domingo, 22 de janeiro de 2012

Refeições Saudáveis


Se você está pensando em adotar um modelo mais saudável de vida e não tem tempo para cozinhar, pode terceirizar pelo menos a qualidade dos seus almoços. As refeições preparadas no estilo slow food por mim, especialmente para você, contêm elementos vitais para uma nutrição balanceada. Abaixo a descrição de alguns alimentos que sempre encontrará em meus cardápios.

O arroz integral é uma fonte de carboidrato complexo, rico em fibras, que promove uma melhoria do processo digestivo, excelente para quem tem problemas de acidez estomacal e constipação intestinal. Este poderá estar combinado com outros cereais integrais como milho, trigo, cevadinha ou aveia que também produzem os mesmos efeitos.

A combinação de leguminosa e cereal integral é uma fonte perfeita de aminoácidos essenciais na dieta e estará sempre presente nas refeições. A fonte protéica vegetal, vinda do feijão ou de derivados da soja (carne de soja ou tofu), garante uma boa porção do nutriente, sem sobrecarregar o sistema digestório. Assim, você poderá continuar suas atividades da tarde, extremamente saciado, sem aquela sensação de peso estomacal e ao mesmo tempo com muita energia.

Os vegetais, sempre muito coloridos, estão presentes na forma de raízes (bardana, nabo, cenoura, rabanete...), redondos (cebola, repolho, chuchu, cará, abóbora, batata-doce, mandioquinha, berinjela, abobrinha...) e folhosos (couve, agrião, rúcula, nirá, acelga...) e garantem uma variedade de nutrientes e vitaminas para o funcionamento saudável do corpo.

Além disso, as refeições são temperadas com alimentos funcionais como gengibre, canela, pimenta, azeite de oliva, óleo de côco, gergelim, oleaginosas, alho, shoyu orgânico, algas marinhas e temperos verdes que dão um toque a mais de saúde. O óleo utilizado no preparo dos alimentos é sempre da melhor qualidade: óleo de gergelim, azeite de oliva ou azeite de semente de uva. 

Alguns ingredientes que JAMAIS são utilizados no preparo destas refeições são: sal refinado (sempre sal marinho), manteiga, queijos, açúcar, adoçantes, corantes artificiais, enlatados, embutidos, carnes de porco, frango e bovina. Quando forem utilizados ovos, estes serão sempre de galinha caipira. Ocasionalmente, quando for utilizar peixe ou marisco, haverá sempre uma opção vegetariana de cardápio.

É isso aí, conte comigo também para manter o ritmo da boa saúde e caprichar na qualidade de suas outras refeições. Aqui no blog você encontrará textos para lhe ajudar e estou disponível para auxiliar num programa de consciência alimentar personalizado. Boa sorte!

Contato: Camila Lisboa – (31) 8334-5335

Obs.: Os cardápios da semana e outras informações estarão sempre no link: Refeições aqui no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário