quarta-feira, 14 de março de 2012

Bolinho de Moti



Acabei de me deleitar com uma comida que amo e não resisti em dividir com vocês, afinal, acredito que, assim como o umeboshi e as “rice balls”, seja novidade para muita gente.

O ator principal mais uma vez é o arroz, mas não qualquer arroz e sim um super especial chamado Arroz Moti, que faz um Bolinho de Moti: simplesmente divino! Quem pensava que culinária japonesa se resumia a sushi, sashimi e temaki, vai descobrir aqui no blog que a comida desse povo consegue ser ainda mais rica e deliciosa.

O arroz moti (ou mochi) é uma espécie de grão bem glutinoso, capaz de formar uma liga que parece queijo derretido. Por esse motivo, pode ser usado em receitas dando uma consistência cremosa muito boa. Eu, por exemplo, gosto de fazer um creme de cebola com shitake, que na culinária francesa é regado de queijo, usando o moti. Pra completar croutons caseiros feitos de pão integral. Essa receita é sempre um sucesso em meus cursos de culinária.

Sei preparar a massa do bolinho de moti artesanalmente e vou dizer que é uma musculação braba, mas para a felicidade de todos, eles podem ser encontrados prontinhos em lojas de produtos orientais. São tão deliciosos que podem ser saboreados purinhos! Basta descongelar e esquentar no vapor ou numa frigideira (atenção: ele gruda no fundo da panela). Depois de pronto, gosto de pingar umas gotinhas de molho shoyu (olha ele de novo) ou, se quiser uma versão mais “doce”, coloco canela... Essa é a forma simples de comer o bolinho, mas sua matéria prima pode render inúmeras receitas!

A versão do arroz moti integral é ainda mais nutritiva, porém um pouco mais difícil de encontrar pronta em forma de bolinhos. Ele é rico no complexo de vitaminas B, cálcio, fósforo, ferro e ainda ácidos graxos essenciais. Por seu alto conteúdo de amido é um alimento extremamente energético, com propriedades benéficas ao pâncreas, baço e estômago. A sua característica mais especial, entretanto, é de estimular a produção de leite em lactantes, com nutrientes que, de quebra, fortalecem a mãe e o bebê. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário