terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Coincidências Existem?


Arredores do Kushi Institute - Foto por: Kundan Palma

Coincidências Existem? Minha experiência pessoal me faz acreditar que não. Tem um ditado que fala: “Quando o discípulo está pronto o mestre se apresenta”, acredito piamente nisto.


Arredores do Kushi Institute - Foto por: Kundan Palma

Quando entramos em harmonia com o universo, passamos a trabalhar em equipe (nós e o universo) e tudo começa a fluir, é impressionante! Mas como entrar em harmonia com o universo? Bem, não existe receita de bolo para isso, cada pessoa encontra a melhor forma.

Estar em harmonia com o universo é viver com uma sensação de paz, de pertencimento no mundo, sentir que vivemos em uma estrada de mão dupla, dando e recebendo o tempo todo.


Arredores do Kripalu - Foto por: Camila Lisboa

Estar em boa saúde de forma geral é uma das principais formas de se sentir em harmonia com o universo, pois assim sabemos que estamos colaborando para o perfeito funcionamento de nossa natureza interior, essa máquina genial que é o corpo humano. Logo, quando estamos em dia com nossa saúde, mantendo bons hábitos alimentares, dormindo regularmente, praticando exercícios, a nossa energia corporal flui e não precisamos despender energia sentindo dores, indo a médicos e tomando medicamentos.


Jardim do Kripalu - Foto por: Camila Lisboa

O lado espiritual também é fundamental e na verdade uma coisa gera outra. Quando focamos em nossa saúde e bem estar, passamos a valorizar os mínimos prazeres da vida como o nascer do sol ou uma brisa fresca e nos sentimos ligados com o mundo externo e a força infinita do universo o tempo todo.


Kushi Institute - Foto por: Camila Lisboa

Tudo isso aguça a intuição, pois tornamo-nos mais sensíveis. Com isso passamos a escutar o sopro do destino que nos guia para caminhos inexplicavelmente certos.

Eu pessoalmente sempre tive o hábito de não reclamar quando algo que planejo sai errado ou deixa de ocorrer, porque lá na frente, acaba se tornando uma situação mais favorável. Quando temos fé no destino e seguimos a voz do amor que guia nosso coração os caminhos se abrem.


Arredores do Kripalu - Foto por: Camila Lisboa

Tenho um pequeno exemplo (tenho muitos outros na verdade) que ocorreu recentemente comigo. Este ano fiz uma viagem aos Estados Unidos para um curso avançado de Macrobiótica no Kushi Institute que fica nas Berkshire Mountains em Massachussets. Com a vida atribulada de arquiteta, levou três anos desde quando descobri o curso até eu resolver ir, pois sempre estava ocupada demais para me desligar tanto tempo do Brasil para fazer algo tão distante de minha profissão. O curso ocorre três vezes ao ano e namorei a ideia cerca de nove vezes nos últimos três anos... Toda vez que pensava em ir, parecia um sonho tão distante e ao mesmo tempo a vontade era enorme. Quando resolvi ir, precisei planejar praticamente com seis meses de antecedência e me deu tanto trabalho me desvincular de minha rotina aqui, que achava que teria que fazer logo o curso completo. Este consta de quatro módulos de um mês que poderiam ser feitos de uma só vez ou parceladamente. O tempo todo tive certeza de que queria fazer uma imersão total (quatro meses direto), mas quando foi chegando mais próximo da viagem comecei a ter um dilema interminável sobre quanto tempo deveria ficar, mas no fundo saberia que a resposta viria para mim de alguma forma.


Arredores do Kushi Institute - Foto por: Camila Lisboa

Havia tirado minha passagem aérea usando milhas, só que como os vôos estavam todos lotados, a única data de retorno disponível era 27 de outubro, sendo que o primeiro módulo terminava em 10 de outubro. Resolvi escolher esta data para garantir meu retorno para o Brasil (só poderia tirar a passagem com milhas se comprasse os dois trechos de uma só vez) na intenção de verificar uma mudança de data caso resolvesse ficar mais. Achei tempo demais ficar 17 dias de férias, matando tempo, nos EUA e comecei a visitar sites em busca do que fazer lá por tanto tempo.


Arredores do Kushi Institute - Foto por: Camila Lisboa

Foi aí que descobri que o maior centro de Ioga dos EUA está também localizado nas Berkshire Mountains. Entrei no site do Kripalu e foi paixão à primeira vista! Fuçando mais um pouco descobri um curso totalmente inusitado para um centro de Ioga (o tema não tinha nada a ver com Ioga) que parecia ter sido feito para mim neste momento de minha vida. Para completar, ele começava no dia seguinte que terminava o primeiro módulo no Kushi Institute.


Sala de Leitura do Kripalu - Foto por: Camila Lisboa

Mesmo com todas essas pistas, continuei negando a minha intuição... Vi que o curso custava caro (já estava fazendo um grande investimento no outro curso) e vi também que eles tinham um programa de bolsas oferecidas a algumas pessoas. Não tendo nada a perder, escrevi um e-mail explicando meu interesse pelo curso, dizendo que vinha do Brasil, que estaria bem próxima de lá, mas que realmente ficava pesado para mim pagar o curso, pois já tinha tido muitos gastos com a viagem como um todo.


Kushi Institute - Foto por: Camila Lisboa

Pouco antes de minha partida, ainda vivendo o dilema de fazer apenas um módulo ou quatro, recebi uma resposta de que havia conseguido uma bolsa de 80% no valor total do curso, incluindo hospedagem e alimentação. Mal conseguia acreditar!


Arredores do Kushi Institute - Foto por: Kundan Palma

Mais uma vez a vida provou que minha fé na força do universo é tudo que preciso para trilhar meus caminhos... Nem preciso comentar que a viagem foi um divisor de águas em minha vida, cada lugar com uma importância e significado diferentes que sei que repercutirão para sempre!


Arredores do Kushi Institute - Foto por: Kundan Palma

Agora lhe pergunto: Coincidência? Claro que não! As coisas surgiram para mim neste caso (e em outros também) porque busquei, tive fé, coragem de mudar, de sair em busca do desconhecido e percorrer os meus sonhos!


Arredores do Kushi Institute - Foto por: Kundan Palma

Acontece comigo o tempo todo e pode acontecer com você também! Siga o seu coração sempre, ele te ama muito mais do que aquela voz pessimista que sussurra em seus ouvidos que suas idéias são fracassadas e que está ficando maluco... Lembre-se, entretanto que sentada no sofá nada vai cair de bandeja em seu colo, as portas só se abrem quando destrancamos os cadeados giramos as maçanetas.

BOA SORTE na jornada!!


Arredores do Kripalu - Foto por: Camila Lisboa

2 comentários:

  1. Nossa! Que perfeito, era isso que precisava ouvir! "Siga o seu coração sempre, ele te ama muito mais do que aquela voz pessimista que sussurra em seus ouvidos que suas idéias são fracassadas e que está ficando maluco..."

    ResponderExcluir
  2. Verdade, vou seguir com sintonia boa, espera o universo me retribuir a minha energia... mereço muito, amor, saúde, paz, harmonia...

    ResponderExcluir