segunda-feira, 16 de maio de 2011

Dieta e Arrumação


Ambiente Minimalista - Grande e Magro

Hoje falei com uma amiga que me fez refletir um pouco sobre esse tema: Dieta e Arrumação. Você deve estar se perguntando o que estas coisas podem ter a ver, vamos lá!

Essa minha amiga está aos poucos se familiarizando com os termos "Yin e Yang" e realmente pegou o "feeling" do conceito. Ontem esteve em minha casa, almoçou comigo e minha família, cozinhou comigo e ao retornar para casa sentiu um impacto que, antes de seu relato, nunca tinha parado para analisar.

Diferente de mim que vivo em um “apertamento”, onde cada espaço é bem ocupado, numa conformação bem Yang e compacta, ela vive em uma casa super espaçosa onde o quarto dela é praticamente do tamanho da sala de estar em meu lar.

Atualmente ela está em um processo de Yanguização, fazendo dieta para emagrecer, ou seja, reduzir o volume do seu corpo que se encontra em um estado muito Yin – expandido. Relatou-me que habitar numa casa tão grande, em um quarto onde sobram espaços, objetos e até roupas lhe faz ter uma sensação de que ela é uma pessoa pequena em meio a tanta imensidão.

Com isso, ela sentiu vontade de reduzir seu universo doméstico, ao menos seu quarto, para se sentir em um ambiente mais Yang, para mudar a percepção dela em relação espaços físicos para incorporar melhor o processo de Yanguização. A idéia fez-me total sentido, mas às vezes certas mudanças podem tumultuar o ambiente familiar, até porque são mudanças interiores e psicológicas, muitas vezes incompreendidas por agentes externos. Quando envolvemos terceiros em mudanças de foro íntimo podemos gerar uma polêmica desnecessária que tira o foco de nossas atitudes.

O que aconselhei a ela foi de tornar o grande espaço do seu quarto em um ambiente minimalista, ou seja, fazer o quarto entrar em dieta com ela, doando tudo aquilo que julgasse desnecessário (ainda fazendo uma boa ação para tantas pessoas mais necessitadas!). Desta forma conviverá com espaços mais vazios que estarão de acordo com a própria realidade física. Por exemplo, fazer o quarto dela “emagrecer” em termos de volume de coisas, estará em total harmonia com a idéia de reduzir medidas no corpo. Um quarto mais vazio é como uma roupa que fica folgada quando emagrecemos.

Resolvi usar este exemplo como forma de reflexão para aquelas pessoas que estão passando por algum processo em busca da perda de peso. Se você quer que seu corpo pare de expandir e assuma um formato mais compacto procure compactar o ambiente à sua volta. Livre-se de coisas, faça uma arrumação geral separando o que é realmente necessário daquilo que é supérfluo. Assim, fará com que a sua vida emagreça como um todo, não somente o seu corpo físico, colocando a sua nova vida (prática e enxuta) em sintonia com o meio que lhe cerca. Boa sorte!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário