domingo, 11 de outubro de 2009

A Jornada da Vida

O que é a perseverança? Para uns é lutar até o fim e alcançar algo desejado. É isto mesmo! Mas como? Lutar por algo com um caminho simples é fácil. E aquela luta difícil? Aquela que te faz querer desistir a cada passo? Como não desistir? Como perseverar em uma jornada tão difícil e sofrida?


Um bom começo é pensar na recompensa. Na vida, as melhores coisas são frutos de grandes esforços. Saber que o que se possui é resultado de um trabalho árduo é em si uma grande gratificação.

Outro caminho é pensar naqueles que nos rodeiam. As pessoas que depositam confiança na gente e que de alguma forma possuem expectativas de algum retorno. Um pai que paga a escola para o filho, um patrão que cede uma vaga de emprego...

No momento de um aprendizado, existe sempre alguém se doando para ensinar, gratidão a quem tira o melhor de si e passa adiante. Gratidão por um corpo saudável, pela capacidade física de poder andar, se movimentar e assim ajudar quem não pode. A soma das capacidades individuais anula as limitações alheias.

Gratidão à inteligência. Em poder e saber ler e escrever. Em ter a possibilidade de desfrutar de tudo que o mundo oferece: os livros, ter acesso a pessoas sábias e amigas, e ainda, o poder benéfico da palavra. A possibilidade de transmitir o bem, de poder ajudar, alegrar com um simples gesto ou palavras.

Temos todas as ferramentas e o livre arbítrio de agir para o bem ou para o mal. Temos todos os motivos para FAZER o bem. Basta querer! Querer ser feliz, ir até o final, saber que a vitória existe e que deve ser alcançada. Lutar contra o negativo, contra o que te puxa para baixo e por algum motivo te faz acreditar que algo não é possível.

Nada é impossível quando se quer. O céu é o limite, temos que alcançá-lo. Temos que saber, porém, que nada na vida vem de graça e que sempre encontraremos barreiras, cada vez mais altas. A cada uma que escalamos, a sensação de vitória nos dará forças para lutar mais, pelo simples fato de sabermos que somos capazes e fazemos nossos momentos, nossas vidas, nossas escolhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário