domingo, 6 de maio de 2012

A Polêmica do GLÚTEN


'You fight the Gluten Hordes, make your way through the Peanut Fields, battle the Lactose King...' by Bucella, Marty
Obs.: Esse site tem as charges mais engraçadas sobre o glúten e outras... Recomendo uma visita: http://www.cartoonstock.com/default.asp

Estava louca para escrever sobre o glúten, mas encontrei esse vídeo da Dra. Denise Carreiro que diz tudo que pretendia falar e muito mais. Vale ressaltar que quando ela fala do excesso do consumo da FARINHA de trigo, é da espécie REFINADA!!!

Tenho ouvido tanto essa polêmica do glúten que até cheguei a questionar sobre ele em minha dieta. Inúmeras pessoas relatando o quanto o bem estar delas melhorou 100% depois que retiraram esse vilão da dieta. Acontece que as tais queixas frequentes como má digestão, inchaço, gases, enxaqueca e outros nunca me perturbaram. Daí, a ideia de deixar de comer alimentos que contém glúten nunca me pareceu muito sensata.

Lógico que não! Meu consumo de alimentos industrializados sempre foi mínimo. O meu lixo, quando tem alguma embalagem é dos pacotes de grãos que compro e algumas vezes latas de sardinhas... Como meu intestino poderia sofrer com um EXCESSO de farinha de trigo refinada (e até integral) que ele jamais conheceu? Uso exemplos pessoais, pois a autoanálise é sempre uma excelente forma de perceber e criticar assuntos. Sugiro que faça o mesmo, reflita sobre seus hábitos, busque suas respostas. Ninguém poderá lhe dar um melhor feedback do que você mesmo!

Sempre falo em excessos e agora repito: As pessoas excederam tanto no consumo de produtos contendo farinha de trigo refinada que é evidente que isso só poderia gerar uma intolerância. Já diz o ditado: Tudo que é demais é sobra! Solução? Tudo ou nada! Agora a onda é fazer dieta de trigo ZERO! E o grão? E as massas e pães esporádicos à base de farinha de trigo integral?

Inúmeras delícias contém o trigo, até mesmo a versão branca. O ideal de se manter uma dieta saudável, rica em produtos integrais, leguminosas, cereais, verduras e frutas é justamente ter saúde suficiente para a exceção não fazer mal algum. O problema é que a rotina das pessoas virou a exceção, o industrializado. Infelizmente comida natural, para muita gente, ainda é exótico, inusitado, programa alternativo...

Para completar, tenho percebido que a intolerância ao glúten tem sido cada vez mais frequente entre vegetarianos e veganos. Faz todo sentido. Já falei aqui dos vegetarianos que não comem vegetais... Isso mesmo! Conheço vários! Agora é moda parar de comer carne, apenas por consciência ambiental. Acontece que as pessoas tem mais pena dos animais do que de si próprias. Deixam de comer animais e substituem por um excesso de açúcar, farinha branca, álcool e inúmeros produtos industrializados. Se você está pensando em virar vegetariano ou vegano, ótimo! Meus parabéns! Mas, por favor, seja criativo, diversifique a dieta, use e abuse do reino vegetal, corra dos produtos industrializados e controle o seu radicalismo. Não tenha só amor aos animais, tenha a você mesmo: corpo e mente!

Li uma frase no blog da Sonia Hirsch outro dia que adorei e vou compartilhá-la para que possam refletir sobre o seu significado. Salientando que conhecer os extremos não significa abusar deles!

"A vida não é estática. Aprendi há muito tempo que o equilíbrio se dá entre extremos. E se a gente não conhece os extremos, como vai saber onde fica o caminho do meio?" Sonia Hirsch


Nenhum comentário:

Postar um comentário