sábado, 24 de março de 2012

10 Motivos para Beijar o Padeiro em Salvador

Vista do Farol de Mont Serrat no recôncavo baiano

Meus conterrâneos Baianos ficaram enciumados com meu último post, então, antes que pensem que estou abandonando minhas raízes, resolvi criar uma listinha de motivos para beijar o padeiro em Salvador.

1) O Clima: Sim, tenho uma rinite absurda em Salvador devido à umidade da cidade e quando saio do banho já estou começando a suar. Entretanto, o clima permite que se tenha o mesmo guarda-roupa o ano inteiro, sem correr o risco de ser pego de surpresa com frio e sem um agasalho. Além disso, é possível fazer programas praianos e nadar ao ar livre até no inverno!

2) A Bahia Marina: A gastronomia baiana está focada nesse point que é super bem localizado, com uma vista maravilhosa, muito estacionamento e opções para todos os gostos: pizza, contemporânea, japonesa, crepe, drinks... Para quem prefere um esquema mais “roots” o Rio Vermelho oferece inúmeras opões deliciosas e agradáveis também!

3) A Cultura: Programas culturais não são o ponto forte da cidade, mas quem futuca acha! O café do museu Rodin é uma excelente opção Cult e agradável, bem como o MAM que, alem de um café e cinema, tem aos sábados um delicioso show de jazz ao pôr do sol. Pra quem curte o axé, as opções de festas são infinitas durante o ano inteiro!

4) O Acarajé: Não tem nada melhor do que sair do trabalho e fazer um happy hour com direito a acarajé e abará picadinhos em um prato, acompanhados de camarão, vatapá e uma cerveja geladinha ou água de coco. Existem inúmeras por toda a cidade, o meu acarajé preferido é o da Regina na Graça, mas as pracinhas da Cira e da Dinha no Rio Vermelho ganham em termos de ambiente.

5) A Culinária: Porque o baiano não vive só de acarajé! A culinária oferece os melhores sabores do mundo: bobó de camarão, moqueca, ensopado, caruru, lambreta, caranguejo e todas as delicias do mar são encontradas facilmente em qualquer boteco – de quebra, ainda podem ser  acompanhadas por uma bela vista para o mar!

6) As praias: Seja no Porto da Barra, no Buracão, em Jaguaribe, em Villas, no Iate Clube da Bahia, em direção ao Litoral Norte ou na Ilha de Itaparica, o baiano tem inúmeras opções de praias para frequentar ou até morar! Isso sem falar na delícia que é poder dar uma caminhada na orla após o trabalho ou até mesmo dirigir por ela: qualquer transito fica light com a vista do Farol da Barra ou da Avenida de Contorno, por exemplo.

7) O Parque de Pituaçu: Tem gente que diz que é perigoso, eu pessoalmente nunca vi e nem fui assaltada por lá. Claro que tomo os devidos cuidados quando vou: não levo relógio, celular e só levo o dinheiro do aluguel da bike e do coco. Passeio revigorante, com muita sombra e água (de coco) fresca.

8) O Povo: Já rodei o mundo e digo, o povo baiano tem uma energia especial: sabem beijar o padeiro. Uma gente que em meio a muita pobreza, consegue estar sempre sorrindo e achando bons motivos para celebrar.

9) O Mercado Modelo: Tem gente que acha que é programa de turista, eu sou frequentadora assídua. Lá encontro inúmeros artesanatos lindos, que com um bom sotaque de baiana, são negociados a ótimos preços. Um prato cheio para quem gosta de arte e cultura!

10) As Vistas: São tantas paisagens lindas que fazer passeios turísticos é sempre prazeroso. Eu pessoalmente amo o recôncavo, o Bonfim, Mont Serrat, a Ribeira, a Ponta de Humaitá e toda essa parte linda e esquecida da cidade.

BONUS:
O Carnaval: Hoje eu não curto muito (Será que estou ficando velha?), mas já tive meus tempos de foliona e conheço bem a energia que é participar de uma festa onde o único compromisso é a diversão!

2 comentários:

  1. parabens!!!
    quanto a salvador vc não pode esquecer que aqui estão pessoas que lhe querem bem e lhe admiram!!!!!!
    com saudades!!! tia ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível esquecê-las!! Note que esta lista incluí pessoas e a outra apenas lugares, rsrsrsrsr!!

      Saudades enormes!!

      Beijão

      Excluir