sábado, 18 de setembro de 2010

Relembrando os Sete Postulados



Em novembro do ano passado, postei um texto onde expliquei um pouco em que se baseia o princípio da Ordem do Universo e alguns conceitos básicos que norteiam a filosofia macrobiótica. Para mim sempre foram conceitos bastante simples, somente ontem, pude perceber que para quem não cresceu com isso não são tão simples assim. Por isso resolvi explicá-los brevemente deixando o resto por conta da imaginação de vocês, afinal, os exemplos são sempre infinitos.

http://beijonopadeiro.blogspot.com/2009/11/yin-e-yang-alguns-conceitos-basicos.html

1) Tudo é uma diferenciação de uma única infinidade
Nada no universo é igual, mas tudo integra o universo. Logo, cada coisa é uma diferenciação do infinito.

2) Tudo muda.
Nada é constante, o tempo passa, nunca para, e cada instante promove algo novo. Os ciclos existem, mas sempre se manifestam de formas diferentes. Por exemplo: todos os dias temos Dia e Noite, mas nenhum dia é igual ao outro, assim como nenhuma noite.

3) Todos os antagonismos são complementares.
Essa é a idéia do Yin e Yang. Sal desidrata, pede água que hidrata. A escuridão clama por clareza e o excesso de luz pede escuridão (benditos óculos de sol!)...

4) Nada é idêntico.
Nem gêmeos identicos, nem um lado e outro de nosso corpo, nem um clone...

5) Tudo que tem uma frente tem um dorso
Tudo na vida trás consequencias... Doces podem ser maravilhosos, mas engordam, dão cáries, diabetes. Alcool pode trazer euforia, mas depois vem a ressaca, a depressão e muitas vezes a dependência. Sem falar no sentido literal e físico da frase.

6) Quanto maior a frente, maior o dorso
A recompensa do alterofilista que tem o físico de machão é a impotência, a bailarina profissional (grande expressão de feminilidade) fica com seios pequenos e deixa de menstruar muitas vezes, o drogado viciado sai da euforia das drogas para o abismo da dependência química...

7) Tudo que tem um início tem um fim.
Existe vida sem morte? Verão sem inverno? As coisas são cíclicas e nada é para sempre.

Esses sete principios permitem grandes filosofias sobre qualquer aspecto da vida, sugeri apenas alguns e é um ótimo exercício para quebrar a cuca e ver se em algum momento algum deles deixa de ser verdade. Até hoje ainda não consegui descobrir uma exceção. É bom pensar na Ordem do Universo dessas idéias básicas, muitas coisas são facilmente apreendidas a partir da total compreensão destes conceitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário