pesquisa, da publicação de um livro, da educação de um filho ou da execução de um projeto. É o misto de emoção (sonho de realizar) com razão (força de vontade para não desistir nas etapas difíceis) que faz com que se concretizem as idéias. Um fator muito importante no processo é sempre permear as tarefas chatas cotidianas com outras prazerosas, assim uma completa a outra.

Por fim, acho que elas são complementares, agir de forma é 100% racional é sempre muito sofrido, pois para isso é preciso abrir mão dos maiores desejos humanos que vem do lado emocional. Por outro ângulo, quando nos deixamos guiar 100% pela emoção as vezes cometemos excessos que podem vir a ser muito perigosos e trazer conseqüências danosas. Portanto, eu fico em cima do muro nesta questão.

3 comentários:

  1. Camila, radicalizo as vezes para demonstrar uma outra visão das coisas, não necessariamente acredito nisto ou naquilo, não me considero uma pessoa com verdades consolidadas, mudo o tempo todo de opinião, porém de maneira geral minha vida é regida pela razão. Partindo deste pressuposto, gostaria que você desse uma olhada neste texto abaixo, acho que você não leu, pois senão estaria revoltada com o que escrevi.
    Mas leia de maneira mais racional, pensando realmente nas mudanças sociais que estão ocorrendo e que serão fruto de uma nova ordem social.
    http://ligadavirtude.blogspot.com/2009/07/o-fim-da-familia.html
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Lido e comentado em seu blog. Sem revoltas...

    ResponderExcluir
  3. Esse blog tem vontade própria no que diz respeito à espaçamento entre parágrafos... Vai entender!! O problema deve estar entre a cadeira e o computador, rsrsrs...

    ResponderExcluir