quinta-feira, 15 de abril de 2010

Projeção X Realidade


Até que ponto aquilo que alguém considera verdade é de fato uma realidade ou uma mera projeção pessoal do indivíduo?

Você conhece seus pais, seus amigos, seu cônjuge ou eles representam aquilo que você imagina que eles sejam?

Em todas as relações, há projeções e a descoberta das diversas facetas das personalidades daqueles que nos cercam muitas vezes trazem com elas grandes surpresas e decepções. Decepção com quem?

Partindo-se do pressuposto que as pessoas representam aquilo que projetamos sobre elas, essas decepções só ocorrem conosco, pois quando o véu que cai o sobre a nossa percepção das pessoas, elas continuam sendo o que sempre foram, apenas que antes nossas projeções nos cegavam e víamos aquilo que gostaríamos crer que fosse verdade.

Lidar com isso é um tanto complicado, pois uma vez que qualquer expectativa criada acerca de alguém é desmoronada, nos sentimos traídos, quando a traição nada mais é do que um conflito interno pessoal de aceitação de fatos.

Creio que com o decorrer do tempo, vai sendo mais fácil assimilar que as pessoas são o que são e estas ditas decepções decorrentes de projeções que se tornam diferentes da realidade vão sendo menos dolorosas. Entretanto, penso que todo ser humano, independente da idade, está suscetível a cair na cilada das projeções, uma vez que vivemos em um mundo com inúmeras desigualdades e a busca por referências é uma constante inconsciente. Por isso, quando encontramos alguém que parece compartilhar valores e idéias é muito difícil separar a projeção da realidade. Também acredito que um mundo sem projeções é um mundo sem amor, sem encantamento, sem credulidade, em suma, um mundo frio.

Logo, o mais importante é saber lidar com essas projeções, identificá-las quando ocorrerem, sem grandes cobranças a si ou ao próximo, praticando o respeito às diversidades, evitando maiores sofrimentos. Afinal, não há a quem culpar, pois não é possível estabelecer um referencial de certo ou errado para crucificar determinada atitude que venha a ferir determinado ideal. Além disso, o ser que sofre a projeção não tem nenhuma responsabilidade sobre aquilo que foi imaginado sobre ele.

2 comentários:

  1. Oi Camila!
    Já tinha vindo parar no seu blog por acaso algumas vezes. O nome é inesquecível, e a sensação do beijo no padeiro eu conheço bem, apesar de infelizmente não sentir todos os dias, rs.
    Acabei de ler seu post sobre os voôs da Ryanair, que eu não conhecia, mas adorei a matéria e achei o vídeo hilário. Tuítei ele no meu twitter @euVouSozinha, mas não vi no seu site se você tem uma conta no Twitter também.
    De qualquer forma, já está nos meus favoritos!
    Abraço!
    Isabella

    ResponderExcluir
  2. Olá!!! É Isabella Freire?? É que o sobrenome não está aparecendo aqui...
    Bem, primeiro obrigada pela visita e pelo apoio ao blog. Não, não tenho Twitter... Muita coisa nessa net: orkut, facebook, blog, e-mail... haja tempo!! risos!!!
    Vocês nunca mais apareceram por aqui e nem eu por aí, né?? Como vão todos?? Espero que ótimos!! Saudadesss!!

    P.S.: Engraçado, sonhei com vocês esses dias, que estavam com 4 filhas, uma caçulinha linda e loirinha dos olhos azuis chamada Patricia!! Vem mais prima por aí??

    Beijossss

    ResponderExcluir