segunda-feira, 13 de junho de 2011

Reduto da Cerveja



Tem gente que adora tomar vinho... Aliás, nunca esteve tão na moda!! Eu aprecio a bebida, mas confesso que tenho uma simpatia muito maior pela tal cervejinha. Por onde ando, gosto de provar as variedades locais e degusto uma boa cerveja como algumas pessoas degustam vinho.

Para mim o ponto forte está no baixo teor alcoólico. Mesmo aquelas mais encorpadas possuem menos álcool que bebidas destiladas ou vinho. Desta forma, pode-se “tomar umas” sem se embreagar e ao mesmo tempo dar aquela relaxada. Cerveja para mim está sempre associada a momentos mais descontraídos e leves ao passo que o vinho já sugere certa formalidade.




Cerveja tem cara de um papo solto, um happy hour, um dia quente de verão. Se for num lugar frio, a depender da qualidade, ela nem precisa estar gelada. Vinho tem cara de jantar formal, comida chique, ambiente requintado, frio. Cada um com seu momento, mas acho que a leveza que acompanha a cerveja é mais minha cara.

Aqui no Brasil as cervejas mais populares são em sua maioria são aguadas e ruins. Essas aí eu passo!! Mesmo assim encontramos algumas exceções como variações da Bohemia (Weiss, Confraria e Oaken) e muitas artesanais. Em Minas Gerais, por exemplo, temos a Backer, Medieval (variação da Backer), Krug Bier, Wals, Áustria, Lisboa e outras, nas fabricações Pilsen, Pale Ale, Trigo, Cevada, Escura, pasteurizadas e não pasteurizadas com sabores que não deixam a desejar em relação a muitos rótulos internacionais.

Esse final de semana estive em um boteco de cervejas especiais em Belo Horizonte, bem típico mineiro. O lugar super simples, com cerca de 6 mesinhas na porta, começou como uma distribuidora e foi ganhando a calçada há cerca de um mês. Lá encontram-se cervejas de todas as partes do mundo, a preço de distribuidora e com um atendimento diferenciado pelos próprios donos. Estes sugerem sabores de acordo com os gostos de cada cliente e disponibilidade financeira. Ainda incipientes e com pouca variedade de petiscos, permitem que peçam comida no boteco vizinho e oferecem queijos e castanhas de tira-gosto.


Em Salvador existe um bar com cervejas especiais também, entretanto, não tem nem metade da variedade. Nas vezes que estive lá sempre acabei ficando com a terceira opção (as duas primeiras normalmente estavam no cardápio mas não na casa) e ainda por cima tudo com preço bastante salgado.

Por isso, para os apreciadores de cervejas artesanais, recomendo a quem for à capital mineira, uma visitinha ao Reduto da Cerveja. Abaixo o endereço:
End: Av. Álvares Cabral, 1030, Lj06. Esquina com Rua Curitiba no bairro de Lourdes

Imagens concedidas pelos proprietários do estabelecimento.

5 comentários:

  1. Eu não sou fã de vinho... Realmente tem esse ar formal... Sei la, vinho me lembra cheiro azedo (juro) e acaba não me atraindo...

    A cerveja aaaaaa cerveja de todas as horas.
    Gosto também de experimentar cervejas, mas ainda não consigo diferenciar, só falo "mais clara" "mais escura" :P
    E tbm descobri a Uruguaia Patricia, eeee tenho uma cerveja com meu nome.
    Adoro lugares simples,acessiveis. Pena que é longe. Mas vai ficar anotado que se um dia for pra BH, vou passar por la! ;D

    ResponderExcluir
  2. Oi Paty!! Me lembre aí, de onde você é mesmo?? Já provou cervejas de trigo?? Elas são mais encorpadas, mas na minha opinião mais saborosas... Prove a Bohemia Confraria (tem no Brasil todo), ela tem uma garrafa amarela e é diferente do que as pessoas estão acostumadas a chamar de cerveja... Essas mineiras são uma delicia, não são encontradas em Salvador, não sei em outras estados...

    Já tomei a Patricia... Muito boa!! Vende lá no Reduto!! Eu ameiiii descobrir que tem uma cervja com meu nome, no caso Lisboa. Ainda por cima é uma delicia - produzida em Minas tb!!

    Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Recomendo muito o Reduto!
    Passei lá em BH e conheci o bar. Muito legal. Uma carta boa, os guris são muito queridos e tem amor pelo trabalho e pela cerveja.
    O melhor de tudo é o preço de custo!

    ResponderExcluir
  4. Já eu, apesar de ter tomado muita cerveja, e ainda tomar de vez em quando, sou um profundo apreciador de vinhos. Minha preferencia é tinto que pode ser tomado mesmo em tempo quente, desde que esteja mais gelado 15 graus mais ou menos. Os vinhos brancos são mais indicados para as temperaturas quentes.
    Um bom vinho californiano, pode acompanhar um DESCONTRAÍDO Churrasco que não tem nada de formal rsrsrsr.
    Reconheço que os papos gerados ao se tomar vinho podem ter um tom um pouco mas sérios mas nem tanto assim que nos prive dos benefícios causados pela sua degustação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tio,

      Acho que estou precisando tomar umas aulas práticas de vinhos com você aí em Curitiba. Estou percebendo que a cultura aí é um pouco diferente, talvez pela proximidade de tantas vinícolas e clima...

      BH é a terra da cerveja. Salvador, com aquele calor, nem se fala!! Esse tal californiano mesmo, nunca ouvi falar!!!

      Ano passado estive na Argentina (um ano depois de escrever esse post) e realmente vi o charme da bebida... Essa viagem rendeu vários posts pro blog, depois veja o link: Argentina.

      Para mim o tamanho ideal, para duas pessoas, são aquelas menores (1/2 garrafa), mas muitos rótulos são difíceis de encontrar nesse formato. Aí acabo optando pelas cervejas artesanais: garrafas menores e teor alcoólico mais baixo.

      Excluir