quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A Melhor Forma

Esse retorno do país das maravilhas andou me tirando até a criatividade para escrever...

Saudades de meus momentos de inspiração. É tão ruim olhar pro blog, querer escrever e não vir nada na cabeça... Por isso resolvi simplesmente começar e lá veio uma idéia: é sempre assim, como tudo na vida, os processos só ocorrem quando iniciados.

Pois bem, vou escrever sobre o processo criativo hoje.

Acredito que todos somos criativos de uma forma ou de outra, porém a criatividade é algo que precisa ser exercitada. Nossos músculos não crescem sem exercícios e com nosso cérebro não podia ser diferente.

Todo trabalho exige criatividade. Quando na escola, para elaborar uma capa legal, ou inovar numa apresentação. Levamos isso para a vida, seja trabalhando em empresas e trazendo soluções rápidas em horas de aperto ou simplesmente tendo um “click” no dia-a-dia.

Existem trabalhos que exercitam ainda mais a criatividade, é como se fosse uma musculação de hipertrofia e não de condicionamento físico para o cérebro. Colocaria todos os trabalhos artísticos nesse meio, incluindo publicidade e arquitetura. Não podemos esquecer os professores, pessoas que passam as mesmas informações ano após ano, sempre com idéias para inovar e manter as turmas entusiasmadas. Os métodos são inúmeros e inusitados.

Acho que a melhor forma de criatividade é aquela que ocorre espontaneamente. Quando vira obrigação perde grande parte da sensação de serendipia. Falando nessa palavra, que sensação boa que ela transmite quando ocorre, hein? Mesmo em processos criativos obrigatórios (quando criamos algo para um cliente, correndo por causa de prazo, preço e outras limitações), quando o “click” bate é inexplicavelmente gostoso.

Como diriam os Titãs (mais uma vez falando deles): “As idéias estão no chão, você tropeça e acha a solução.” É isso aí, o meu viva ao processo criativo, que todos nós consigamos sempre inovar com boas idéias, seja em casa, no trabalho, nos relacionamentos, chegando ao clímax da criatividade que chamo de SERENDIPITY. (Aprendi a palavra em inglês primeiro, por isso acho que soa muito melhor do que em nosso idioma...)

http://www.youtube.com/watch?v=tfV3z4yu8hc

Nenhum comentário:

Postar um comentário