sexta-feira, 15 de junho de 2012

Desodorantes e Câncer de Mama


...aí você lê uma notícia dessas e pensa: "Vou fazer o que? Ficar fedorenta/o?"

Não é bem assim... Eu não uso desodorante e vou compartilhar como faço. Se disser que não fico malcheirosa nunca, estarei mentindo. Entretanto, quando praticamos uma alimentação saudável, com níveis reduzidos de toxinas e produtos químicos, nossa transpiração tende a ter um odor mais suave. Desta forma, o suor tem até um cheiro característico, afinal de contas, está cumprindo a sua função de eliminar toxinas. Na maioria das vezes, entretanto, é algo tão sutil que você só sente se cheirar a roupa, na parte da axila, virada do avesso. Resumindo: nada que lhe traga qualquer tipo de constrangimento ou justifique o uso de desodorante. Aí como diz aquele forró baiano: "Lavou ta nova!".

O mais interessante é que com isso passamos a ter uma sensibilidade maior em relação à nossa alimentação e nosso corpo. Para mim, por exemplo, quando resolvo enfiar o pé na jaca, minha axila logo dá sinais... E aí, fico fedorenta?? De jeito nenhum! Tenho uma técnica ótima para essas situações. Basta esfregar meia banda de limão no banho que volta tudo ao normal. Claro que nesse caso, a alimentação também está retornando para a rotina... 

Em ocasiões que sei que vou transpirar mais (só não faço isso se for pro sol de biquine ou regata, pois aí pode manchar a pele), uso a técnica do limão preventivamente. É um excelente desodorante natural!! Uso também quando vou para festas, casamentos, fazer trilhas ou em situações que sei que posso ficar nervosa ou estressada, pois aí tendo a suar mais. No verão, costumo passar limão nas axilas uma vez por semana e é o suficiente para nem lembrar que minhas axilas existem.

Bloquear um importante canal de limpeza do organismo é uma loucura!! Óbvio que isso só pode parar nas vias linfáticas e corrente sanguínea. Aí o corpo tenta eliminar esse agente químico estranho e o que acontece? Não consegue, pois está tudo obstruído com mais e mais desodorante. As estatísticas são maiores nas mulheres, pois elas tem o hábito de raspar/depilar as axilas. Assim, o desodorante fica muito mais próximo da pele, que ainda encontra poros abertinhos!! Para completar, a mama feminina é cheia de glândulas e tecido adiposo, que tem atração por fármacos lipossolúveis... Adivinha qual o fármaco lipossolúvel MOR que grande parte das mulheres tomam? Anticoncepcionais! Que bela combinação, hein? Depilação + desodorante + anticoncepcional: prato cheio para um câncer de mama, e olhe que nem estou falando de alimentação...

Desodorante 24 horas?? Já vi anúncio até de 48 horas!! Para quê isso?? Se alguém passa esse tempo todo sem tomar banho (a menos que seja indigente), vou chamar de porco/a!

Dica: Se tudo isso é muito novo para você, sugiro que comece aos poucos. O primeiro passo é não colocar desodorante pelo menos da hora de dormir e quando for ficar em casa... Assim, garantirá pelo menos 1/3 do seu dia livre desses agentes químicos... Agora no inverno é uma ótima época para tentar fazer experiências... Boa sorte!!!

2 comentários:

  1. Sugestao: leite de magnesia (tirando a aguinha que fica em suspensao, a pastinha mesmo). Eh perfeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber!!! Boa dica pra viagens, afinal, não dá pra levar limão na bagagem, né?? Vou comprar e testar...

      Grata pela informação!! =)

      Excluir