sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sexta-feira 13



Hoje é sexta-feira 13 e por isso vou dedicar meu post a esta superstição.

Falando em numerologia: o número treze é considerado um sinal de infortúnio, irregular e segue o doze que na seqüência numérica representa justamente o contrário, atrelado a símbolos fortes como os meses do ano, os signos do zodíaco e os apóstolos de Jesus. O número treze carrega uma tradição de má sorte desde 1700a.C., quando a cláusula nº13 foi excluída das 282 clausuras que contem o Código de Hamurabi. Como este, são incontáveis os relatos de triscaidecafobia.

A sexta-feira, por sua vez, é considerada o dia da semana do azar por ter sido neste dia que ocorreu fatos como a morte de cristo, o grande dilúvio bíblico e certamente encontraremos muitos outros se formos nos debruçar em fatos históricos. Assim, uniram-se os dois e foi formado o dia simbólico das trevas.

O pavor de dias como o de hoje é tão enraizado que existem dois termos que o denominam especificamente: parascavedectriafobia ou frigatriscaidecafobia.
Eu prefiro pensar nisso como superstição. Sempre que quisermos comprovar algo negativamente procuraremos fatos que reforcem esta teoria e vice-versa.

Sexta-feira: Dia do azar? Não depois que o calendário laboral foi criado...
Zezé de Camargo e Luciano no Hino à Sexta-feira: http://www.youtube.com/watch?v=xAIRJutfuls

Um comentário:

  1. Xará, muuuito obrigada pela visita no meu blog! E adorei o seu também, principalmente esse último post. Acho que a gente tem de fato uma tendência em arranjar desculpas pra esses dias azarados, atribuindo qualquer coisa ruim que aconteça a um número.
    Passe lá mais vezes e vamos marcar nosso Iate (assim que o sol resolver aparecer).
    Beijos

    ResponderExcluir