segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Inversão de Valores em Arquitetura


Eu não quero um quarto assim, mas se você quiser e se te fizer feliz é isso que importa!

Como arquiteta e pessoa altamente crítica há várias questões que permeiam minha mente acerca de minha contribuição para o mundo através da profissão.
Tenho que assumir que me sinto aprisionada por esse título e à medida que o tempo passa esta sensação só faz piorar.

Um arquiteto é um tradutor de sonhos e vendedor de estilo e estética em três dimensões. Com isso, há certa exigência mercadológica por sua própria expressão estética que se expressa da forma mais cotidiana em sua aparência. Quem confia no bom gosto de um arquiteto que anda mal trapilho? Suas roupas acabam se tornando seu cartão de visita – prisão número um: estar agradando esteticamente em termos de moda, mantendo sempre uma boa impressão ou aparência.

Estudamos para sermos “experts” em bom gosto e estilo e somos contratados para traduzir isso. Ocorre que a sociedade adora ditar modas e as pessoas que querem se sentir integradas nos moldes estéticos dela abrem mão de seus gostos pessoas para seguirem padrões. O arqueteto de certa forma fomenta isso!

Preciso confessar que acho TRISTE um cliente que não sabe o que gosta. Em termos de gosto só existem duas opções, ou você olha uma coisa e gosta ou olha a mesma coisa e não gosta. Quando se fala em arquitetura, o gosto do cliente está relacionado com se os amigos vão gostar, se o arquiteto aprova, se é uma tendência atual...

Sonho com um mundo de livre expressão, onde as pessoas assumam seus gostos, vivam felizes com eles sem medo da crítica alheia. Logo, se seu gosto é por uma casa rosa choque com janelas de bolinhas verdes, se quer misturar vários tipos de madeira, pedras, metais, cores e formas e se isso lhe fará feliz, que importa o que dirão os outros? O que dá a um profissional o direito de julgar se é bonito, feio, brega ou chique, só porque estudou anos numa faculdade?

Infelizmente as pessoas perderam a essência de seus gostos pessoais e estão aprisionadas aos estilos vendidos em revistas e mostras de arquitetura. Atuar no mercado de trabalho como arquiteto é tristemente fomentar esse mundo e se sentir engessado!

A minha vontade é de dizer para todos os clientes fazerem suas próprias casas, escritórios e construções da forma que lhes fará felizes. Sinceramente, não precisam de minha opinião para isso. No fundo, sabem tudo que gostam e precisam e quando buscam um arquiteto é para adequar seus gostos às convenções da sociedade e se sentirem mais integrados.

Por fim, acabam confundindo seus gostos pessoais com o que é cansativamente ditado pela moda da estética e passam a vincular sua felicidade à aquisição disso ou daquilo. Assim, complicam suas vidas, atribuem bem estar à estética e grifes e perdem mais tempo tentando agradar e viver de acordo com padrões comuns do que sendo genuinamente felizes com o que possuem ou podem possuir.

Claro que o arquiteto tem o trabalho de pensar no funcionamento dos espaços, mas estes estão tão relacionados com a estética que os valores de funcionalidade se perderam em função da vaidade.

Um pouco de revolta? Talvez... No fundo a perda de valores essenciais da vida me entristece e conviver com isso diariamente tem me deprimido. Se a liberdade é um sonho a prisão pela estética é um pesadelo.

3 comentários:

  1. Adorei o texto!! Me identifiquei com várias coisas!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila. Gostei da apresentação do Beijo no Padeirò. É sempre bom começar o dia com alto astral pois dessa forma conseguimos bloquear as energias negativas que encontramos por aí, nas ruas e esquinas dessa vida atribulada.
    Mas voltemos ao seu problema - Justificar - não sou um expert mas me prendi a uma informação sua, a que não consegue ver o ícone do alinhamento.

    Vc consegue ver os ícones das fontes, cores, inserção de imagens e vídeos?

    ResponderExcluir
  3. Oi Mendes, só vi seu post aqui agora!! Acabei de responder lá em seu blog!! Muito obrigada por tentar me ajudar a desvendar o mistério da edição oculta de meu blog, risos!! =)

    ResponderExcluir