terça-feira, 3 de maio de 2011

O Escafandro e a Borboleta



Nunca mais falei sobre Beijar o Padeiro... Hoje assisti a um filme que me inspirou! O Escafandro e a Borboleta é uma história verídica sobre um homem que sofre um AVC e perde todos os seus movimentos. Sobra-lhe, entretanto, a audição, o funcionamento perfeito da mente e UM OLHO que pisca.

No início parece super desanimado com a vida nestas condições, mas com o apoio de uma equipe médica extremamente cuidadosa e da família sempre presente ele encontra razão para viver e resolve ditar um livro através do piscar de seu único olho. Desta forma ele vai ditando o que se passa em sua psique, relatando a sua experiência, letra por letra. Sua auxiliar vai ditando o alfabeto e ele pisca cada vez que ela diz a palavra desejada.



É assim que ele se comunica com o mundo e encontra uma forma de manter o seu cérebro e comunicação ativos. É uma lição de fé e perseverança! Este homem beija o padeiro, consegue descrever a vida de uma forma alegre, com raras lamentações (queixa-se da monotonia dos domingos), mostrando-se grato à vista para o mar que tem da varanda do hospital, às visitas que recebe, ao jogo que assiste na TV e às mínimas coisas que sua limitada vida lhe proporciona.

Ao fim, consegue publicar o livro que recebeu excelentes críticas e que certamente entrou em minha lista de pretensões literárias. Morre dez dias após a publicação do livro o que demonstra que realmente guardou todas as suas forças para a realização deste objetivo. É um grande exemplo do que é saber fazer de um limão uma grande limonada!



Algumas vezes iniciei livros e não tive paciência, sempre aleguei que a velocidade de minha escrita não acompanhava a velocidade da minha mente... Fico imaginando a velocidade da mente deste homem, cuja única função vital que tinha controle era o seu pensamento. Que paciência ditar letra por letra de um livro inteiro!

Que trabalho louvável desta acompanhante e que lição de vida! São estes exemplos que merecem reflexão sobre o quanto somos privilegiados nesta vida e o quanto temos que ser gratos a tudo que ela nos oferece para lutarmos por nossos objetivos sempre!

2 comentários:

  1. Vi o filme deve ter um ano e meio +ou-, lembro-me q ná epoca eu amei, na verdade eu nem peguei do começo, e tive q ler legendas de um filme q eu mal sabia o nome mas como eu me interresei continuei a ver, hj resolvi pesquisar sobre e já até baixei aki. Outro filme q já vi faz anos(+ de 4) e nao me esqueço até hj é o Almas Gemeas com a Kate Winslet, ahh quando eu gosto de um filme passam-se anos e mais anos mas continuo a me lembra deles.

    ResponderExcluir