terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Preguiça


Ontem escrevi sobre minha relação com a Gula, hoje vou escrever sobre a preguiça.



Na verdade, acho que uma coisa está intimamente ligada à outra, através daquele tripé saudável que comentei ontem. Quando estamos com um estilo de vida muito sedentário ficamos mais propensos a chutar o balde e desleixar também nos cuidados alimentares.



Pelo menos para mim funciona assim, quando estou com um ritmo todo certinho de malhação, penso duas vezes antes de me afundar em comida, porque estou vivenciando diariamente o sacrifício que é me livrar de algumas calorias que posso ingerir em minutos e colocar tudo a perder. O mesmo ocorre quando estou em um treino aeróbico regular, sei que se durmo mal ou bebo, no dia seguinte meu rendimento já não é o mesmo. Assim, uma prática de vida saudável, puxa a outra.



Minha relação com a preguiça também sofreu alterações com a puberdade, em menor grau do que no caso da gula, pois sempre pratiquei esportes regularmente. A maior diferença se deu no fato de perceber que sempre preciso fazer uma atividade aeróbica, visando queima calórica e às vezes é chato, pois em alguns momentos ao invés de estar correndo ou nadando, preferia poder praticar Ioga ou Pilates e infelizmente não há tempo para fazer tudo, tenho que optar por uma coisa ou outra e no combate contra as calorias não há opção e sim obrigação.



Às vezes é muito difícil depois de um dia cansativo de trabalho sair para correr ou nadar, tem horas que a vontade é de chegar a casa, tomar um banho e ficar deitada, lendo, relaxando o corpo. Mesmo assim, apesar deste instinto preguiçoso devido ao cansaço cotidiano, vencidos os primeiros minutos de inércia o resultado é sempre gratificante. Parece que depois que embala, não dá vontade de parar, o sangue começa a circular melhor pelo corpo e a sensação de bem estar é imediata.



Com o tempo, a prática de esportes se torna um vício e um dia sem malhar dá a sensação de que está faltando alguma coisa tão importante como comer ou tomar banho. Além disso, preguiça provoca mais preguiça e a vida sedentária parece que anda em câmera lenta, com pouca disposição e ânimo. Tem gente que diz que não malha porque não tem tempo, se essas pessoas malhassem veriam que as horas se tornam muito mais produtivas e que a hora gasta na verdade é uma hora ganha em disposição e saúde.

Vídeos: Pra matar as saudades: Jr. com 7 anos e Sandy com 9, cantando Bicho Preguiça - que coisa mais fofa!! Sucesso merecido dessa dupla tão talentosa. O segundo vídeo é um pouquinho mais moderno, já colorido, porém não menos fofo!! http://www.youtube.com/watch?v=z7c8UvKOXUU
http://www.youtube.com/watch?v=AnGulNLKrPU&feature=related


Nenhum comentário:

Postar um comentário