quinta-feira, 21 de junho de 2012

Interagindo com a Natureza



Hoje vou escrever mais um pouco sobre a conexão entre saúde planetária e saúde pessoal...

Meu conselho hoje é que as pessoas busquem estabelecer mais contato com a natureza, frequentando ambientes externos. Hoje em dia, com a vida corrida, tendemos a passar grande parte do nosso tempo em carros fechados ou transportes públicos, escritórios, academias, shopping centers... Estes ambientes fechados são cheios de luz e ar artificiais, gerando uma energia eletromagneticamente muito carregada.


Estudos comprovam, por exemplo, grandes melhoras em casos de depressão em pessoas que têm como hábito fazer caminhadas ao ar livre. Simples assim!


Fazer uma alimentação baseada em alimentos integrais e orgânicos e passar todo o tempo em ambientes fechados e com ar viciado é um tanto paradoxal. Vale tudo: caminhadas no parque, na orla marítima (para quem tem esse privilégio), trilhas nos finais de semana, banhos de mar, de rio, de cachoeira... O importante é estar sempre atento para tentar incluir momentos de contato com a natureza na rotina.


Outro conselho interessante é buscar ter contato direto com o mundo vegetal. Quem mora em casa tem o privilégio de ter amplos jardins e hortas. Para quem vive em apartamentos, sugiro que tenha ao menos uma planta em casa, fornecendo mais vida ao lar. Outra opção são mini-hortas de temperos... Delícia preparar um molho brasílico com manjericão colhido em casa, por exemplo!


Enfim, invista em qualquer coisa que possa fazer para aumentar seu contato com a natureza. Tenho certeza que surtirá um efeito positivo em quem busca maior interação com o planeta.. São atitudes bem simples, mas que infelizmente, com a vida atribulada moderna, acabam soando como ideias distantes da rotina de muita gente!

Um comentário:

  1. Amei Camila!!! =D
    Acho importantissimo o contato com a natureza, o respeito com a mesma. O cuidado. Encontra-la dentro de si mesmo. Buscando sempre o equilibrio das coisas.
    Beijao

    ResponderExcluir