sábado, 18 de setembro de 2010

Alimentação e Livre Arbítrio



Passei minha vida tendo que responder a uma pergunta que na verdade tem uma resposta nada simples... Por isso, vou aproveitar as circunstâncias de estar mergulhada em um mundo macrobiótico para discorrer um pouco sobre essa Filosofia de Vida.

Primeiro mito: Macrobiótica não é uma dieta é uma filosofia, a dieta apenas integra uma parcela da filosofia... Por quê?

Vamos lá... Acreditamos em um premissa básica de que somos o que comemos, logo, podemos nos transformar, segundo a nossa filosofia através do alimento.

O ser humano é a espécie animal mais evoluída do planeta. Qual a maior diferença entre sua alimentação e dos animais? O ser humano é o único que COZINHA seu alimento.
Com isso, pode se diferenciar a partir das transformações químicas obtidas através do fogo.

Aí entra a questão de um estilo de alimentação que está cada vez mais na moda, chamada nos Estados Unidos de Raw Food Diet, ou seja, dieta do alimento cru. Qual o benefício disso além de involuir e se igualar a todas as espécies animais irracionais?

Voltando à macrobiótica... Parte da filosofia diz respeito a sermos (tudo no planeta) repletos de energia. Esta energia vem da força da terra e do céu e podem sem sentidas pelo calor do sol ou simplesmente pisando descalços na terra. Essas energias penetram o corpo do ser humano e em um exato ponto há uma interrupção da corrente energética.

Qual seria este ponto? A energia vinda do céu penetra o corpo pela cabeça e tem seu percurso interrompido na úvula. A energia da terra, sobe pelos pés e é interrompida na língua. Logo, na boca é criado o livre arbítrio do homem.

A partir desse livre arbítrio nos tornamos quem desejamos ser, consciente ou inconscientemente, afinal, é pela boca que penetra o alimento, combustível do corpo. Este pode ser de altíssima qualidade ou “gasolina adulterada”. Sendo assim, a decisão de como funcionará a máquina humana ocorre nos preciosos momentos de livre arbítrio que temos o privilégio de ter ao menos três vezes ao dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário