sábado, 10 de março de 2012

Trio de temperos orientais



Tenho trocado umas ideias sobre culinária com um amigo que está morando fora sozinho e se aventurado bastante na cozinha. Ontem ele preparou um shop suey e postou uma foto com uma cara deliciosa. Perguntei se tinha usado óleo de gergelim e expliquei como usá-lo nos os próximos preparos.

A culinária oriental usa dois ingredientes básicos que dão muita personalidade a seus pratos: molho shoyu e óleo de gergelim torrado. Em minha opinião, qualquer coisa refogada no óleo de gergelim e salgada com um bom molho shoyu fica deliciosa. (Vale lembrar que hoje existem marcas cheias de açúcar e glutamato monossódico no mercado. Procure comprar seu shoyu em lojas de produtos naturais e leia os rótulos. Duas marcas boas e facilmente encontradas são: Kikoman e Daimaru). Para quem gosta o gengibre também vai muito bem com essa duplinha. (Uma dica: guarde o gengibre no freezer, ótimo para conservar e quando for ralar ele, estará durinho – congelado – e sairá um pó ótimo para misturar na comida).

Eles podem ser usados para fazer kimpira, que são raízes cortadas em palitinhos (bardana, lótus, cenoura ou nabo), acrescidos ou não de alga hijiki (após hidratada). Ou então para refogar folhosos como: agrião, acelga, alho poro, nirá, repolho ou couve mineira. Todas as verduras refogadas e cozidas com o mínimo de água, principalmente: brócolis, couve flor, cebola, quiabo e até chuchu. Óleo de gergelim e shoyu também são ingredientes universais para temperar tofu, seitan, macarrão e arroz...

Não precisa nem acrescentar os famosos alho e cebola, o óleo de gergelim tem gosto tão forte que basta colocar um pouquinho no fundo da panela e o shoyu no final do preparo. A comida mais simples ficará com um sabor todo especial e aquele cheirinho de comida oriental. Bom apetite!

2 comentários:

  1. BLOG DE CARA NOVA!! QUE LINDO! Adorei os novos posts, você é uma escritora nata... Está belíssimo o plano de fundo, a predisposição da descrição e principalmente a nova cor: AZUL, que possui uma vibração energética maravilhosa. Isso aí, arrebente bainana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri!!! Confesso que também adorei o new look do blog!! Eu como boa fã de Raul Seixas (metamorfose ambulante), tô sempre mexendo nisso aqui!! Grata pelo feedback!! Beijos

      Excluir